Facebook

terça-feira, 20 de junho de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Transpiração Contínua Prolongada' - Charlie Brown Jr. (1997)



Uma das bandas de Rock mais marcantes do fim dos anos 90 e que teve um segmento perfeito durante os anos 2000 foi Charlie Brown Jr. que trouxe uma sonoridade até conhecida por alguns roqueiros, mas bem restrito que é um estilo alternativo, misturando rap-rock, skate punk e o funk rock, deixando o Rock com uma cara mais caiçara e principalmente o Skate que era um esporte praticado por parte da banda, mas Chorão era o que mais amava praticar.




A banda Charlie Brown Jr. foi formada em 1992 em Santos e teve que percorrer um longo caminho até ganhar uma grande chance de gravar seu primeiro disco que foi realizado no ano de 1997 com o título Transpiração Contínua Prolongada. O disco assim como a banda de fato eram ótimos e conseguiu um grande empurrão do produtor Rick Bonadio que era um caça talentos-nato. Além de produzir o disco Rick também tocou em algumas faixas que estão presentes neste CD e trabalhou muito na questão de Marketing e distribuição do CD para lojas, emissoras de TV e Rádio, sendo de fato um "sexto integrante", já que a banda era formada por cinco integrantes.


A banda em meados de 1997


Falei no começo que a banda é de Rock, porém mistura outros estilos deixando-o bem alternativo. Na descrição este álbum tem a mistura de estilos como Skate punk, rap rock, funk rock, ska, rap metal, reggae, rock alternativo. Ficou um estilo que particularmente outra banda não conseguiu alcançar da forma como Charlie Brown Jr. fez.

Rapidamente a banda foi alcançando o sucesso, passo a passo e degrau a degrau chegando a tocar até então em todas as rádios Rock e Pop do Brasil. A questão de ser um novo tipo de som e as letras que misturavam humor, críticas sociais e histórias cotidianas fez com que o álbum e suas canções fizessem um enorme sucesso.




O primeiro single do álbum foi "O Coro Vai Comê!" que acabou se tornando uma carta de apresentação da banda para o público que logo o conhecia com os dizeres "Corra pra ver o que acontece. E volte aqui pra me falar. O que parou a cidade inteira novamente / Meu, tu não sabe o que aconteceu! Os caras do Charlie Brown invadiram a cidade!". 

O segundo single deste álbum é o grande hit que acabou se tornando que foi "Proibida pra Mim (Grazon)" que chegou a alcançar a primeira colocação em várias emissoras de rádios. A canção fez tanto sucesso que em paradas anuais nos anos 2000 esta canção ainda aparecia. A letra foi feita por Chorão para a sua namorada, que posteriormente se tornou sua esposa, Graziela Gonçalves, a quem ele chamava carinhosamente de Grazon. Graças a este single o disco alcançou uma vendagem ainda melhor. O videoclipe desta canção ganhou o VMB da MTV na categoria revelação.




O terceiro single foi "Tudo que Ela Gosta de Escutar" que é uma das minhas favoritas deste disco. O single quando foi lançado nas rádios disputaria com os dois primeiros singles que ainda estavam nas paradas de sucesso. A música é uma grande ironia com a vida do vocalista Chorão. Durante uma mudança do seu pai para São Paulo, quando teve de se ajeitar numa pensão na bocada, Chorão passou por uns tempos difíceis em sua vida. Este fato serviu de inspiração para a composição da letra da música.

No ano de 1998 o disco ainda era um enorme sucesso e mais um single foi lançado que seria o meu favorito deste disco que é faixa "Quinta-Feira". A canção fala de um homem que tinha tudo para dar certo na vida, e se viciou em cocaína. Se viciou a ponto de perder tudo e ter que ir morar na rua, passando frio, por isso fala da fogueira. A canção além de ter uma letra muito bem composta, tem uma sonoridade espetacular, sobretudo com os riffs de baixo realizados por Champignon que é um dos maiores baixistas que o Brasil já teve.

Uma canção que chama a atenção é "Aquela Paz" que seria uma mantra da banda quando queria mostrar alguma mensagem ou alguma lição, geralmente o ritmo da canção era um pouco mais lenta que o normal.


Integrantes da banda neste álbum:

Chorão - vocal
Thiago Castanho - guitarra, backing vocal
Marcão - guitarra
Champignon - baixo elétrico, backing vocal, beat-box
Renato Pelado - bateria


O disco vendeu naquele período mais de 250 cópias, mas conforme os anos foram passando as vendas continuavam e em 2013 o disco chegou na incrível marca de 500 mil cópias. Além disso o Transpiração Contínua Prolongada é considerado um dos maiores álbuns de rock da de´cada de 90 e inspirou novas bandas e marcou uma geração que na qual eu fiz parte.


Faixas

Faixa Título


1
Tributo ao Frango da Malásia (Instrumental)
2
O Coro Vai Comê!
3
Tudo que Ela Gosta de Escutar
4
Sheik
5
Hei! Arreia... (Instrumental)
6
Gimme o Anel
7
Molengol´s Groove (Instrumental)
8
Aquela Paz
9
Quinta-Feira
10
Proibida pra Mim (Grazon)
11
Lombra
12
Corra Vagabundo
13
Falar, falar...
14
Festa
15
Escalas Tropicais (Part. Lagoa 66)
16
Charlie Brown Jr. (Deixa Estar Que Eu Sigo Em Frente)



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...