Facebook

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Grandes Discos Brasileiros | '4.º Xou da Xuxa' - Xuxa (1989)



Na série Grandes Discos Brasileiros vamos voltar a falar de um disco infantil. Em abril falamos do disco da Turma do Balão Mágico de 1983, (link), que teve uma boa repercussão com muitas visualizações. E quando falamos de disco infantil, principalmente as mais antigas lembramos de muitas músicas e artistas e sempre temos nostalgia por ter criado uma marca perante nós, e talvez uma pessoa que deixou uma marca ainda maior em muitas crianças sem dúvidas foi Xuxa que querendo ou não marcou na história da nossa música no quesito vendas.




O disco em que destaco da carreira de Xuxa é o 4.º Xou da Xuxa, lançado em 1989 e me marcou por ter sido o único disco dela que tive e acreditem, eu quando criança não gostava tanto de ouvir música infantil e sim canções mais adultas como artistas da Jovem Guarda, temas de novela ou artistas internacionais do Pop e Rock.

Antes deste disco ter sido lançado a expectativa era enorme por conta do sucesso que foram os três discos anteriores que obtiveram recordes de vendas, ultrapassando dois milhões de cópias. O 4.º Xou da Xuxa que foi o quinto de sua carreira foi lançado no dia 11 de julho de 1989, época de férias escolares, vendendo no total 2.900.000 de cópias, sendo então o quinto disco mais vendido da história da música brasileira.


Contracapa do 4.º Xou da Xuxa

Além do espetacular sucesso de vendas os hits também fez um grande sucesso, mas não nas rádios que sequer tocavam estas músicas, mas no próprio programa da Xuxa ou em festas de aniversários infantis que eram de praxe. 

O disco se destaca pelo planejamento de produção que ele teve. Tudo que foi feito para este disco foi planejado desde a arte da capa a letra das músicas que tinham que ter palavras chaves para serem rapidamente fáceis de decorar e nas melodias o capricho tinha era altamente trabalhado. Para este disco Xuxa contou com a produção de Michael Sullivan e Paulo Massadas que eram grandes nomes deste ramo.


Foto que fazia parte do encarte do disco

Uma das canções mais lembradas deste disco era "Tindolelê" que acredito que foi o maior sucesso deste trabalho por vermos sempre Xuxa cantar no seu programa e até hoje essa canção é um eterno sucesso por conta da nostalgia. A letra da canção é daquelas que as palavras foram estreitamente pensadas para que a criança que ouvisse logo decorasse e que pudesse dançar junto.

A faixa "Milagre da Vida" é uma das minhas favoritas deste disco, talvez a grande favorita que tinham até uns solos de guitarra bem melodiosos. A letra da canção é uma das mais fundamentadas e que tem um apelo emocional bem forte e hoje quem é adulto e teve este disco sempre escolhe esta faixa como as melhores.

Outras canções que destaco que fez sucesso tanto no Xou da Xuxa ou nas festas de aniversário eram "Dona Girafa" que tinha uma letra e melodia bem divertida, "Dinda ou Dindinha" que tinha uma melodia bem rápida e um refrão bom. Destaco "Bobeou Dançou" que também tocou bastante e tem uma letra que talvez hoje nenhum artista faria para um álbum infantil, aliás, muitas canções infantis naquela época tinham algumas letras que falavam de namoro infantil e inclusive tem a faixa "Namorar" neste disco, porém não influenciava em nada e hoje com o politicamente correto essa canção e outras seriam barradas.

Uma faixa marcante era "Recado pra Xuxa" que era interpretado pela cantora Amanda Acosta que cantava em 100% da faixa. A canção representa uma homenagem de uma criança para a Xuxa e a letra tem um apelo emocional bem forte, pelo menos eu achava ela bem emocionante.

As outras faixas não citadas de uma forma ou outra tiveram suas marcas, seja num momento de festa ou por se lembrar do programa Xou da Xuxa que sempre tocavam as canções.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Tindolelê" 
Cid Guerreiro, Dito
2
Bobeou Dançou
Michael Sullivan, Paulo Massadas
3
Conte Comigo
Prêntice, Ronaldo Monteiro de Souza
4
Dinda ou Dindinha
Osmar Osman, Hélio Makumba
5
Namorar
Ed Wilson, Paulo Sérgio Vale
6
Milagre da Vida
Michael Sullivan, Paulo Massadas
7
Recado pra Xuxa
Michael Sullivan, Paulo Massadas
8
Remelexuxa
Chico Roque, Aylson Shalon
9
Vem Dançar Comigo
Zá Henrique, Robertinho do Recife, Â. Matos, Val Martins
10
Dona Girafa
Rubens Alexandre
11
Previsão do Tempo (Sol ou Chuva)
Michael Sullivan, Paulo Massadas
12
Passatempo
Michel Bijou, Guilherme Jr.
13
Estrelinha
Michael Sullivan, Paulo Massadas
14
Alerta
César Costa Filho



Ouça o Disco





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...