Facebook

sábado, 26 de agosto de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Tribalistas' - Tribalistas (2002)


Os Tribalistas são formados pelos músicos  Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte que sequer sonhavam ou planejavam gravar um disco juntos, mas tudo começou no estado da Bahia quando Marisa Monte foi gravar uma participação no disco que Arnaldo estava fazendo, produzido por Brown. O grupo ficou junto por uma semana e resolveu fazer algumas músicas, mas sem a intenção de fazer disto um trabalho. Ao perceber que o conteúdo que tinham gravado era bom e com boa possibilidade de mercado resolveram lançar o projeto.



Após reuniões e encontros musicais o trio tratou de gravar secretamente o álbum em treze dias, um para cada canção, na casa de Marisa no Rio. Nesses treze dias poucas pessoas chegaram a ver parte do projeto, um deles foram  a cantora Margareth Menezes e o produtor  Alê Siqueira.

No dia 31 de Outubro de 2002 era lançado para todo o Brasil o álbum Tribalistas que já vinha embalado com o mega hit "Já Sei Namorar" que era um grande sucesso nas rádios. Em 11 de março de 2003 o álbum era lançado no exterior que obteve um grande sucesso comercial.



O álbum vendeu mais de um milhão de cópias somente no Brasil, atingindo o #1 em vendas no país, mesmo com o grupo nunca ter tido feito alguma performance na TV ou dado alguma entrevista em rádio. A única apresentação que tenho de lembrança do trio foi na premiação do Grammy Latino onde eles levaram um dos prêmios.

No total o álbum vendeu aqui no Brasil mais de 2 milhões de cópias e no exterior chegou a 3 milhões de cópias vendidas, totalizando mais de 5 milhões. Na Europa o álbum liderou a semana de vendas e suas canções tocavam em alguns países como Portugal, Suíça e Holanda.


Tribalistas no Grammy Latino

A canção "Já Sei Namorar" foi a primeira lançada pelo trio e chegou nas rádios dias antes do CD ser lançado e pegou muitos de surpresa, já que a gravação foi em segredo e surpreendeu críticos, músicos, amigos do trio e o público que logo sinalizou positivamente com euforia o single. A canção atingiu a primeira colocação geral no Brasil por nove vezes. Como a canção foi lançada no último trimestre do ano de 2002 não chegou a ser a melhor canção do ano, assim como em 2003 que continuava a tocar muito e chegou na 20ª colocação geral de 2003.

A faixa "Velha Infância"  foi o segundo single do trio que rapidamente chegou ao primeiro lugar no ano de 2003, alcançando a primeira colocação geral do mesmo ano. A canção tinha uma melodia bem criativa e bem produzida pelo trio. O sucesso da canção foi altamente impulsionada por fazer parte da trilha sonora da novela Mulheres Apaixonadas da Rede Globo que era um grande sucesso de audiência na TV aberta.



Ainda em 2003 a canção "Passe em Casa" foi lançado como terceiro single, mas não obteve o mesmo sucesso dos demais, isso porque o grupo já vendia tantas cópias de discos que as canções estavam ao alcance de muitas pessoas, todavia a canção era de bela melodia e composição.

Em dezembro de 2003 foi lançado, mas de forma promocional a canção "Mary Cristo" que era especial com o tema natalino. O single tocou até bem nas emissoras de rádio durante todo o mês de dezembro até o início de janeiro de 2004.

Outras duas canções tocaram nas emissoras de rádios, mas tocou por conta de muitos pedidos dos fãs e apesar dos Tribalistas não lançarem nas rádios mesmo assim tivemos execuções razoáveis de "É Você" e a canção "Carnavália". Ambas bem produzidas e compostas pelo trio com uma boa capacidade de hit, mas por conta desta overdose musical nenhuma outra faixa tocou nas emissoras.



Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1
Carnavália
Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte
2
Um a Um
Antunes, Brown, Monte
3
Velha Infância
Antunes, Brown, Monte, Davi Moraes, Pedro Baby
4
Passe em Casa
Antunes, Brown, Monte, Margareth Menezes
5
O Amor É Feio
Antunes, Brown, Monte
6
É Você
Antunes, Brown, Monte
7
Carnalismo
Antunes, Brown, Monte, Cezar Mendes
8
Mary Cristo
Antunes, Brown, Monte
9
Anjo da Guarda
Antunes, Brown, Monte
10
Lá de Longe
Antunes, Brown, Monte
11
Pecado É Lhe Deixar de Molho
Antunes, Brown, Monte
12
Já Sei Namorar
Antunes, Brown, Monte
13
Tribalistas
Antunes, Brown, Monte



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...