Facebook

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Carnaval de São Paulo 2018 | Análise de Samba: Tom Maior



"O Brasil de duas imperatrizes: De Viena para o novo mundo, Carolina Josefa Leopoldina; de Ramos, Imperatriz Leopoldinense"


Compositores: Maradona, Amós Turko, Rafa do Cavaco, José Ricardo, Leo Reis e Celsinho Mody
Interprete: Bruno Ribas
Diretor de Bateria: Mestre Carlão
 
 
 
Pelos mares naveguei, de Viena para o novo mundo
E me encantei
Com o astro-rei, o meu sonho mais profundo
Ao som de violinos
Aliança então se fez
O luxo e a nobreza
Gentileza do Marquês
Na valsa a bailar, lindo cortejo a emocionar
O índio, a fauna e flora
A beleza em meu olhar
No Rio eu pude ver, o colorido Debret
Ao amor de Pedro me entreguei, me apaixonei

Libertei essa nação... Independência
Minha Pátria mãe gentil… Meu Brasil
Chorou, na senzala chorou
E o lamento do negro, ecoou

Nos trilhos de Ramos tornei-me imortal
Notáveis desfiles do meu Carnaval
Simplesmente Rosa, um relicário de Glórias
Arlindo em fantasias a brilhar
É ela… rainha da passarela
Vem da Leopoldina a mais bela
Celeiro de bambas, reduto do samba
“O meu sonho de ser feliz
Vem de lá sou Imperatriz”

Vem festejar, coroar essa paixão
Imperatriz num só coração
É carnaval, o meu sonho verdadeiro
Sou Tom Maior, me orgulho de ser brasileiro
 
 
 
 
 
 
Análise do Samba

A primeira coisa que já destaco no samba da Tom Maior de 2018 é o segundo refrão que é uma das composições mais belas deste carnaval, sendo o momento de maior brilho deste samba enredo que vai homenagear a escola de samba Imperatriz Leopoldinense e a Imperatriz Leopoldina.

A letra é  bem didática na primeira estrofe e no segundo refrão, quando retrata a parte histórica sobre a Imperatriz Leopoldina e ficou muito bem composto, inspirado e bonito. O refrão principal também achei bem composto e vem bem empolgante exaltando as duas escolas, no caso a Imperatriz e a própria Tom Maior. Um pequeno problema vi na segunda estrofe que é a parte que já fala da escola de samba ligado a Leopoldina, mas não vi nela uma conexão tão inspirada.

Bruno Ribas segue em seu segundo ano seguido pela escola e já dá sua cara e identidade a escola. É um dos grandes interpretes de samba do carnaval e faz um bom trabalho pela Tom Maior, mas ficou alguns momentos em que não identifiquei bem as palavras verbalizadas.

Achei a melodia do samba não tão empolgante como os demais sambas e acho que especificamente neste samba da Tom Maior precisava ser um pouco mais acelerado a parte melódica e percebo a falta desta aceleração quando é entoado a primeira e segunda estrofe.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...