Facebook

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Selvagem?' - Os Paralamas do Sucesso (1986)



Uma das maiores bandas de Rock Brasileiro será homenageada na série Grandes Discos Brasileiros. Na década de 80 com a efervescência do Rock aqui no Brasil muitas bandas apareceram, e foram muitas mesmo, tornando uma tendência que hoje é visto como um dos maiores movimentos que tivemos na nossa música que foi apelidada de BRock ou Rock 80 e uma das bandas que mais se destacaram foi Os Paralamas do Sucesso que lançou no mercado discos inesquecíveis e até hoje eles estão em atividade, tocando o seu melhor e com trabalho novo.




Entre tantos ótimos trabalhos que a banda lançou não sabia qual falar, mas irei falar de pelo menos quatro se der tudo certo, mas vamos começar pelo disco Selvagem? lançado no ano de 1986 que mostrava uma maturidade da banda com letras mais politizadas, mas sem perder aquele humor dos dois primeiros trabalhos.

Este disco já estava no planejamento da banda, mas por conta de um acidente de carro envolvendo o baterista João Barone, a banda resolveu dar um tempo nos palcos e começar de vez a planejar o novo trabalho desde a composição até a mixagem final.

A primeira música já pensada foi "Alagados" que é um dos maiores clássicos da banda e a canção surgiu após ensaios na casa da Vovó Ondina que se tornou famosa por abrigar Bi Ribeiro, Herbert Vianna em sua casa, aliás ela era avó de Bi. A canção surgiu através de discos que os dois ouviram e todos eles eram de reaggae e logo a letra foi nascendo e o trio finalizou e abriria o disco Selvagem?.




O disco todo tem uma influência do Reggae e do Ska, que são ritmos que a banda gostava de trazer em seus discos e faziam isso com muita segurança, tanto que a gravadora teve que se ajustar e trabalhar melhor na produção por ser um estilo que ainda engatinhava aqui no Brasil, mas por ser o terceiro disco todos estavam mais familiarizados e quem produziu foi Liminha que sempre destaco como um dos maiores produtores que temos.

A capa do disco, criada por Ricardo Leite, mostra o irmão do baixista Bi Ribeiro, Pedro Ribeiro, em um acampamento numa área de cerrado em Brasília, onde hoje há um condomínio residencial. A foto foi tirada após uma semana em que eles estavam sem tomar banho e sem comer direito. Antes mesmo de qualquer faixa ser composta, a banda já havia decidido que aquela seria a capa do álbum.

Havia uma expectativa muito grande perante ao lançamento deste disco e isso era algo muito bom naquela época, mas o trio não curtia muito esta história de expectativa sobre um trabalho.

Quando o disco foi lançado em abril de 1986 uma emissora de rádio, chamado Cidade Carioca tocou Selvagem? inteiro na sua programação sem intervalo comercial e isso gerou muitas ligações de fãs elogiando o trabalho e outros criticando por falta mais Rock nas faixas e Herbert Vianna se atentou a todas as críticas.




Muitas canções fizeram sucesso deste disco e tiveram impacto nas paradas de sucesso e nos shows dos Paralamas, mas acredito eu que "Alagados" foi o maior sucesso deste disco.

A canção "A Novidade" é de composição de Gilberto Gil e é uma bela letra que tem um tema bem politizado e que mostra muito bem no refrão. A canção foi um enorme sucesso com a banda.

"Selvagem" segue uma linha de letra bem politizada e mostra formas de se fazer protesto a partir de grupos que a banda mostra como a polícia, o governo, a cidade e os negros.

Os Paralamas surpreendeu com a regravação de "Você", canção imortalizada pelo Tim Maia, mas muito bem interpretada pela banda e ficou com uma linda melodia, deixando a letra voltar a ser cantada e tocada bastante nas rádios.

Uma das minhas favoritas, a canção "Melô do Marinheiro" faz lembrar aquelas canções mais humoradas que eles colocaram nos dois primeiros discos. O refrão foi um dos mais cantados naquela época e até hoje num lapso de memória a canção vem na mente.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Alagados
Bi Ribeiro, Herbert Vianna e João Barone
2
Teerã
Bi Ribeiro, Herbert Vianna e João Barone
3
A Novidade
Gilberto Gil
4
Melô do Marinheiro
Bi Ribeiro, João Barone
5
Marujo Dub
Bi Ribeiro, João Barone
6
Selvagem" 
Bi Ribeiro, Herbert Vianna e João Barone
7
A Dama e o Vagabundo
Bi Ribeiro, Herbert Vianna
8
There's a Party
Herbert Vianna
9
O Homem
Bi Ribeiro, Herbert Vianna
10
Você
Tim Maia
11
Teerã Dub
Bi Ribeiro, João Barone



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...