Facebook

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

MasterChef Brasil | Um Acerto na TV Aberta em 2014


O Brasil e os Brasileiros em geral amam um Reality Show, mas levando em conta o MasterChef  ele não se tratava profundamente de um reality até porque ele mostrava apenas as competições em si, mas a vida de cada participante e o convívio entre todos eles não eram exibidos, até por conta do tempo de programa e metodologia que não caberia ver bastidores, assim como acontece no The Voice Brasil.

Quando o MasterChef Brasil chegou, obviamente, no Brasil não causou muita expectativa nas pessoas, primeiramente porque nem muitas pessoas assistem ao programa na TV por assinatura, mesmo assinando uma TV, outro fator, até preconceituoso é que o programa seria exibido na Bandeirantes que nunca foi um canal que conseguiu estatizar algum tipo de reality, ou seja, gerava até uma desconfiança minha e de algumas pessoas que talvez achariam que este programa caberia quem sabe, na Globo, sim muitos pensam assim ainda. O programa quando estava se anunciando tinha um ponto positivo que era a apresentação de Ana Paula Padrão, uma jornalista e mulher de grande carisma do público e nos perguntávamos o que ela fazia por lá.

O programa MasterChef Brasil começou com um forte marketing do canal e mostrava a personalidade dos jurados, que são Chefs consagrados da gastronomia brasileira e isso foi notado ainda mais a cada semana. Acredito que muitos como eu não viram com tanta atenção aos primeiros capítulos do programa, e isso é provado em Ibope, pois a cada semana o programa evoluía e evoluía.A concorrência do programa era forte, pois era a melhor série de TV aberta, Tapas & Beijos e ainda tinha mais tarde o Profissão Repórter que eu considero um dos grandes programas do ano, ambos na TV Globo.

O programa começou a ganhar forças semanas depois quando pelo menos seis participantes já haviam sido eliminados, eu calculo desta forma e eu comecei a acompanhar de verdade uma semana depois e já conhecia o nome de todos os competidores e os jurados eram grandes personagens do programa, pois os três tinham muitas autenticidade e personalidade e a Ana Paula Padrão que era então um ponto a destacar, acabou se escondendo por vários momentos do programa para dar brilhos aos demais, uma decisão certa do canal. Um fator relevante foi uma prova de repescagem onde participantes eliminados voltariam a competir por uma vaga, e isso fez com que todos familiarizassem com o programa ao todo. 

Alguns participantes começaram a instigar e a atiçar o público, causando torcidas e isso era notável na demonstração de twittadas que era mostrados em tempo real. Alguns deles com personalidade e sentimentos de amor e ódio foi nos causando. Talvez os mais notáveis deste programa foram: Elisa, que era de fato uma das favoritas, Estefano  que causou comoção nos jurados e público, Helena que era muito competente, Luis que tinha uma particularidade muito grande e Mohamad  que era um exemplo de um competidor até então abaixo dos demais, mas contava com a sorte de ficar até a semifinal.


Elisa, a primeira MasterChef Brasil


Nas semanas finais o programa que já se beneficiava com a evolução no Ibope crescia cada vez mais e conquistaria a vice liderança, não só pelas pessoas que lá participavam, mas pela curiosidade de ver aos pratos do dia e ver a disputa em si que gerava muita pressão devido ao tempo estipulado para cada um fazer este prato. No seu antepenúltimo foi confirmado que o programa foi de fato um acerto, mas um tiro no pé veio na semifinal, pois o MasterChef Brasil  exibido às terças teve seu penúltimo capítulo numa quinta feira e ainda teve que disputar o Ibope com o The Voice Brasil gerando dúvidas para o público que amam realitys shows. Eu não consegui estar na TV neste dia, mas assim que tive uma oportunidade eu escolhi ver ao vídeo MasterChef Brasil primeiro e o The Voice Brasil apenas li o que houve. No último episódio vi que o programa bombou tanto no Twitter e no Facebook, onde muitos amigos colocaram que estava vendo ao programa e por 33 minutos o programa foi líder de Audiência. A vencedora achei justa que foi a jovem Elisa, de apenas 24 anos.

Considero o MasterChef Brasil um grande acerto na TV Aberta em 2014, pois faltava algo nesta categoria para vermos em frente a tela que era algo que se travava de uma disputa que envolvesse comida, mas tratado mais a sério, não como vemos no programa da Ana Maria Braga que é paralelo ao seu programa. Muitos realitys em sua primeira temporada geram muitas expectativas e quando consegue de forma positiva causa um fator emocional nos diretores de canal e erros são cometidos na segunda temporada, talvez o The Voice Brasil e o O Aprendiz foram programas que mantiveram o bom nível em suas segundas temporadas e para o MasterChef Brasil  acertar novamente é dar um tempo, esperar pelo menos uns 10 meses até chegar a mais um programa.

Quem diria que na Bandeirantes poderíamos nos surpreender com um bom programa de TV, aliás, o canal vem em constante crescimento e com acertos e ajustes vem se tornando mais vista e o MasterChef Brasil  provou que o canal sabe fazer um bom programa com cenário moderno, apresentadora carismática, jurados de personalidade e participantes engajados e nos conquistar. Parabéns ao Grupo Bandeirantes e a Elisa que venceu ao primeiro MasterChef Brasil.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...