Facebook

terça-feira, 28 de março de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Que País É Este' - Legião Urbana (1987)



Considerada por muitos e por mim também a melhor banda de rock brasileiro de todos os tempos, a eterna banda Legião Urbana marcou uma geração de muitas pessoas, sobretudo nos anos 80, passando pelos anos 90, mas suas canções, discos e as lembranças de seus shows estão eternizados e uma nova geração de fãs nascem a todo instante.




Foram no total oito discos de estúdios lançados de 1985 até 1997, mas a grande maioria dos fãs aclamam dos primeiro ao sexto, mas os dois últimos não deixam de ser belas obras, sendo que todos merecem um destaque na série dos Grandes Discos Brasileiros, mas primeiramente vamos falar do álbum Que País É Este, lançado em 1987, sendo altamente aclamado pela crítica e pelos fãs e novos fãs na época. Esse disco em particular foi muito pressionado antes de ser lançado pela gravadora que queria algo rápido após o álbum anterior que vendeu muito e teve muitos hits.


Legião Urbana em 1987

O disco possui nove faixas, considerado um número abaixo da média dos discos lançados até então que tinha uma média de onze a quatorze faixas, mas isso se deve a pelo menos três faixas do disco que tinham mais de quatro minutos, sobretudo "Faroeste Caboclo", um dos maiores sucessos da banda que tem um pouquinho mais de nove minutos e contava uma história sem refrões, sem repetições de versos e estrofes.

Não se sabe ao certo quantas canções deste disco foram singles, mas buscando informações pela internet, na época deste disco entre 1987 a 1989 foram lançados pelo menos seis singles, mas por conta do fenômeno que foi o álbum e até por conta da morte de Renato Russo dá a crer que o disco teve oito singles e pelo menos eu ouvi oito faixas tocar nas rádios nos anos 90 em diante com exceção da canção "Depois do Começo" que é uma boa faixa com uma letra forte e uma ótima parte instrumental, mas Renato Russo admitia não gostar, por considerar pretensiosa.




Eu poderia falar de todas as faixas, pois todas tem uma importância e foram bem compostas na parte das letras e também em melodia, mas vou destacar algumas faixas como "Que País É Este" que é uma das canções de protestos mais entoadas de todos os tempos e não pode faltar em shows de rock interpretadas por outras bandas. A canção "Química" tem o mesmo tom de protesto e soa mais alto com som pesado de rock. A faixa "Eu Sei" é outra bela composição que foi feito por Renato Russo e tem uma melodia mais tranquila e pop. Tenho um carinho pela canção "Angra dos Reis" por causa da sua belíssima melodia que é tranquila, serena, bem a cara da Legião Urbana quando quer acalmar em suas faixas e nessa faixa destaco os sons do teclado que soa perfeito e claro a letra é outra poesia e teve como um dos compositores Renato Rocha que esteve pela última vez com a banda.


Integrantes da banda neste disco

Dado Villa-Lobos — guitarras, violão, percussão e vocal de apoio
Renato Russo — vocal, teclados e violão
Renato Rocha — baixo e vocal de apoio
Marcelo Bonfá — bateria, percussão e teclados


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1
Que País É Este
Renato Russo
2
Conexão Amazônica
Renato Russo; Fê Lemos
3
Tédio (Com Um T Bem Grande Pra Você)
Renato Russo
4
Depois do Começo
Renato Russo
5
Química
Renato Russo
6
Eu Sei
Renato Russo
7
Faroeste Caboclo
Renato Russo
8
Angra dos Reis
Renato Russo; Renato Rocha; Marcelo Bonfá
9
Mais do Mesmo
D. Villa-Lobos; R. Russo; R. Rocha; M. Bonfá



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...