Facebook

sábado, 2 de janeiro de 2016

Carnaval São Paulo 2016 | Análise de Samba: Vai-Vai



"Je Suis Vai-Vai, bem-vindos à França"


Compositores: Zeca do Cavaco, Zé Carlinhos, Ronaldinho Fundo de Quintal e Dodô Monteiro
Intérprete: Wander Pires


Mon Amour
A voz do povo é quem diz
Sou raça sou raiz
Há tantos carnavais
Je Suis Vai Vai (Eu sou Criolé...)

Nas cores da França feliz
Eu viajei
Na luz sedução de Paris
Me encantei
Das lendas à Revolução
De Luizes a Napoleão
Liberdade, igualdade, fraternidade
O grito do povo ecoou
Exaltei em samba a capital da moda
A torre Eiffel é majestosa
No Louvre obras imortais

Doce Perfume no ar envolve avenida
Salve a Belle Époque e seus musicais
As danças c cabarés, sabores, orgia
Loucura verde pra brincar o carnaval (ôôô)

Laço de amor uniu duas nações
Garraux virou paixão, virou mania
Alan Kardec é luz e encanto
É energia em preto e branco
Arte moderna, paulicéia desvairada
E champagne pra comemorar
(vem brindar amor...)


Análise do Samba

Os famosos sambas de enredo com o tema CEP, (cidade, estado ou país), e desta vez a Vai-Vai irá traduzir em samba as maravilhas da França e conseguiu fazer um samba bonito com uma melodia excelente, ou seja, aqueles velhos clichês que vemos em sambas com esse tipo de tema será algo um pouco mais original, porém a letra ainda sofre com a falta de uma poesia melhor, pois é bem complicado escrever uma letra de samba falando de um lugar sem citar o que tem lá descrevendo sobre a alimentação, esporte, moda e contexto histórico e os compositores tentaram ao máximo fugir desses clichês que eu sempre falo todos os anos, mas daí vem a questão de seguir de forma adequada a sinopse que foi quase perfeita. É um dos sambas que eu mais ouço, ainda mais que tem Wander Pires que sempre foi um dos meus interpretes favoritos e nesse samba ele continua brilhando.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...