Facebook

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Lista | Os 15 Melhores Álbuns da Série Acústico MTV



A MTV sem dúvidas foi uma emissora que marcou muito uma geração trazendo música de qualidade, entrevistas inesquecíveis, ótimos programas, presença de grandes artistas não só da música nacional, mas também internacional, premiações como o VMB que teve noites históricas e a minha parte favorita que era a Série Acústico MTV.

O Acústico MTV sem dúvidas ajudou muito na história da música brasileira e também ajudou e alavancou a carreira de alguns artistas musicais que estavam iniciando ou estavam com a carreira em declive e graças a gravação do álbum em CD e DVD muitos grupos de rock alcançaram o patamar de grande estrela nacional.


HISTÓRICO

A série Acústico MTV começou em 1989 e inicialmente, nasceu como programa de televisão e, na sequência, virou um selo musical. Para a indústria fonográfica brasileira a série é considerado um grande sucesso musical, crítico e comercial.

O primeiro programa Acústico MTV foi com o cantor Marcelo Nova, mas em forma de piloto e jamais foi para o ar e nem foi lançado CD e não há nenhum registro de vídeo para que possamos ver. 

O primeiro programa que foi ao ar na televisão foi o Acústico MTV Barão Vermelho em 1991, mas ainda sem a intenção de lançar um álbum para comercializar, tanto que neste programa a banda cantou apenas canções do álbum Na Calada da Noite, todavia após muitos pedidos foi lançado em 2006 o DVD do show.

O primeiro álbum lançado foi do Acústico MTV João Bosco em 1992 que reuniu canções de sucesso apenas utilizando voz e violão.

O Acústico ganhou uma nova cara com Gilberto Gil em 1994 que trouxe sua banda, mais músicos de apoio e quando chegou ao mercado musical notou-se que poderia dar certo com outros artistas como foi com Moraes Moreira em 1995.

A grande virada da MTV, do Acústico, da música brasileira foi no Acústico MTV Titãs em 1997 que teve uma iniciativa que prevaleceu até o último que foi de levar instrumentistas de corda tocando violino, cello e contrabaixo, grande percussionistas para usar instrumentos inusitados, instrumentistas de sopro tocando sax, flauta, trompete e convidados especiais que cedo ou tarde também gravariam um acústico.

No total foram gravados 34 programas Acústicos MTV, sendo lançado no mercado musical 32 CDs cm ótimos números em vendas, tendo como o Acústico MTV Kid Abelha como o mais vendido, chegando a marca de 2 milhões de cópias vendidas que foi alcançado em 2014.


LISTA

Eu sempre fui fã da série e tive o máximo possível dos CDs e alguns dos DVDs. Se for contar apenas os CDs para completar a coleção faltam apenas cinco, mas conheci eles através de outras formas. 

Para quem conhece o Blog sabe que já fiz esta lista no ano de 2012, mas ainda faltavam conhecer alguns álbuns e é sempre bom falar desta série musical que considero a melhor que já foi feito. Vejam abaixo o Top 15.



01 | KID ABELHA
2002

A primeira colocação para esta lista foi difícil decidir. Primeiramente o álbum do Titãs é o mais marcante por ter sido o primeiro a ter ouvido desta série e por ter aberto portas para mim referente ao Rock Nacional, porém o acústico do Kid Abelha além de ser marcante em minha vida considero o melhor no quesito repertório e isso foi decisivo. Quando o álbum foi lançado era possível escutar em vários lugares da cidade, seja em lojas ou em casa de amigos. Adquiri o álbum três anos depois do lançamento e o vício em ouvi-lo continuava. O grupo trouxe 19 faixas no CD sendo eles grandes sucessos da sua carreira e ainda trouxe canções inéditas que foram incríveis sucessos como a faixa "Nada Sei".



02 | TITÃS
1997

Como dito na introdução este álbum marcou a história da MTV e dos próprios Titãs que estava num declive em sua carreira, mas ainda eram uma das bandas favoritas, porém o seu acústico acabou levando a banda ao patamar de melhor banda novamente e este álbum foi um enorme sucesso ultrapassando a marca de um milhão de cópias. No álbum tem 22 faixas e traz grandes sucessos da banda dos anos 80 e fez algumas novas roupagens como "Pra Dizer Adeus" que era do primeiro álbum e acabou sendo o maior sucesso deste trabalho. É um dos cinco discos mais marcantes da minha história.




03 | ULTRAJE A RIGOR
2005

Sempre gostei da banda Ultraje a Rigor e esse acústico marcou por ter acompanhado desde a notícia que seria gravado pela MTV e seus bastidores até chegar o dia da gravação. O resultado na minha opinião ficou impecável, trazendo 18 faixas incluindo grandes sucessos dos anos 80 e poucas faixas inéditas e a forma como ele foi produzido, finalizado é espetacular só de ouvir e notar como a banda estava bem afinada. Não é um acústico que se diz favorita de muitas pessoas, mas é bom ter essa particularidade.



04 | CAPITAL INICIAL
2000

O Acústico MTV tinha uma função importante mesmo que sem querer que era "ressuscitar" algumas bandas e foi o caso do Capital Inicial que passou grande parte dos Anos 90 apagado por conta de Dinho Ouro Preto ter saído em 1991 e retornado em 1998 com um razoável sucesso, mas assim que lançou o acústico o sucesso foi espetacular, pois parecia que era uma banda nova e adolescentes se encantavam com a banda e só pediam para tocar "Natacha" que talvez seja o maior sucesso da banda em sua história. O álbum trouxe 14 faixas que foram muito bem escolhidas e a produção foi simplesmente feita por Marcelo Sussekind.



