Facebook

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Virgem' - Marina Lima (1987)


Vamos voltar a falar de uma das minhas cantoras favoritas e acredito que de muitas pessoas que é Marina Lima que teve seu especial com o disco Fullgás, sendo a publicação mais vista até agora da série Grandes Discos Brasileiros.



O ano é 1984 e vamos destacar o disco Virgem que foi um dos grandes trabalhos de Marina Lima, tendo um ótimo resultado comercial atingindo a marca de 250 mil cópias vendidas, sendo então um dos discos mais vendidos de sua carreira e isso por conta do ótimo conjunto de música, hits e boa avaliação da crítica especializada.


Em uma entrevista, Marina Lima explica porque o nome do disco se chama Virgem:

“Escolhi ‘Virgem’ porque é um nome diferente e acho que combina comigo, mas virgem significa pra mim as minhas atitudes e é o meu signo (…) As coisas podem ser virgens para nós e nós para elas. Assim, só quem quer vê tudo como deja vú… O mundo é tedioso para quem o entedia e intrigante para quem o intriga. Em outras palavras: ‘Virgem’ é uma constelação de motivos e mistérios.


O disco possui 10 faixas e todas elas com uma característica bem romântica e o tom da sua voz deixa o disco apaixonante, viciante e com o gosto de quero mais ou "repeat all". A cantora mostrava neste trabalho uma maturidade artística, sabendo escolher bem seus parceiros para tocar junto contigo e para compor, porém grande parte das canções ela compôs e claro, algumas em parceria com seu irmão Antônio Cícero que é considerado um dos grandes compositores.


Marina Lima, 1987

A minha canção favorita e da própria Marina Lima é a faixa título "Virgem" que foi composta por ela e Antônio Cícero. Gosto muito da melodia desta canção que tem em seu contexto um romantismo singular. Na faixa Marina canta aventuras na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, citando Leblon e Vidigal. A faixa foi um enorme sucesso nas emissoras cariocas e paulistas, sobretudo nas emissoras consideradas adultas. Havia uma dúvida sobre a existência do Hotel Marina citado na canção, mas de fato ele existe e aparece no clipe da canção "Uma Noite e 1/2".

Uma faixa de grande sucesso, talvez um dos cinco maiores sucesso da cantora Marina Lima foi a canção "Uma Noite e 1/2" que tem uma letra composta de forma espetacular por Renato Rocketh que era o baixista de Marina que além disso cantou junto com ela na faixa. Acredito que o tornou esta faixa um enorme sucesso foi porque a canção fala do Verão, uma das estações favoritas dos brasileiros e como o clipe foi gravado no Rio de Janeiro com transmissão do Fantástico acabou estourando nas emissoras cariocas. Veja abaixo o clipe da faixa:




Dou destaque a faixa "Prestes a Voar" que conheci no seu Acústico MTV. A letra é composta por Marina Lima e Antônio Cícero. A faixa tem uma melodia bem Rock N Roll e uma bela interpretação de Marina.

Marina Lima interpreta Cazuza no disco com a canção "Preciso Dizer Que te Amo" e confesso que na voz dela ficou melhor. A produção desta faixa ficou linda, refinada e perfeita. Gosto da melodia desta canção que vem de forma cálida para que a voz de Marina fique bem intensa para que cada palavra interpretada seja destacada. Destaque para a presença do saxofonista Leo Gandelman que também foi o produtor do disco.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1 Pseudo-Blues Nico Rezende, Jorge Salomão
2 Zerando Marina Lima, Antônio Cícero
3 Preciso Dizer Que te Amo Dé, Cazuza, Bebel Gilberto
4 Hearts Jesse Barish
5 Prestes a Voar Marina Lima, Antônio Cícero
6 Virgem Marina Lima, Antônio Cícero
7 Uma Noite e 1/2 Renato Rocketh
8 Confessional Marina Lima
9 Doce Espera Marina Lima
10 1° de abril (Eu negar?) Marina Lima



Ouça o Disco

Não encontrei o link no YouTube com o disco completo, mas você pode conferir o trabalho completo no Spotify. Abaixo o vídeo com a faixa "Virgem".




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...