Facebook

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Quebra-Cabeça' - Gabriel, o Pensador (1997)


O disco homenageado desta vez na série Grandes Discos Brasileiros volta aos bons tempos da década de 90 onde grandes artistas ou bandas apareceram mandando muita atitude com direito a muita rima e improvisação como fez o músico Gabriel, o Pensador que abalou a música brasileira com canções de protesto e outras que foram polêmicas, mas sempre fazendo sucesso independente da pessoa ou do grupo que ele mandava a indireta ou direta.




Após dois álbuns de grande impacto na música brasileira, Gabriel, o Pensador lança no mercado seu terceiro trabalho, chamado Quebra-Cabeça no ano de 1997 que teve um grande impacto, isso porque o cantor já deixava uma alta expectativa entre seus fãs e amantes do Rap ou do Rap-Rock que vinha num crescimento.

O disco originalmente é de Rap, mas mistura outras essências como o Rock, Pop, Samba e o novo Rap-Rock que era uma tendência na metade da década de 90 aqui no Brasil. O álbum foi produzido por Memê e todas as 12 faixas teve composição de Gabriel e algumas em parceria.


Contracapa do álbum

O álbum vendeu mais de 1,5 milhões de cópias e tornou um daqueles fenômenos de sucesso por conta de ouvir as canções deste trabalho em vários lugares, como na vizinhança, em lojas de discos e departamentos, e claro nas emissoras de rádios que colocou apenas quatro faixas em sua programação, mas duas foram sucessos espetaculares.

A crítica do álbum deu notas razoáveis para bom e alguns criticavam que Gabriel, o Pensador estava lançando um trabalho mais comercial e outros apontavam que apesar do músico buscar algo comercial tinha muito conteúdo e com letras mostrando protestos com inteligência.




"Cachimbo da Paz" foi o maior sucesso deste álbum. A canção foi composta por Meme, Gabriel, o Pensador e tem a participação do cantor Lulu Santos. A canção foi de fato um fenômeno de sucesso e tocava muito nas emissoras de rádio e outros fatores impulsionaram o sucesso desta canção que foi a questão da temática central a legalização da maconha, a história que envolvia toda a canção e por uma coincidência citava um índio e no mesmo ano de 1997 ligaram esta canção com um crime contra um Índio Pataxó em Brasília e o terceiro fator de sucesso é o videoclipe que foi um dos mais assistidos da década de 90 e foi premiado com o prêmio VMB. A música foi uma das cinco mais tocadas de 1997.





"2345meia78" foi outro hit de grande sucesso nacional e tocou muito nas emissoras de rádio, tanto que fazia até dobradinha com "Cachimbo da Paz". A letra conta a história de um homem que decide ligar para todas as mulheres de seu caderno de telefones a partir de um telefone público. Gabriel disse ter escrito a música "meio na brincadeira" em 1996, e com algumas das experiências vindo do que passou com sua vida. Uma consequência do sucesso foi que telefones com o número do título (234-5678), frequentemente repetido no refrão, ou mesmo com um número similar, foram vítimas de muitos trotes. Gabriel disse que não queria criar um número telefônico específico, mas apenas a imagem dos números dançando em volta da cabeça do meu personagem.

"Dança do Desempregado"  é uma canção toda em samba e fala sobre a situação de desempregados no Brasil que crescia e a partir disto mostrava o que cada um fazia para se virar e ganhar seu dinheiro. A canção ganhou um videoclipe que fez um razoável sucesso.

"Festa da Música" é uma daquelas canções compostas de forma inteligente que era uma homenagem aos grandes artistas da música brasileira. A letra cita nome de artistas de todos os gêneros da música brasileira como Sandra de Sá, Caetano Veloso,  Ed Motta, Tiririca, Renato Russo, É o Tchan, Chitãozinho & Xororó, Sepultura, Fundo de Quintal, entre outros. Uma curiosidade em relação a música é que o único artista estrangeiro citado na letra é o Rei do Pop Michael Jackson no "...Diziam as más línguas, à boca pequena, que o Michael Jackson tava chegando pra roubar a cena...", porem quem chegava não era Michael Jackson, mas sim os Mamonas Assassinas que morreram em um acidente de avião.

Outras canções merecem destaque como "Sem Saúde" que é uma crítica a saúde pública e as dificuldades que acometem profissionais e pacientes. "Prá Onde Vai?" tem uma letra muito bem composta que fala de um jovem em específico que acabou morrendo e o que deixa o a canção ainda melhor é a melodia. "Pátria Que Me Pariu" é uma dura crítica aos menores abandonados com uma letra forte e uma melodia muito bem composta. "Bala Perdida" é outra canção que critica e desta vez a violência urbana, onde as mortes por bala perdida crescia cada vez mais.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Pátria Que Me Pariu
André Gomes, Gabriel o Pensador
2
2345meia78
Gabriel, o Pensador
3
Cachimbo da Paz
Meme, Gabriel o Pensador
4
Sem Saúde
Fabio Fonseca, Meme, Gabriel o Pensador
5
Prá Onde Vai?
Meme, Gabriel o Pensador
6
En La Casa"
Gabriel, o Pensador
7
+ 1 Dose
Phil Gitomer, Meme, Gabriel o Pensador, Rodrigo
8
Dança do Desempregado 
Gabriel, o Pensador
9
Eu E a Tábua
Gabriel, o Pensador
10
Bala Perdida
Gabriel, o Pensador
11
Festa da Música
Gabriel, o Pensador
12
O Sopro da Cigarra
Gabriel, o Pensador



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...