Facebook

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Água Viva' - Gal Costa (1978)



Para quem acompanha a série Grandes Discos Brasileiros desde o início o primeiro disco retratado aqui foi o álbum de estreia de Gal Costa de 1969. Vamos voltar a falar de uma das nossas maiores vozes de todos os tempos da nossa música avançando alguns anos depois de sua estreia no mercado fonográfico.



O ano é 1978 e Gal Costa já estava consolidada no mercado fonográfico brasileiro e a cada trabalho que ela lançava era bem avaliado e por conta disso despertou em Gal um desejo de fazer algo diferente, dando uma diversificada em seu repertório, mostrando a sua flexibilidade musical lançando o disco Água Viva que é um dos meus favoritos de sua carreira.

Foi a virada de carreira de Gal Costa e esta talvez foi uma de suas principais. Isso aconteceu porque a cantora seguia uma carreira que beirava o Tropicalismo ou outras canções excursionais e/ou vanguardistas que não era de mal fato, mas o que a música brasileira precisava naquela época era de alguma novidade ou um novo leque da MPB e Gal ciente disso começou a produzir seu nono álbum com a produção de Perinho de Albuquerque, contando com a participação de grandes músicos como Wagner Tiso, Toninho Horta e Sivuca.




O que chama atenção em Água Viva primeiramente é a capa que tem Gal Costa mergulhada na água e isso representa suas mudanças de repertório como se ela tivesse renascido a sua nova renovação. A foto da capa foi clicada por Marisa Álvares Lima.

As doze faixas do disco são compostas por grandes nomes da MPB como Chico Buarque, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Caetano Veloso, entre outros. Gal não compôs nenhuma das faixas, dando título de intérprete de grandes poesias criada por mestres da composição.

A ideia de mudar seu repertório foi bem aceito pela crítica que deu ótimas avaliações em revistas e jornais na época e o público deu a mesma resposta a Gal Costa, fazendo com que ultrapassasse a marca de 100 mil cópias e Gal garantiria seu primeiro disco de ouro. O disco Água Viva foi a primeira marcha para que Gal vendesse muito mais a cada álbum.


Gal Costa em meados de 1978

Sobre as faixas do disco vamos destacar primeiramente "Folhetim" que deu o tom desta mudança musical de Gal Costa que passou a ser considerada sensual muito por conta da forma como interpretava esta canção, algo que propositalmente Gal planejou e de fato conseguiu mostrar que ela tem um lado atriz-cantora perfeito. A canção foi escrita por Chico Buarque e fala de uma prostituta que tem seus desejos. Esta composição teve diversas versões com outras cantoras e cantores, mas na versão Gal Costa é talvez a melhor.

A faixa "Olhos Verdes" originalmente era interpretada por Dalva de Oliveira e anos depois Gal Costa trouxe na sua voz e no ritmo de samba. Chamou tanta a atenção esta interpretação que Gal Costa teve que ir na TV cantar esta faixa em alguns programas.

A canção "Paula e Bebeto" foi um dos grandes sucessos deste disco. A canção foi composta por Caetano Veloso e Milton Nascimento e falava de uma forma de amor mais livre, sem preconceitos e medos. A liberdade que nela se expressava que ocasionou o sucesso que até hoje é lembrado.

"Pois É" é composta por Tom Jobim e Chico Buarque e muitos gostam de ouvir na voz de Elis Regina que interpreta ao som do piano de Tom no estilo mais Bossa, mas neste caso de Gal Costa ganhou ao meu ver uma dramaticidade, ficando totalmente particular.

Outras canções que destaco são "O Bem do Mar" que é uma das mais belas canções de Dorival Caymmi. "Qual é, Baiana?" é daquelas canções irreverentes e interpretada de forma descontraída por Gal Costa que vale a pena ouvir. A canção "De Onde Vem o Baião" é de Gilberto Gil que compôs para Gal e que foi lançado neste disco de 1979, mas em 1992 Gil colocava esta canção em seu disco.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1 Olhos Verdes Vicente Paiva
2 Folhetim Chico Buarque
3 De Onde Vem o Baião Gilberto Gil
4 O Bem do Mar Dorival Caymmi
5 Mãe Caetano Veloso
6 Vida de Artista Abel Silva e Sueli Costa
7 Paula e Bebeto Caetano Veloso e Milton Nascimento
8 A Mulher Caetano Veloso
9 Pois É Chico Buarque e Tom Jobim
10 Qual é, Baiana? Caetano Veloso e Moacyr Albuquerque
11 Cadê Milton Nascimento e Rui Guerra
12 O Gosto do Amor Gonzaguinha



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...