Facebook

domingo, 4 de junho de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Os Cães Ladram mas a Caravana Não Pára' - Planet Hemp (1997)



Hoje o artista escolhido para a série Grandes Discos Brasileiros é o Planet Hemp que foi criada por Marcelo D2 e Skunk em 1993 no Rio de Janeiro, tendo como integrantes originais Marcelo D2, Rafael Crespo, BNegão, Formigão e Bacalhau. O grupo tem um explícito posicionamento a favor da legalização da cannabis (maconha) e foi acusado de fazer apologia ao uso, fato que gerou muitas divergências, mas o grupo também fazia críticas sociais em suas canções.

A mistura de ritmos do Planet Hemp era bastante interessante e se perguntar qual o estilo da banda ou de cada disco fica até difícil dizer, mas se for denominar em apenas um nome específico seria o estilo rap-rock.




O disco escolhido é Os Cães Ladram mas a Caravana Não Pára, lançado em 1997. Sim, mais um disco de 1997 que parece ter sido um ano incrível para a nossa música e esse disco chegou num momento de crescimento de estilos musicais como o Rap, Hip Hop e estilos alternativos como o Rap-Rock do Planet Hemp que era um grande sucesso nas paradas de sucesso e em vendas de CDs nas lojas.

É o segundo disco do grupo que foi produzido por Mario Caldato Jr. famoso por seu trabalho com o grupo de hip hop americano Beastie Boys. O vocalista BNegão saiu do Planet Hemp na época para se dedicar à sua banda original, The Funk Fuckers, mas participa do disco na maioria das faixas. No seu lugar entrou o velho parceiro da banda Gustavo Black Alien.




O álbum foi um grande sucesso de venda, ultrapassando mais de 500 mil cópias e uma legião de fãs eles conquistaram com sua música e as mensagens nelas postas. A qualidade das canções em termos de melodia eram perfeitas que misturara o rock pesado e o hardcore com o rap, ficando uma mistura bem interessante. Víamos outras misturas como o metal com piano e interpretações fortes dos vocalistas das bandas.

O álbum abre com a canção "Zerovinteum" que representa bem essa mistura e vem de forma pesada e com uma interpretação forte de todos os vocalistas.

O grande sucesso deste álbum foi a faixa "Queimando Tudo" que tem uma letra que faz o explícito posicionamento pela legalização da maconha. A canção fez um enorme sucesso e por conta da "polêmica" a canção sofreu algumas dificuldades de exibição em algumas emissoras, mas fez um grande sucesso de qualquer maneira e ainda mais com seu clipe muito bem produzido.

Vemos no álbum muito peso e hardcore nas canções "100% Hardcore" que faz lembrar muito as bandas de Metal e do próprio estilo Hardcore. Vemos também faixas deste tipo em "Adoled (The Ocean)", "Seus Amigos".

Outra sacada boa de mistura de ritmos é colocar samba em suas faixas, algumas delas apenas introduzidas e outras completamente faixa só de samba como vemos em "Nega do Cabelo Duro", diferente por exemplo da faixa "O Bicho Tá Pegando" que inicia com um sample de samba e a canção continua de forma rap-rock.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Zerovinteum
Marcelo D2, BNegão, Black Alien
2
Queimando Tudo
Marcelo D2, Black Alien
3
Hip Hop Rio
Marcelo D2
4
Bossa
(Instrumental)
5
100% Hardcore
Marcelo D2, BNegão
6
Biruta
(Instrumental)
7
Mão Na Cabeça
Marcelo D2
8
O Bicho Tá Pegando
Marcelo D2, BNegão
9
Adoled (The Ocean)
Marcelo D2, BNegão
10
Seus Amigos
Katinha
11
Paga Pau
Marcelo D2
12
Rappers Reais
Marcelo D2, Skunk
13
Nega do Cabelo Duro
Rubens Soares, David Nasser
14
Hemp Family
Marcelo D2
15
@#*&@#*& (Quem Me Cobrou?)
Marcelo D2
16
Se Liga
Marcelo D2



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...