Facebook

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Vivendo e Não Aprendendo' - Ira! (1986)



Se é um estilo musical brasileiro que gosto de ouvir é o Rock e as melhores bandas deste estilo surgiram em sua grande maioria na década de 80 e entre eles uma banda que fez parte da cena paulistana do Rock onde algumas bandas faziam sucesso pela cidade e na região, mas algumas ultrapassaram barreiras e fizeram sucesso em berços como Brasília e Rio de Janeiro. Entre essas grandes bandas de Rock Paulistana destacamos o Ira! que apareceu com canções alternativas do rock e com leve punk que era um estilo que arrepiava as ruas de São Paulo.



Foram gravados três discos na década de 80, sendo que o primeiro foi lançado ainda em 1985 que em breve iremos destacar, mas primeiramente vamos de Vivendo e Não Aprendendo que é na minha opinião o melhor disco do grupo Ira!.  O disco tem uma energia muito boa, trazendo um pouco do Punk, aliás eles auto intitulam "pós punk", porém o mais bacana deste disco é que ou ouvi-lo a sensação de estar na cidade de São Paulo, sobretudo no centro é bem nítida, até por conta da sua forte identificação com a cidade que é interpretada neste disco em algumas faixas.


Ira! com a formação em 1986

O disco contou com uma boa produção e bons produtores, entre eles Pena Schimdt, Vitor Farias, Paulo Junqueiro e Liminha que era o produtor com uma ótima capacidade de trabalhar e extrair o melhor de cada artista e banda, porém a relação entre Ira! e Liminha foi tensa e acabou que parte do trabalho não foi concluído pelo produtor e sim por outros.

Antes do disco ser lançado dois singles já faziam um enorme sucesso nas rádios paulistanas e são canções eternas para fãs do grupo, sendo elas "Envelheço Na Cidade" que é uma canção praticamente um hino da cidade de São Paulo nos Anos 80 e fez um sucesso de forma esfuziante que acabou se espalhando para o resto do Brasil, sendo inclusive tema para festas de aniversário para alguns nostálgicos. A outra canção de grande sucesso antes do disco ser lançado era "Dias de Luta"  que foi inspirado do livro de mesmo nome, escrita pelo autor Ricardo Alexandre. A canção tem uma letra bem forte e tem uma forma bem peculiar de lembrar do momento que vivia não só a cidade de São Paulo, mas como no Brasil.




Quando o disco foi lançados e algumas semanas já tinha alcançado a marca de 100 mil cópias e a crítica em suas revistas e jornais elogiavam o formidável trabalho do grupo, tendo uma ótima afinação entre os instrumentos, a voz parruda de Nasi e o talento de composição de Edgard Scandurra que além disso era um grande guitarrista.

Quando o disco chegou aos aparelhos de som das pessoas tiveram acesso a outras canções de bom gosto e destacamos algumas como "Flores Em Você" que é uma canção atípica deste álbum, sendo utilizada instrumentos de orquestra como o violoncelo. A letra é simplesmente uma poesia e teve uma construção extraordinário sobre a melodia, sendo para mim a canção melhor produzida da história do grupo, mas não que seja a sua melhor canção.

"Tanto Quanto Eu" é uma canção que tem uma cara do que se chama de pós punk e vem com uma letra bem provocativa e vemos isso na letra dizendo que sabe do que a pessoa é capaz, mas tanto quanto ele.

Outra canção de ótima letra em poesia é "Quinze Anos (Vivendo E Não Aprendendo)" que seria uma inspiração do próprio momento de Edgard Scandurra que vivia alguns momento na década de 80 e se via quando era um adolescente de 15 anos.

Duas letras foram consideradas polêmicas, sendo elas "Gritos na Multidão" que era para ser lançado em 1984, mas a gravadora até então pediu para que esta faixa não fosse incluído no primeiro álbum. A outra canção é "Pobre Paulista" que também estaria no primeiro compacto da banda. A letra seria uma crítica à opressão dos governantes de sua cidade, mas há quem julgaste que a letra era considerada um ato de xenofobia contra as populações de migrantes provenientes de outras regiões do Brasil que encontram residência e trabalho em São Paulo.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Envelheço Na Cidade
Edgard Scandurra
2
Casa De Papel
Edgard Scandurra
3
Dias de Luta
Edgard Scandurra
4
Tanto Quanto Eu
Edgard Scandurra, Gasparini
5
Vitrine Viva
Edgard Scandurra, Luis Arnaldo Braga
6
Flores Em Você
Edgard Scandurra
7
Quinze Anos (Vivendo E Não Aprendendo)
Edgard Scandurra, Gasparini
8
Nas Ruas
Edgard Scandurra
9
Gritos Na Multidão
Edgard Scandurra
10
Pobre Paulista
Edgard Scandurra



Ouça o Disco

A versão do disco é da edição remasterizada lançada em 2000 que contou com mais cinco faixas extras.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...