Facebook

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Maria Rita' - Maria Rita (2003)


Na série Grandes Discos Brasileiros vamos falar de uma das maiores cantoras que apareceu no Século XXI e que tem sua carreira consolidada graças a sua voz, forma de interpretar as canções e a relevância que tem nesta nova geração da MPB. Maria Rita é a cantora que praticamente me mostrou e abriu o caminho para gostar cada vez mais da nossa música brasileira.



Vamos falar do álbum Maria Rita, lançado em 2003 e que foi uma enorme surpresa para a música brasileira, porém já havia uma grande expectativa para sua chegada já que ela carrega(va) como principal referencia a sua mãe, Elis Regina, ou seja em 2002 eu cheguei a ler na Revista Isto É sobre personalidades que seriam grandes revelações do ano e foi lá que conheci Maria Rita e fiquei curioso de ouvir seu álbum que foi lançado em 9 de setembro de 2003 e em outubro adquiri o CD dela e me encantei por todas as treze faixas que tem.

O álbum quando foi lançado tinha uma novidade que foi uma tentativa de ser tendência entre 2002 a 2004 entre outros artistas que era incluir no CD uma faixa interativa para quem tinha computador na época e no caso de Maria Rita o conteúdo eram duas faixas exclusivas que eram as canções "Vero" e "Estrela, Estrela", porém quem adquiriu o LP deste trabalho tinham como canções extras estas duas faixas citadas, mas foram para o mercado apenas mil LPs.



O álbum foi um sucesso de vendas, mas não de forma imediata, mas sim pelo famoso "boca a boca" como o próprio produtor disse em uma entrevista. O álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias no país, sendo certificado como platina tripla. Também ganhou dois Grammys Latino nas categorias de "Melhor Disco de MPB", "Artista Revelação" e "Melhor Música" por "A Festa".




As treze faixas contava com grandes compositores como Milton Nascimento, Rita, Lee, Marcelo Camelo, Lenine, César Camargo Mariano, entre outros.

Algumas faixas tocaram em emissoras de rádios, mas as especializadas em MPB e a de maior repercussão foi "Cara Valente" que tinha uma bela letra e uma melodia com características bem brasileiras de samba, mas o que encantava e agradou muito a crítica foi a forma como interpretou.

A faixa "A Festa" foi bem executada nas emissoras de rádio e era considerada a melhor faixa deste álbum, tanto que venceu no Grammy Latino. "Encontros e Despedidas" é outro destaque, ainda mais que tocou na novela global Senhora do Destino e impulsionou ainda ais as vendas do álbum.

Particularmente gosto da faixa "Santa Chuva" que inclusive é uma faixa que todos os fãs de Maria Rita gostam também, tanto que em um de seus DVDs a própria cantora cita isso. Outra faixa de grande gosto pessoal e de muitos fãs é "Não Vale a Pena".


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
A Festa
Milton Nascimento
2
Agora Só Falta Você
Rita Lee, Luis Sérgio Carlini
3
Menininha do Portão
Nonato Buzar, Paulinho Tapajós
4
Não Vale a Pena
Jean Garfunkel, Paulo Garfunkel
5
Dos Gardenias
Isolina Carrillo
6
Cara Valente
Marcelo Camelo
7
Santa Chuva
Marcelo Camelo
8
Menina da Lua
Renato Motha / César Camargo Mariano
9
Encontros e Despedidas
Milton Nascimento, Fernando Brant
10
Pagu
Rita Lee, Zélia Duncan
11
Lavadeira do Rio
Lenine, Bráulio Tavares
12
Veja Bem Meu Bem
Marcelo Camelo
13
Cupido
Cláudio Lins



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...