Facebook

domingo, 27 de agosto de 2017

Relembre: Festival da Música Brasileira de 2000 transmitido pela TV Globo



O Festival da Música Brasileira foi um grande marco da história da nossa Cultura e sobretudo na nossa Música, porém os que fizeram história de fato foram os Festivais da década de 60 e o de 1967 que foi o primeiro é considerado até hoje o melhor que teve como vencedor a canção "Ponteio", de Edu Lobo.

Nos anos 70 e 80 tivemos outros Festivais, mas com características e nomes diferentes por serem transmitidos em outros canais. Alguns destes Festivais tiveram grande êxito como grande revelador de novos músicos e intérpretes da nossa MPB. Em 1985 tivemos o último Festival realizado com o nome Festival dos Festivais, transmitido pela Globo e a canção vencedora foi "Escrito nas Estrelas", interpretado por Tetê Espíndola.

Na década de 90 não foi realizado sequer nenhum Festival da Música Brasileira e só foi voltar no ano de 2000, também pela TV Globo.

Com o nome original Festival da Música Brasileira a TV Globo transmitiu no dia 19 de Agosto de 2000 a primeira eliminatória e encerrou com a grande final em 16 de Setembro de 2000 após a meia-noite. Foram no total cinco programas, sendo quatro eliminatórias e a grande final.

Durante três meses, cerca de 24 mil músicas foram avaliadas pelo júri, composto por 12 integrantes, entre músicos, maestros, jornalistas e outras personalidades. O corpo de jurados foi dividido em três grupos e ouviu uma média de seis mil músicas cada – das quais 48 (mais 12 de reserva para o caso de qualquer eventualidade com as selecionadas) foram classificadas para participar do festival. As canções foram distribuídas aleatoriamente, com trabalhos de todo o país e contemplando diferentes estilos musicais, do baião ao rock.

As quatro eliminatórias foram realizadas nos dias 19 e 26 de agosto e 2 e 9 de setembro, nas noites de sábado, com 12 concorrentes e três selecionadas por etapa. No intervalo entre a apresentação das músicas e o anúncio das finalistas, apresentaram-se bandas e cantores de sucesso, como Jorge Ben Jor, Jota Quest, Nana Caymmi e Skank.

Nesta época eu ouvia pouco a MPB, mas ao ver a publicidade pesada que fizeram para este Festival me despertou muito interesse em assistir e acompanhei todos os cinco programas e tinha as minhas favoritas, mas talvez aquele que me despertou mais interesse foi a canção "Tubaína" que foi para a grande final. Outras canções me despertou torcida para chegar a final como "Morte no Escadão", "Show", "Eu Só Quero Beber Água" e "Xi, de Pirituba a Santo André".


"Tubaína"


As 12 Finalistas

Estrela da Manhã - Beto Furquim
Tubaína - Fernando Chuí
Xi, de Pirituba a Santo André - Kleber Albuquerque e Rafael Altério
Show - Luiz Tatit e Fábio Tagliaferri
Eu Só Quero Beber Água - Moacyr Luz
Morte no Escadão - José Carlos Guerreiro
Necessidade Básica (Paulinho Lemos)
Tudo Bem Meu Bem (Ricardo Soares)
Bigamia (Alexandre Lemos e Alfredo Karam)
Brincos (Amauri Falabella)
Tempo das Águas (Bilora )
Cansaço (Pedro Castello)
 

A Grande Final parecia que não veríamos nenhuma zebra como vencedora. Vimos as 12 canções sendo novamente interpretadas e lá era mostrada a plateia vibrar por algumas das canções.

Porém a grande vencedora não foi bem aceita nem pelo público e nem eu curti o vencedor que foi a canção "Tudo Bem Meu Bem", interpretado pelo programador de informática Ricardo Soares. O público vaiou muito quando ele foi anunciado e apesar de estar na final ninguém imaginava que ela venceria ou que seria ao menos Top 3. O favorito do público era a canção "Brincos" que foi escolhida numa votação popular pela internet e telefone.



"Tudo Bem Meu Bem", a canção vencedora

O segundo lugar ficou com a música "Morte no Escadão", rock de José Carlos Guerreiro interpretado pela banda mineira Tianastácia, que levou 250 mil reais. Na terceira colocação ficou a sertaneja "Tempo das Águas", de autoria de Bilora.

O prêmio de melhor intérprete ficou para a veterana Ná Ozzetti, que cantou "Show", de Luiz Tatit e Fábio Tagliaferri. A cantora recebeu 100 mil reais e lançou um CD pela gravadora Som Livre, o quinto de sua carreira.



"Morte no Escadão", segunda colocada


Não tenho informação de qual foi a avaliação da Globo e seus produtores e diretores perante ao sucesso que o Festival teve, mas depois de 2000 fomos ver outro Festival da Música Brasileira no ano de 2005, transmitido pela TV Cultura com um resultado não apoiado pelo público, mas em breve falarei deste Festival aqui no Blog. Nenhum outro Festival foi realizado.



"Brincos", a grande favorita do público



Ouça abaixo o vídeo com as 12 canções finalistas:




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...