Facebook

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Matita Perê' - Tom Jobim (1973)


Um dos maiores músicos da história do Brasil com certeza é Tom Jobim que dedicou toda sua vida musical baseado na qualidade, relevância e na alta performance de suas composições, seja nas letras e também na parte instrumental onde ele trabalhava muito para que a perfeição fosse alcançada. E falaremos de um de seus trabalhos aqui no Grandes Discos Brasileiros.



O disco que iremos destacar é Matita Perê, lançado em 1973 e é considerado um dos grandes discos da história da música brasileira por muitos críticos e um dos favoritos pelos seus fãs.

Tom Jobim quando chegou nos anos 70 era considerado um dos grandes nomes da música brasileira por conta de sua contribuição principalmente com a Bossa Nova que conseguiu atravessar as fronteiras e foi sucesso nos Estados Unidos e na Europa.




Tom Jobim mesmo tendo seu nome cravado como um dos melhores do Brasil quis fazer algo diferente e que causasse mais impacto e por conta disso ele passou a estudar e se aprofundar ainda mais seus conceitos sobre música  e passou a pesquisar e realizar experimentos.

Matita Perê nasceu graças a influências de compositores eruditos, principalmente Villa-Lobos e Debussy, Tom Jobim prosseguiu gravando e compondo músicas vocais e instrumentais de rara inspiração, juntando harmonias do jazz (Stone Flower) e elementos tipicamente brasileiros, fruto de suas pesquisas sobre a cultura brasileira. 



O disco tinha que funcionar de uma forma bem mais suave que nos levasse a uma viagem sem sustos, então a produção musical tinha que trabalhar muito bem em sintonia de uma forma mais cálida, dedilhando cada nota de forma doce e mais leve e conforme Tom Jobim interpretasse as canções sua voz tinha que seguir o padrão instrumental e o casamento foi perfeito.

O disco possui apenas 8 faixas, mas boa parte destas faixas tem mais tempo que o normal e a faixa mais longa é "Crônica da Casa Assassinada"  que tem sub faixas formando assim uma canção completa de dez minutos. Esta canção tem uma sonora bem fluída, sinfônica, lembrando como se estivéssemos na natureza.



A canção que muitos conhecem é "Águas de Março" que é na minha opinião uma das cinco melhores músicas da história da MPB. Muitos tem a lembrança desta canção com o dueto entre Tom e Elis Regina, mas esta faixa foi lançada inicialmente em Matita Perê, apenas na voz de Tom. A canção foi composta por Tom Jobim em março de 1972. O tema começou a ser trabalhado ao violão em seu sítio e a inspiração para "Águas de Março" surgiu ao final de um dia cansativo de trabalho provocado pelo trabalho deste disco, de onde decorrem os primeiros versos "é pau, é pedra, é o fim do caminho".

Outra canção de grande sucesso deste disco e de sua carreira é "Ana Luiza" que é uma composição que acho espetacular. Ela foi idealizada em um dia chuvoso, quando uma jovem entrou no bar onde estava Tom Jobim. O maestro estava na companhia de Chico Buarque e Carlinhos de Oliveira. Essa moça alta e bonita, que correu para a varanda do restaurante para se proteger da chuva, foi mais uma das musas inspiradoras do maestro. Anos depois, Tom casou com Ana Lontra Jobim e nasceu Luíza. O compositor recordava que tinha composto uma música premonitória. A canção "Luíza" foi feita antes do nascimento da filha.

Para o crítico musical Zuza Homem de Mello, "Matita Perê é um disco que pouco a pouco foi sendo compreendido, entendido e principalmente admirado. É um marco na carreira de Tom Jobim". E realmente há informações que este disco não foi tão aceito, já que seus ouvintes eram acostumados com outro estilo, mas ao passar dos anos este disco passou a ser aclamado.


Faixas

Faixa
Título Compositor(es)




1
Águas de Março  Tom Jobim
2
Ana Luiza  Tom Jobim
3
Matita Perê  Tom Jobim / Paulo César Pinheiro
4
Tempo do Mar  Tom Jobim
5
The Mantiquera Range  Paulo Jobim / Ronaldo Bastos
6
Crônica da Casa Assassinada

a Trem Para Cordisburgo  Tom Jobim

b Chora Coração  Tom Jobim / Vincius de Moraes

c Jardim Abandonado  Tom Jobim

d Milagre e Palhaços  Tom Jobim
7
Um Rancho nas Nuvens  Tom Jobim
8
Nuvens Douradas Tom Jobim




Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...