Facebook

domingo, 28 de maio de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Falso Brilhante' - Elis Regina (1976)


Não é segredo para ninguém, mas Elis Regina é considerada por uma grande maioria de brasileiros a melhor cantora de todos os tempos de nossa pátria amada e isso é por conta do seu grau e nível técnico alto e potente em sua voz e uma capacidade monstruosa de interpretação que dava vida e sentimento a cada palavra e frase de grandes canções do seu repertório. Infelizmente Elis nos deixou ainda muito nova, com seus 36 anos de idade e estava no seu auge que jamais acabava. Apesar de partir cedo suas lembranças estão cada vez mais vivas em canções, discos e documentários deixados.



Apesar de nos deixar cedo, Elis Regina gravou 18 discos de estúdio e muitos deles com estilos diferentes e esperamos retratar deles aqui futuramente, mas hoje quero destacar o que eu considero como meu favorito e talvez de alguns que é Falso Brilhante, lançado no ano de 1976 e neste disco Elis mostra um poder vocal espetacular e saiu nesse trabalho seu maior sucesso.




A história do Falso Brilhante começou em 1975 quando Elis Regina fazia shows com este nome com o objetivo de contar sua história, vida e carreira, sem deixar de lado as críticas à ditadura militar brasileira; tudo isso num ambiente um tanto circense como ficou o resultado na capa do disco.


Elis Regina nos anos 70

O show Falso Brilhante foi um sucesso espetacular de público e crítica e lhe acabou rendendo além do disco teve um número de 1200 apresentações, sendo até então um número altíssimo. O sucesso de crítica foi alto que nomeou como sucesso absoluto e lendário ainda não alcançado por nenhum outro artista e Elis ganhou uma 'classificação' máxima de cantora. A turnê durou até o início do ano de 1977.



No disco haviam dez faixas e todas elas compostas por autores diferentes, entre eles Belchior, Chico Buarque e João Bosco.

Entre as faixas a de maior repercussão, sucesso e memorável foi "Como Nossos Pais" que é o maior sucesso de Elis Regina. A canção foi escrita por Belchior no ano de 1976 e nessa época explodia a Ditadura Militar e quando ela foi escrita pensava-se nesse momento conturbado e estava cada vez mais piorando como por exemplo a proibição seletiva de pessoas que não podiam sair nas ruas para passear, namorar, ir ao parque, ao cinema, ao museu. Esse momento causou revolta em algumas pessoas e comodismo em outras que não faziam nada por si mesmos, talvez por medo ou talvez por hipocrisia por saber que são feitos para serem governados. A canção quando foi executada em seus shows logo se compreendeu o recado e com a voz de Elis essa canção é eterna até hoje, sendo executada em vários cantos.




Outra canção que marcou muito e fez um enorme sucesso de repercussão e crítica foi "Velha Roupa Colorida", também escrita por Belchior. Nessa canção o ritmo é mais acelerado, dançante, mas temos a maravilhosa interpretação de Elis que faz uns graves espetaculares.

Uma das minhas canções favoritas é "Fascinação" que é uma outra obra prima de interpretação a nível altíssimo de Elis Regina. A letra é uma bela poesia, sem falar na composição melódica que ajudou muito a deixa essa canção estratosfericamente linda. Outra canção desse mesmo nível de melodia e letra poética foi em "Tatuagem", escrita por Chico Buarque.

Uma canção que me chama atenção pela letra é "Jardins de Infância" que foi escrita por João Bosco e Aldir Blanc. Como a turnê deste disco contava a história e vida de Elis Regina creio que apesar de não ter sido de sua autoria a letra deve explanar muito bem momentos de sua vida, mas pode ter sido uma canção já encomendada pela cantora.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Como Nossos Pais
Belchior
2
Velha Roupa Colorida
Belchior
3
Los Hermanos
Atahualpa Yupanqui
4
Um por Todos
João Bosco, Aldir Blanc
5
Fascinação
Versão: Armando Louzada
6
Jardins de Infância
João Bosco, Aldir Blanc
7
Quero
Thomas Roth
8
Gracias a la Vida
Violeta Parra
9
O Cavaleiro e os Moinhos
João Bosco, Aldir Blanc
10
Tatuagem
Chico Buarque, Ruy Guerra


Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...