Facebook

sexta-feira, 17 de março de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão' - Marisa Monte (1994)



Dando sequência a série Grandes Discos Brasileiros, o próximo trabalho é um dos meus dez discos favoritos como daqueles que foram produzidos de forma primorosa, com qualidade extrema unindo boas letras, grandes arranjos e a voz de Marisa Monte que em 1994 era até então a que mais chamava a atenção.

Marisa Monte começou sua carreira em 1987, mas ela se preparou muito para chegar ao melhor nível de voz e interpretação. Estudou canto, piano e bateria na infância. Em 1982, participou do musical The Rocky Horror Show, dirigido por Miguel Falabella, com alunos do Colégio Andrews. Iniciou o estudo de canto lírico aos catorze anos.



Foi no ano de 1989 que o Brasil conheceu de fato Marisa Monte com um disco espetacular com grande interpretações. Desde então seus shows e convites para presenças em programas de rádio e TV eram a todo instante, porém a cantora sempre foi reclusa de participações na mídia, focando mesmo em shows e trabalhos em estúdio.

Em 1994 Marisa nos presenteia com o estratosférico Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão, um dos discos mais elogiados daquele ano que foi um ano inesquecível com grandes discos, mas das minhas vagas lembranças daquela época este disco foi o mais aclamado, chegando a vender mais de um milhão de cópias.


Marisa Monte em 1994


O disco debutou na primeira posição dos discos mais vendidos no Brasil. Se tornou o terceiro álbum consecutivo de Monte a alcançar essa posição na parada musical. Foi o primeiro disco de Marisa Monte produzido pela própria cantora. É considerado pela crítica como o melhor trabalho dela.

Algumas canções deste álbum foram executadas nas rádios, mas não vejo uma canção de tanto sucesso como foi "Segue o Seco" que além de ter sido muito bem produzida e composta por seu grande parceiro Carlinhos Brown, a canção teve um clipe com uma produção única e que foi premiada com oito troféus do VMB, o MTV Video Music Brasil.



Outra canção de grande destaque é "Na Estrada" que é uma das minhas faixas favoritas, mas talvez você não entenda o que ela quer dizer e até tornou motivo de discussão, mas a letra composta por Marisa havia um sentido e fez lembrar velhas canções da época do Tropicalismo. A canção "Balança Pema" que foi um grande sucesso de Jorge Ben Jor fez parte do repertório e foi bastante esecutada nas rádios.


Contracapa do disco


Faixas



Faixa Título Compositor(es)



1
Maria de Verdade
Carlinhos Brown
2
Na Estrada 
Carlinhos Brown/Marisa Monte/Nando Reis
3
Ao Meu Redor 
Nando Reis
4
Segue o Seco 
Carlinhos Brown
5
Pale Blue Eyes
Lou Reed
6
Dança da Solidão
Paulinho da Viola
7
De Mais Ninguém
Arnaldo Antunes/Marisa Monte
8
Alta Noite 
Arnaldo Antunes
9
O Céu 
Marisa Monte/Nando Reis
10
Bem Leve 
Marisa Monte/Arnaldo Antunes
11
Balança Pema 
Jorge Ben Jor
12
Enquanto Isso
Marisa Monte/Nando Reis
13
Esta Melodia
Bubu da Portela/Jamelão



Ouça o Disco




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...