Facebook

sábado, 22 de julho de 2017

TOP 10 | Canções da banda Coldplay



A banda Coldplay sem dúvidas é uma das melhores que surgiram no início deste século, trazendo um estilo de Rock que lembra bem seu lugar de origem que é na Inglaterra que se tornou berço de grandes bandas que tocaram o Britpop que é uma forma Alternativa de fazer Rock com destaque as bandas Oasis da cidade de Manchester e Radiohead da cidade de Oxford que foram ícones na década de 90. 

O Coldplay surgiu na cidade de Londres e chegou ao sucesso após a febre do Britpop com a denominação de pós-Britpop tocando Rock Alternativo, Pop Rock e com o passar dos anos até Pop a banda vem experimentando.

Conheci a banda em meados de 2003 quando tocava a canção "Clocks", porém com a forte concorrência do que eu chamo de Black Music e o Pop a canção ficava um pouco perdida em meio a outras bandas como Linkin Park e Evanescence que logo foram amadurecendo seu sucesso. "Clocks" chegou a concorrer ao Grammy Awards e logo percebi a importância da banda que passei a conhecer novos hits como "The Scientist" e "In My Place".

A banda lançou sete discos de estúdio e como grande admirador tenho quase todos seus álbuns, faltando apenas o último, A Head Full of Dreams, que só não adquiri porque o preço realmente era alto e aplicativos de música como o Spotify facilitou muito para ouvir muito este trabalho, porém o meu álbum favorito da banda é A Rush of Blood to the Head de 2002 e acredito que seja o favorito de muitos fãs por este trabalho ter sido impecável, trazendo grandes hits e canções Lado B ótimas. Os álbuns Ghost Stories  e Parachutes seriam meus outros dois trabalhos favoritos.

Abaixo segue a minha lista com as 10 canções favoritas da banda Coldplay e quem reparar a maioria das canções são as mais antigas que realmente são as melhores, porém prevalece a qualidade de alguns trabalhos recentes, mas o que eles trouxeram de 2000 a 2003 são espetaculares.


01 | THE SCIENTIST
2002


É o segundo single do álbum A Rush of Blood to the Head. A canção foi escrita por todos os membros da banda para o álbum. Ela é construído em torno de uma balada de piano, com sua letra contando a história sobre o desejo de um homem por seu amor e um pedido de desculpas. É um dos singles mais populares da banda e foi tema de várias aulas de inglês por conta da melodia mais lenta e uma fácil assimilação das palavras.




02 | IN MY PLACE
2002


Foi o primeiro single lançado também do álbum A Rush of Blood to the Head. A canção foi escrita por todos os membros da banda para o álbum. A faixa é construída em torno de várias batidas de bateria, som alto de guitarra e um coro, sendo praticamente 100% Rock. Essa canção não seria segunda colocada, mas o que me faz colocar nessa posição são as performances ao vivo e na turnê do álbum Mylo Xyloto quando tocavam esta canção vários papéis coloridos eram lançados pela banda na hora do refrão e aquilo era espetacular.


03 | YELLOW
2000


Foi a canção que fez com que muitas pessoas conhecessem o Coldplay em 2000. Foi o segundo single do álbum Parachutes. A banda escreveu e co-produziu a canção com o produtor britânico Ken Nelson. A letra da canção é uma referência ao amor não correspondido do vocalista da banda Chris Martin, e sua base de música é construída sobre uma instrumentação variada e forte. Outro motivo da canção estar nesta colocação são suas performances ao vivo, sempre bem elaboradas e com efeitos, utilizando de grandes bolas de cor amarela.


04 | CLOCKS
2002


Foi escrita por todos membros da banda para o álbum A Rush of Blood to the Head que tem três canções no Top 4, mostrando que este álbum realmente foi muito bem produzido. Construído em torno de um riff de piano que se repete, a canção tem letras enigmáticas de contraste e temas de urgência. Foi com esta canção que conheci o Coldplay, sendo uma marca para mim e quando ouço sinto uma nostalgia. É uma das canções de maior sucesso da banda e que resultou no prêmio Grammy Awards em 2004.


05 | VIVA LA VIDA
2008


Após destacarmos quatro singles dos dois primeiros trabalhos enfim chegamos a "Viva La Vida" de 2008 que pertence ao álbum Viva la Vida or Death and All His Friends. Foi escrita por todos os membros da banda que também produziu junto a um ótimo time de produtores. A letra da canção contém referências históricas e religiosas, e a faixa é construída em torno de uma seção de cordas se repetindo com um fundo de percussão. O sucesso foi enorme sendo primeira colocada nos Estados Unidos e no Reino Unido e lhe rendeu um prêmio Grammy Awards de melhor canção do ano.


06 | TROUBLE
2000


Outro canção que marcou da banda Coldplay. Fez parte da trilha sonora da novela Um Anjo Que Caiu do Céu, porém o CD da trilha sonora conheci apenas em 2003 junto a canção. A banda compôs a música e co-produziu com o produtor britânico Ken Nelson para o álbum Parachutes. A canção repete a palavra "trouble" em toda a letra, e sua base de música é minimalista e possui ótimos vocais de Chris Martin e segundo ele mesmo escreveu "Trouble", como resultado de seu próprio comportamento. Ele lembra, "Havia algumas coisas ruins acontecendo na nossa banda... A canção é sobre o mal comportando de alguém que você realmente ama e eu estava fazendo, certamente para alguns membros da banda.".


07 | MAGIC
2014


Havia uma preocupação com a banda Coldplay após o lançamento de Mylo Xyloto em 2011 por conta de suas canções ter um conteúdo mais Pop, todavia eu gostava daquele álbum. Com o lançamento de Ghosts, em 2014 foi até um alívio para os fãs porque trouxe canções com quase o mesmo parâmetro do conteúdo dos primeiros álbuns. A letra foi composta pelos quatro integrantes da banda e traz uma melodia suave e um refrão espetacular.


08 | SHIVER
2000


É a canção que praticamente abriu as portas para o Coldplay ao mundo, pois foi o primeiro single extraído do álbum Parachutes em 2000, mas não há registros de que a canção tenha feito um sucesso significativo nas rádios britânicas. Esta canção foi composta pelos quatro integrantes da banda que também produziu. A canção contém influências atribuídas ao cantor e compositor americano Jeff Buckley, de quem as primeiras influências do Coldplay foram tiradas. O vocalista Chris Martin admitiu que "Shiver" foi escrita para uma mulher específica, o que fez a mídia gerar várias especulações. 


09 | ADVENTURES OF A LIFETIME
2015


O álbum A Head Full of Dreams deixou alguns fãs com o pé atrás por ele ser mais Pop do que Rock, mas para mim não é o álbum mais fraco da banda, ainda gosto de algumas canções e destaco "Adventure of a Lifetime" que é uma canção muito bem produzida e finalizada. A canção é uma das mais dançantes da banda e mistura eletrônico com pop e com rock. Foi escrita pelos membros da banda juntamente de Stargate, que também produziu a faixa.


10 | FIX YOU
2005


O álbum X&Y é um dos mais elogiados da banda Coldplay que trouxe novas influências, mas numa totalidade toda em Rock, sendo um dos álbuns mais elogiados da banda. Todos os singles deste álbum não chegou a fazer tanto sucesso aqui no Brasil e no mundo afora foram abaixo dos singles dos álbuns anteriores, porém a melhor lembrança fica com a faixa "Fix You" que além de um sucesso razoável é uma obra prima deste trabalho onde é construída em torno de um órgão de igreja, que é acompanhada por tambores em ritmo lento, e um coro singalong. Foi escrita por todos os membros da banda.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...