Facebook

sábado, 10 de junho de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Elis & Tom' - Elis Regina e Tom Jobim (1974)



Este disco com certeza seria destacado na série Grandes Discos Brasileiros por conta da genialidade de técnica, vozes, melodias, letras e interpretações, mas o que me levou a escrever sobre o incrível disco Elis & Tom de 1974 é que ele será tema de vestibular, entrando na lista de leituras obrigatórias da UFRGS para as provas de 2018, ao lado de clássicos e destaques recentes da literatura em língua portuguesa. 




Elis Regina é considerada até hoje por muitas pessoas a melhor voz feminina da nossa música brasileira e numa lista com homens e mulheres ela se destaca entre os três maiores. Tom Jobim é um artista que mudou a nossa MPB com sua Bossa Nova, suas composições e seu jeito único de tocar piano e cantar, tornando um dos dez maiores artistas brasileiros de todos os tempos...




... Agora imagine juntar dois grandes artistas da nossa música para a gravação de um disco? Foi o que aconteceu em 1974 e o resultado ficou espetacular. Com as melodias, composições e voz de Tom Jobim se juntando a potente voz e capacidade de interpretação de Elis Regina ambos eternizaram essa parceria.

O disco contou ainda com um time bem forte musicalmente na parte da produção como os arranjos de César Camargo Mariano, pianista e então marido de Elis, que inovou utilizando instrumentos elétricos na bossa nova. No disco tem também o produtor Aloísio de Oliveira, o violonista Hélio Delmiro, o baixista Luizão e o baterista Paulinho Braga.

O disco foi gravado e produzido em Los Angeles, nos Estados Unidos na MGM Studios. Primeiramente os produtores e instrumentistas viajaram, logo depois Tom Jobim e dias depois Elis Regina chegava para gravar sua voz. Haviam incertezas, insegurança e desacordos com a gravação do disco por conta da personalidade musical de Tom, Elis e produtores.



Elis & Tom foi um sucesso de vendas e atendeu a todas as expectativas de Elis, Jobim e da gravadora. Segundo a Billboard, tornou-se um dos álbuns brasileiros mais vendidos de todos os tempos. Mesmo décadas depois do seu lançamento, as vendas continuaram a acontecer. Para promover o disco, Elis e Tom realizaram em outubro de 1974 dois shows no Teatro Bandeirantes em São Paulo e outro no Hotel Nacional do Rio de Janeiro, onde também gravaram um videoclipe de "Águas de Março" para o programa televisivo Fantástico da Rede Globo.


Clipe "Águas de Março"



Vamos falar de "Águas de Março" que é considerada por muitas pessoas e até por mim como a melhor canção brasileira de todos os tempos por ter uma letra muito bem inspirada, bem composta com um conceito bem pensado, sem falar na melodia que é dezenas de elogios que eu poderia fazer por conta da sua formosa perfeição.

A faixa que abre o disco, merece uma atenção especial. Ela já havia sido interpretada diversas vezes em 1972: foi lançada no compacto Disco de Bolso, o Tom de Jobim e o Tal de João Bosco, depois gravada por Jobim no disco Matita Perê, e nesse mesmo ano pela própria Elis no disco Elis. Ganhou novas roupagens posteriormente, e versões em inglês, mas sem dúvida alguma o sucesso maior foi conquistado pelo dueto deste disco. Foi apontada por estudiosos, jornalistas e críticos de música como a segunda maior canção de todo o cancioneiro brasileiro pela Rolling Stone, perdendo apenas para "Construção", de Chico Buarque, a versão do disco Elis & Tom foi tida como a versão definitiva.




As demais 13 faixas merecem também atenções especiais por conta do capricho e da produção que foi muito bem realizada. Canções já conhecidas interpretadas por Tom Jobim esteve nesse disco novamente e foram repaginadas, tais como "Corcovado" que teve uma bela repaginada em sua melodia, mas sem perder a essência, mas a grande mudança, claro, foi a voz de Elis que deixou a canção ainda mais interessante e assim vemos em todo o disco. Tom Jobim adicionou um vocal abafado aos refrões de Elis nessa faixa, onde o arranjo de flautas cadenciadas e de cordas em segundo plano garantem um clima sensual e triste.

Outra faixa que destaco no disco é "Só Tinha de Ser com Você" que é uma das minhas favoritas. Essa canção foi uma das que mais vi sendo regravadas e em vários estilos, mas na voz de Elis achei a melhor.

Nas faixas "Retrato em Branco e Preto" e "Modinha" foi a única canção do disco a ser inteiramente arranjada por Jobim, o maestro participa apenas com o seu piano, enquanto que a gravação de "Por Toda a Minha Vida" conta apenas com a orquestra e o vocal de Elis. O resultado dessas canções garante uma sonoridade diferente das outras faixas bossanovistas: tanto o vocal quanto o clima orquestrado são mais dramáticos. Tom Jobim tocou piano e violão na faixa "Chovendo na Roseira", a segunda canção ecológica do disco depois de "Águas de Março".

Em 2 de junho de 1990, o disco foi lançado pela primeira vez em CD pela Verve Records (Universal Music). O lançamento foi feito com uma restauração e maior nitidez sonora através da série Verve by Request, que apresentava reedições bastante solicitadas pelos consumidores e ouvintes em geral. Em agosto de 2004, a Trama, coordenada por João Marcelo Bôscoli, filho de Elis, em parceria com a Universal Music, lançou uma edição especial de comemoração dos 30 anos do disco, com supervisão de César Camargo Mariano. A edição especial conta com diálogos de bastidores entre os músicos e duas faixas bônus: uma versão alternativa de "Fotografia" e a canção "Bonita", retirada do repertório porque Elis não havia gostado de sua pronúncia em inglês.

No começo do texto citei que o disco Elis & Tom seria tema de estudos para vestibulares em uma faculdade do Rio Grande do Sul e segundo lendo as notícias, apenas duas canções serão de fato usadas como estudos e interpretações nestas provas e serão elas "Águas de Março" e "Retrato em Branco e Preto".


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1
Águas de Março
Tom Jobim
2
Pois É
Tom Jobim, Chico Buarque
3
Só Tinha de Ser com Você
Tom Jobim, Aloísio de Oliveira
4
Modinha
Tom Jobim, Vinicius de Moraes
5
Triste
Tom Jobim
6
Corcovado
Tom Jobim
7
O Que Tinha de Ser
Tom Jobim, Vinicius de Moraes
8
Retrato em Branco e Preto
Tom Jobim, Chico Buarque
9
Brigas, Nunca Mais
Tom Jobim, Vinicius de Moraes
10
Por toda a Minha Vida
Tom Jobim, Vinicius de Moraes
11
Fotografia
Tom Jobim
12
Soneto de Separação
Tom Jobim, Vinicius de Moraes
13
Chovendo na Roseira
Tom Jobim
14
Inútil Paisagem
Tom Jobim, Aloísio de Oliveira



Bônus

1 Fotografia
Tom Jobim
2 Bonita Tom Jobim



Ouça o Disco




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...