Facebook

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Angélica' - Angélica (1988)



A série Grandes Discos Brasileiros irá fazer uma homenagem ao Dia das Crianças e quem será homenageado é Angélica que foi uma das maiores apresentadoras de programas infantis de todos os tempos e assim como Xuxa, ela também gravou diversos discos para alavancar sua visibilidade e mostrar que ela é uma artista completa.



Angélica gravou nada mais que 13 discos de estúdio entre 1988 e 2001 e todos eles tiveram grande sucesso de vendas, mas iremos fala do seu disco de estreia, lançado em 1988 com o nome Angélica e foi o álbum que mais deu certo na sua carreira e de lá saiu o seu maior hit.


Histórico

Angélica iniciou sua carreira aos 4 anos de idade, vencendo por dois anos consecutivos o Concurso "A Criança Mais Bonita do Brasil" no programa Buzina do Chacrinha e logo depois passou a trabalhar como modelo e atriz.

Como apresentadora, começou em 1987, aos 12 anos no programa infantil Nave da Fantasia, e no juvenil Shock na Rede Manchete. O sucesso estrondoso veio quando foi substituir a apresentadora Xuxa no comando do Clube da Criança, tornando-se uma das principais estrelas da emissora. Em 1988 apresentava também o programa Milk Shake.

Devido ao talento como apresentadora e inteligência, podendo se adaptar a qualquer ramo artístico a produção do programa Clube da Criança junto a Gravadora CBS decidiu que Angélica poderia gravar um disco.



A gravação do disco precisava de uma super produção e a gravadora contratou o produtor musical Marco Mazzola que já tinha em mente algumas canções e muita confiança de que Angélica iria dar muito certo como cantora, assim como foi Xuxa, porém Angélica tinha uma técnica vocal melhor o que renderam muitas expectativas. A ideia do disco é que ele fosse uma mistura de canções infantis e para pré adolescentes.

Aos 15 anos de idade Angélica lança seu primeiro disco em 1988 e as expectativas foram superadas e o sucesso foi incrível. O álbum vendeu 200 mil cópias em apenas duas semanas e as cópias finais foram mais de um 1,2 milhões de cópias.




Vou de Táxi

O grande sucesso deste disco foi "Vou de Táxi" que foi um daqueles fenômenos que geralmente acontece com artistas que iniciam a carreira musical. A canção tocou em várias emissoras de rádio e ficou no Top 10 das canções mais tocadas de 1988. Apesar de estar na TV Manchete, a TV Globo abriu as portas para a cantora e até um clipe ela ganhou. 

Trata-se de uma versão da música "Joe le Taxi" cantada em francês pela cantora Vanessa Paradis e composta por Étienne Roda-Gil e Franck Langolff. A versão em português foi escrita por Aloysio Reis e Byafra. 

A letra tem citações bem íntimas e quase que Angélica não gravava esta canção, mas seus pais autorizaram que ela gravasse, porém passou despercebido algumas frases que poderiam ser consideradas polêmicas na época, mas para quem ouviu canções infantis e juvenis na década de 80 sabe que letras com citações íntimas e sexuais era normal.





Outro hit deste disco foi a faixa "Eu Digo Sim" que tocou nas emissoras de rádio, mas com menos frequência que o sucesso anterior, mas as apresentações na TV com esta canção foi bastante executada. Era uma faixa divertida e bem dançante e foi uma daquelas embalaram festinhas de aniversário.

A faixa "Eu Não Sabia Que Você Existia" é uma regravação da dupla Leno e Lilian que na qual Angélica era fã e teve boa aceitação de seus fãs.

Uma faixa bem construída foi "Coração na Multidão" que contou com uma banda mais técnica para tocar e uma composição de letra e melodia bem produzidas com a intenção de torná-la hit, como não aconteceu.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Vou de Táxi
Aloysio Reis e Byafra 
2
Primeiro Amor
Aloysio Reis
3
Milk Shake
Edgard Poças
4
Coração na Multidão 
Edgard Poças, P. Mounsey
5
Na Na Na Hey Hey Tchau Tchau 
P. Leka, D. Fraushuer, G. de Carlos, C. Rozwadowski
6
Eu Digo Sim
Carlos Pedro, Ed Wilson, Paulo Ricardo
7
Eu Não Sabia Que Você Existia
Renato Barros, Tony
8
Não Dá Mais
Cláudio Rabello, Torcuato Mariano
9
Super Cat
Cláudia Olivetti, Lincoln Olivetti
10
Nosso Amor É Uma Festa
Piska



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...