Facebook

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Carnaval de São Paulo 2017 | Análise de Samba: Acadêmicos do Tatuapé



"Mãe África conta a sua história: Do berço sagrado da humanidade à abençoada terra do grande Zimbabwe"


Compositores: Fabiano Tenor, Mike Candido e Luiz Fernando Ramos
Interprete: Celsinho Mody




Raiou no horizonte meu destino
A vida nesse solo vi brotar
Sou eu, a negra mãe da humanidade
Em meu ventre a verdade, humildade e amor
A força de um filho guerreiro
Herança de luta e dor
Abraça a liberdade, a igualdade em comunhão
A realeza estampada na pele
Coroada num só coração

Bate o tambor, deixa girar
Pra exaltar meus orixás
Um canto livre de amor
Na fé, na religião
Somos todos irmãos


Vejo meus filhos trilhando caminhos
Com a proteção de Obatalá
Em poesia brilha a cultura no olhar
Na ginga o batuque espalha magia
Meu samba hoje vai exaltar
Taí o menino da terra do ouro, um vencedor
Levo a mensagem, lição para o mundo
Tolerância, paz e amor

É de arerê, ilê, ijexá
Essa Kizomba de um povo feliz
Eu sou a África, derramo meu axé
Canta Tatuapé



Análise do Samba

Desde o ano de 2013 quando voltou a elite do carnaval paulistano a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé vem trazendo os melhores sambas em cada ano como a segunda colocação no ano passado e a primeira colocação em 2014 com o samba sobre São Jorge. Acredito que esse ótimo trabalho de compor os sambas enredos da Tatuapé deve ter um planejamento, estratégias e execução como se fosse numa linha de produção de uma empresa, não que as demais escolas de samba não façam isso, mas para ter grandes resultados em cinco anos seguidos algo mágico acontece e como é feito exatamente eu não sei porque há muitas coisas deste processo de composição que não pode ser compartilhada.

A Acadêmicos do Tatuapé trará uma mensagem muito bonita e emergente que é necessário atingir as pessoas que é o Ubuntu, porém o tema central e principal é a África, todavia nessa viagem eles chegarão a Zimbabwe

A letra do samba é uma linda poesia que lendo ela sem cantar dá para compreender bem ao enredo que está totalmente adequado. Primeira estrofe ficou muito bem composta já mostrando logo o que é o enredo, os dois refrões ficaram ótimos e com uma melodia ótima. Apenas descontei um décimo na segunda estrofe por não encontrar uma boa liga. 

Nos vocais nós temos Celsinho Mody que a cada ano vem se destacando por onde passa e caiu como uma luva na Acadêmicos do Tatuapé que no ano passado trouxe um "sambaço" e em 2017 conseguiu manter a "energia da comunidade" e entoar com toda sua habilidade o samba enredo que se no CD está perfeito, imagine ao vivo que aliás tive a oportunidade de conferir em vários vídeos que é muito bom.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...