Facebook

domingo, 7 de janeiro de 2018

Carnaval de São Paulo 2018 | Análise de Samba: Rosas de Ouro



"Pelas estradas da vida, sonhos e aventuras de um herói brasileiro"



Compositores:  Aquiles da Vila, Guiga Oliveira, Fabiano Sorriso, JC Castilho, Marcus Boldrini, Rafa Crepaldi, Rapha SP, Salgado Luz e Vaguinho
Interprete: Royce do Cavaco
Diretor de Bateria:  Rafael Oliveira
 
 
 
Canta o galo ao despertar, chegou a hora
Adeus, já vou me despedir, amor não chora
Cada retrato que carrego no painel
Traz a saudade que deixei pela distância
ÔÔ ÔÔ meu São Cristóvão, suas mãos vão me guiar
ÔÔ ÔÔ Virgem Maria, venha nos abençoar
E no volante o vento sopra o meu rosto
Feito um amante, ameniza a minha dor
Eu levo sonhos do asfalto para o campo
O horizonte de um futuro promissor

Vem ver… A poeira levantar
Nos caminhos desse chão, meu irmão
Pé na estrada, vamos juntos por aí
Pisa fundo que o destino é logo ali

Cai a noite, o corpo padece
A lua seduz a razão
Olho no espelho, vejo a dama de vermelho
Tantos perigos nas “caronas da ilusão”
Sigo adiante mesmo tão distante
Carrego na bagagem a herança
Tantas prosas vivi, lindas Rosas eu colhi
Êta povo festeiro, chora viola
Somos heróis a desbravar esse mundão
Amor, abra a porta “preu” entrar
Chame as crianças, tô de volta ao nosso lar

Lá vou eu (eu vou), nas curvas desse meu Brasil
Levando na boleia a flor
Razão do meu viver, vou te emocionar
Quando a Roseira passar
 





Análise do Samba

Está aí um dos sambas mais empolgantes na minha opinião do carnaval de 2018 e o que eu mais ouvi  até então. A Rosas de Ouro vem com um samba bem animada, correto e que pelo menos no CD está ótimo para ouvir.

O tema da escola é sobre a vida e o cotidiano dos caminhoneiros que tem uma dura rotina nas estradas pelo Brasil e a escola retrata esta jornada mostrando na letra os perigos que tem na estrada, a saudade da família e os momentos bons quando cruza em novos lugares do Brasil. Para compor a letra o time foi grande e contou com nove autores e muitos deles bem conhecidos do Carnaval Paulistano. O trabalho ficou bom e enxerguei nela como uma poesia e não vi tantos erros como alguns apontam nas redes sociais, mas a única coisa que identifiquei foi o refrão principal que não achei tão criativa sua composição. 

Gosto da forma como foi composta a primeira estrofe que pode lembrar como uma oração ou um mantra para qualquer caminhoneiro que é o despertar do dia, a despedida da família e o início de uma nova jornada de trabalho

A melodia do samba é enérgica e percebo que as notas são bem altas e isso ajuda na interpretação do samba que é feita pelo ilustríssimo Royce do Cavaco que é um dos principais nomes da história do Carnaval Paulistano. Ao interpretar o samba Royce tem a preocupação de verbalizar muito bem as palavras com sílabas tônicas, dando ainda mais força para cada palavra. Temos no áudio do samba no CD a participação da dupla Maiara & Maraisa que ficou muito boa.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...