Facebook

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Nós Vamos Invadir sua Praia' - Ultraje a Rigor (1985)



Acho que chegou a hora de falar deste incrível disco e que é considerado por muitos críticos como um dos maiores discos de estreia de uma banda em toda história da nossa música e eu concordo, pois o Nós Vamos Invadir sua Praia simplesmente fenomenal e incrível.

Mas antes de falar deste disco vamos falar rapidamente de Ultraje a Rigor que surgiu no início dos anos 80, mas tocava apenar covers. A banda deu início com os integrantes composta por Roger, Leôspa, Sílvio e Edgard Scandurra, mas para quem conhece a história da banda sabe que mudou muita coisa referente a integrantes, tendo em vista que Roger Moreira, o vocalista, foi o único que permaneceu durante toda a história da banda. Anos depois, exatamente em 1983 a banda já fazia shows com algumas canções próprias e a possibilidade de gravar seu primeiro disco crescia cada vez mais, já que algumas canções fazia sucesso entre os jovens em muitos shows que eles faziam.




Quando o disco Nós Vamos Invadir sua Praia começou a ser gravado, algumas canções já estavam definidas por já terem sido gravados em compactos e outras já tocavam em shows, ou seja, este disco foi a junção das canções que já estavam dando certo, por isso ele é considerado um disco de estreia tão espetacular.

O disco teve a produção de dois grandes nomes do mercado musical, sendo eles Liminha e Pena Schmidt. E para quem os conhece sabe que eles, sobretudo Liminha quando estava a frente de alguma produção de disco algo muito bacana estava por vir e era certeza de sucesso.


Contracapa do disco

O título do disco é explicado pelo produtor Pena Schmidt como uma provocação das bandas paulistas aos grupos cariocas, pelo fato de estar chegando uma geração de paulistas fazendo sucesso no Rio de Janeiro, um dos berços do rock nacional dos anos 1980.

O disco corria riscos de ser barrada pela Censura Federal e uma canção muito importante da carreira do grupo que seria uma possível barrada era "Inútil" que tinha uma letra crítica falando das pessoas que são incapazes de fazer muitas coisas como escolher presidente, tomar conta de si mesmo, escovar os dentes, não saber dirigir carro, entre outras coisas e tudo isso explicado com um propósito erro de gramática como "a gente faz..." ou "a gente somos inútil". A canção foi tão importante que fez um sucesso enorme, não foi barrada pela Censura e se tornou uma das maiores canções da música brasileira. Caso essa canção fosse barrada seria trocada pela faixa "Ricota", mas foi incluída numa edição especial de 2001.




Deste disco eu gosto muito da faixa "Nós Vamos Invadir sua Praia", que dá nome ao disco. A canção já fala exatamente da ideia inicial que era a provação de paulistas contra cariocas. A letra da canção é puro humor e a melodia é um rock misturado surf e new wave.

A faixa "Rebelde sem Causa" foi outra que fez muito sucesso e antes do disco ser lançado, mas a canção ganhou um ar ainda melhor na gravação do disco. E para quem conhece repara que a letra é uma crítica a pessoas que são bem cuidadas ou até mesmo mimados pelos pais, mas não conseguem se encontrar diante de tanto zelo e preferem se rebelar do que ser um cara normal.




A faixa "Ciúme" se tornou um hino de quando se trata deste sentimento. Era normal nos anos 80 e 90 alguém sentir ciúmes de algo ou alguém e um grupo de amigos cantar "mas eu me morde de ciúme...". A canção é outra obra prima do Ultraje a Rigor com uma letra bem humorada em ritmo de rock mais pesado.

Uma das canções que ficou bem popular deste disco e que foi até polêmica foi a faixa "Marylou" que falava de uma galinha e o dono desta galinha ficou com fome e o restante todo mundo já deve saber.

Demais faixas deste disco também fizeram sucesso, tanto nas emissoras de rádios paulistas, cariocas de nos demais lugares no Brasil e também nos shows que eram sempre pedidos. Uma destas faixas são "Zoraide" que particularmente gosto muito e "Mim Quer Tocar".


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Nós Vamos Invadir sua Praia 
Roger Moreira
2
Rebelde sem Causa
Roger Moreira
3
Mim Quer Tocar
Roger Moreira
4
Zoraide
Roger Moreira
5
Ciúme
Roger Moreira
6
Inútil
Roger Moreira
7
Marylou
Edgard Scandurra, Maurício, Roger Moreira
8
Jesse Go
Maurício, Roger Moreira
9
Eu Me Amo
Roger Moreira
10
Se Você Sabia
Roger Moreira
11
Independente Futebol Clube
Roger Moreira



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...