Facebook

sábado, 12 de agosto de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Clara Crocodilo' - Arrigo Barnabé (1980)




Na série Grandes Discos Brasileiros vamos falar de um artista que creio que poucos conhecem e que conheceu nos anos 80 deve ter estranhado seus trabalhos que era muito diferente de tudo que ouvíamos e muitos acabaram gostando da novidade. Vamos falar de Arrigo Barnabé, músico nascido em Londrina, é pianista, compositor, arranjador e produtor. Arrigo criou uma nova maneira de fazer música que se tornou na época uma novidade tão criativa como foi o Tropicalismo. 

O estilo Experimental mistura elementos e procedimentos da música erudita do século XX a letras ferinas sobre a vida na grande cidade. É comum a utilização de séries dodecafônicas, aliada a uma prosódia muito próxima da fala urbana de seu tempo.




Arrigo Barnabé em sua carreira lançou vários discos, mas tem dois que ganharam de vez o público que foram os dois primeiros que inclusive teve ótimas avaliações da crítica e acredito que conforme a novidade não se tornava mais novidade o público ficava cada vez mais enxuto. O disco que iremos retratar aqui é Clara Crocodilo lançado em 1980 e é o melhor disco deste estilo que o chamavam de Vanguarda Paulista

O disco foi produzido por Robinson Borba e Arrigo Barnabé contou com a presença da banda Sabor de Veneno em todas as faixas. Quem participa em boa parte do disco é a cantora Tetê Espíndola que fez parte deste movimento, assim como Itamar Assumpção que fez parte de algumas faixas, mas logo se lançou como um grande artista da Vanguarda Paulista.


Parte do encarte do disco

Musicalmente, Clara Crocodilo caracteriza-se pelo uso de serialismos, especialmente o dodecafonismo, além do atonalismo livre, o que fez com que Arrigo Barnabé fosse apontado como o primeiro compositor popular a utilizar sistematicamente técnicas seriais em suas composições. As letras do disco discorrem sobre a vida neurótica e degradante nas metrópoles contemporâneas brasileiras, com enfoque na contracultura marginal paulistana, emergindo em um texto poético assumidamente influenciado pelas histórias em quadrinhos.


Arrigo Barnabé nos anos 80

Saudado pela crítica especializada como o porta-voz da "terceira revolução" da MPB (depois da bossa nova e do tropicalismo), Barnabé encarnou o papel e declarou em 1981 "que depois do Tropicalismo o que tinha de acontecer é o atonalismo na música popular, que tinha de pintar uma coisa atonal. Isso porque os caras tinham chegado num ponto, mas não tinham rompido com a linguagem atonal, não tinha uma coisa organizada". Quase vinte anos mais tarde, não tendo sua previsão histórica sido cumprida, ele revelaria que "até forçava a barra, citando caras da velha-guarda como Orestes Barbosa nos shows, mas na verdade não tinha nada a ver com MPB".


Tetê Espíndola nos anos 80

A cantora Tetê Espíndola teve uma presença muito importante no disco e logo notamos sua voz única e inconfundível nas faixas com uma interpretação bem diferente das grandes cantoras, sendo considerado genial pela crítica.

A Revista Rolling Stone Brasil escolheu o disco como um dos 100 melhores da música brasileira com a seguinte justificativa:

"Surgido no clima efervescente da música paulista nos anos 80, Clara Crocodilo é uma usina sonora que mistura música erudita contemporânea de vanguarda, dodecafonismo, pop e rock pesado. Ao mesmo tempo, é uma "ópera pop" cujo pano de fundo é a vida degradada nas cidades. Acompanhado da banda Sabor de Veneno e gravado de forma independente, o disco foi aclamado como o mais inventivo criado fora dos moldes do que se entende por música popular tradicional e solidificou a carreira do então pouco conhecido Arrigo Barnabé."


O disco possui oito faixas, mas boa algumas delas tem uma duração bem maior que canções normais, chegando a passar de sete minutos. Pesquisando em alguns sites a canção que mais se destacou de uma forma ou outra foi a faixa título "Clara Crocodilo" que despontou em alguns festivais e tem toda a característica da Vanguarda Paulista.


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1 Acapulco Drive-In
Arrigo Barnabé/Gilson Gibson/Otávio Fialho/Paulo Barnabé
2
Orgasmo Total
Arrigo Barnabé
3
Diversões Eletrônicas
Arrigo Barnabé/Regina Porto
4
Instante
Arrigo Barnabé
5
Sabor de Veneno
Arrigo Barnabé
6
Infortúnio
Arrigo Barnabé
7
Office-Boy
Arrigo Barnabé
8
Clara Crocodilo
Arrigo Barnabé/Mário Lúcio Cortes 


* Tetê Espíndola participa das faixas 1, 3, 5, 6 e 7
* Itamar Assumpção faz arranjos nas faixas 3 e 6



Ouça o Disco




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...