Facebook

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Carnaval de São Paulo 2017 | Análise de Samba: Unidos do Peruche



“A Peruche no maior axé exalta Salvador, cidade da Bahia, caldeirão de raças, cultura, fé e alegria” 


Compositores: D'Xangô, Douglas Chocolate, Leo Reis, Juliano, Celsinho Mody, Guga Pacheco, Tio Do, Paulinho Sorriso e Marcio Zanato
Interprete: Toninho Penteado




Vem do feitiço do mar o amor e a magia
Merejou Moema... paraíso singular
A baía de todos os santos recebe o povo de além-mar
A origem brasileira, é mistura dessa gente
Baiano! Tem calor no coração!
Liberdade! Nunca mais a opressão
Mulheres guerreiras... terço arruda e Guiné
Tem candomblé, nesse cortejo de fé

Oro mi má, oro mi maió
Valei-me Nossa Senhora, mãe do Senhor do Bonfim
No axé dos orixás
Me leva cidade d'oxum, me leva nos braços da paz

O tempero da baiana, tabuleiro de sinhá
Acarajé, Caruru e vatapá
É de Angola ê, é de Angola á
Negro joga capoeira, capoeira camará
E vai descendo a ladeira do Pelourinho a cantar
Eu sou Peruche
Berço, território africano
Sou comunidade, atrás do trio eu vou
É Salvador

Firma o batuque no terreiro, a filial vai passar
Bate o tambor mandingueiro, faz a baiana girar
Na proteção dos meus dias, carrego meu patuá
Samba iô iô, samba ia iá


Análise do Samba

Para quem acompanha aqui as análises dos sambas enredo do carnaval de São Paulo deve se lembrar que a Unidos do Peruche foi a grande vencedora de 2016 levando três notas dez nos quesitos letra, melodia e interpretação, perdendo apenas um décimo em adequação. No fim a escola em apuração oficial teve três notas dez e uma nota 9,9 que foi descartada.

No ano de 2017 a Peruche vai cantar a cidade de Salvador, exaltando sua cultura que é uma das mais ricas, assim como a raça, a fé e a alegria que é algo que faz lembrarmos quando se fala desta cidade. 

Lendo a sinopse e a letra do samba ao mesmo tempo verifiquei que segue bem a proposta, sendo adequada ao enredo e acredito que o samba deverá gabaritar na apuração oficial. Analisando apenas a letra do samba eu gostei e é divertido cantar junto a belíssima melodia. Apenas não achei criativa totalmente o refrão principal, apesar de que ele vai levantar o público e ser um motor para as coreografia em alas como a das baianas e outras que tem passos marcados. A primeira estrofe sofreu algumas pequenas mudanças após ser escolhida como o samba oficial, mas a versão anterior e esta achei que apesar de adequado ao enredo foi incluído em cada verso momentos específicos da sinopse e/ou roteiro, ou seja, foi uma tentativa de não perder preciosos pontos, mas isso não é problema, pois na segunda estrofe vemos a mesma situação, mas ficou perfeito e bem poético, fazendo uma liga perfeita. Destaque para o segundo refrão que é outro ponto de criatividade que gostei nesse samba e casa muito bem com a melodia.

A melodia é uma das mais gostosas de ouvir no CD, deixando a letra fácil para cantar, ou seja, é um dos sambas mais divertidos deste carnaval. Temos nos vocais Toninho Penteado que vem a cada ano firmando uma identidade com a Unidos do Peruche e gostei da dicção e sua forma de interpretar, dando vida em quase todo o samba, apenas me aperreou na primeira estrofe.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...