05 | O RAPPA
2005

Quando lançado causou uma rápida decepção por conta do repertório não conter algumas canções importantes, mas a qualidade das músicas e a da produção que contou com canções Lado B da história do grupo fez com que muitos se encantassem. O Rappa eu considero um dos mais criativos por conta da inovação de Marcelo Lobato que trouxe instrumentos um tanto quanto inusitados e que ficou espetacular em algumas faixas, entre ela um kit de campainhas para usar na faixa "Pescador de Ilusões" que ganhou uma roupagem maravilhosa.



06 | IRA!
2004

Esse acústico ficou simplesmente lindo e o Ira! acabou ganhando um novo patamar após o lançamento. O grupo era conhecido por poucas pessoas, principalmente em São Paulo onde era seu berço musical e quem era de fora conhecia algumas poucas canções, mas com o seu acústico a quantidade de fãs subiu e os velhos fãs voltaram a ouvir a banda que precisava de um trabalho desse para reviver em alta sua carreira. O grupo incluiu 17 faixas no álbum trazendo sucessos eternos e faixas inéditas, mas foram as canções antigas que tocaram muito na rádio como "Eu Quero Sempre Mais" que teve a participação de Pitty.



07 | CHARLIE BROWN JR.
2003

Acredito que este acústico em uma eleição popular seja escolhido como o melhor dos 34 gravados. A qualidade e a forma irreverente do Chorão que estava inspirado junto com o baixista Champignon traduziu num grande resultado final. O acústico do Charlie Brown Jr. trouxe 20 faixas sendo eles grandes sucessos já consagrados, mas as faixas inéditas foram um enorme sucesso, entre elas "Não Uso Sapato" que é a minha favorita.



08 | MARINA LIMA
2003

Não é um álbum da série Acústico MTV tão lembrado, isso porque a maioria das gravações nesse período eram de bandas de Rock, todavia Marina Lima seria a quarta cantora em solo gravar um álbum da série. Forma 14 faixas muito bem escolhidas e a qualidade das canções gravadas ficaram espetaculares e vimos uma Marina Lima empolgada, feliz e afinada em todas as faixas. Quem ainda não ouviu recomendo, pois para mim marcou muito a época que lançou.



09 | PAULINHO DA VIOLA
2007

Foi um dos últimos álbuns da série gravado e o quarto no estilo samba. Acredito que foi uma ideia genial da MTV em convidar Paulinho da Viola para gravar o álbum que acabou aproximando o cantor a novas pessoas como eu que conhecia poucas canções e fiquei arrepiado com a qualidade das faixas que foram muito bem produzidas. Paulinho trouxe sua banda e convidou uma orquestra para fazer parte do álbum em 15 faixas.



10 | CIDADE NEGRA
2002

O Cidade Negra é a única banda de reggae a gravar o Acústico MTV e foi um dos mais bem recebidos pela crítica. O grupo convidou músicos renomados e um trio de backing vocals esplendoroso para participarem de 17 faixas que foram gravados para o álbum e o sucesso inesquecível é "Girassol" que tocou muito nas rádios.



11 | ENGENHEIROS DO HAWAII
2004

Este álbum da série Acústico MTV é um dos mais populares e um dos que mais renderam boas críticas. A escolha das 18 faixas e a forma como todas foram gravadas e produzidas deixaram o resultado muito bom. Humberto tocou violão praticamente em todas as faixas e estava afinado e os integrantes do Engenheiros do Hawaii naquela época ainda bem que ajudou a fazer um grande disco na história do grupo.



12 | CÁSSIA ELLER
2001

Foi o último álbum gravado por Cássia Eller que faleceu meses depois. A cantora estava no seu melhor momento da carreira graças ao seu Acústico MTV que é um dos mais marcantes da série e tem sido um dos favoritos de muitas pessoas. A qualidade das canções escolhidas ficaram espetaculares e novas roupagens para algumas canções deixaram com outra cara. A canção "Malandragem" além de ser a melhor do álbum é uma das canções de maior sucesso da série.



13 | LENINE
2006

O cantor Lenine nesta época era um dos cantores mais aclamados da MPB e foi gravar o acústico tentando ganhar um público que era jovem e pouco conhecia o músico. De fato o álbum foi um sucesso e muitos jovens como eu passou a admirar os trabalhos anteriores do músico. O próprio Lenine produziu o álbum que tem uma qualidade ímpar e rendeu prêmios pela qualidade alcançada.



14 | GILBERTO GIL
1994

Este Acústico MTV marcou por ter sido mais robusto e Gilberto Gil levou muito a sério este álbum que trouxe grandes canções da sua carreira e algumas foram interpretadas de uma forma bem diferente como "Realce". A banda estava afinadíssima e Gil conseguiu com este trabalho alcançar novos fãs.



15 | LEGIÃO URBANA
1992

Este acústico foi simples, porém muito bem aceito pelos fãs. O Acústico MTV do Legião Urbana foi gravado apenas pelo trio que tinha a intenção de apenas divulgar o álbum V e naquela época ainda não se pensava em gravar álbum e tampouco convidar músicos e instrumentistas. O CD foi lançado anos depois com o intuito de homenagear Renato Russo.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...