Facebook

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

As 15 Brasileiras Mais Notáveis da Nossa História


Não é tão difícil ao tanto de definir uma lista como esta, pois para quem estudou bem as aulas de história e tem uma vida cercada de informações como eu dá para pensar em um dia nesta lista. São inúmeras brasileiras que escreveram e ainda escrevem de forma honrosa a história do nosso país. 

As Brasileiras Mais Notáveis da Nossa História seria uma lista com 10 nomes, mas é difícil de deixar alguns nomes de fora e destacar umas e outras ficar de fora, mesmo assim selecionei mais de 15, mas preferi fechar um clico com 15 mulheres que talvez muitos irão concordar como talvez não, pois vai do ponto de vista de cada um e para não ser injusto com nenhum nome eu deixarei em ordem alfabética  a lista que eu mesmo montei e existem poucas listas destas na internet, ou seja, tive que lembrar de alguns fatos desde 1500 pra cá.


Anita Malfatti


Foi um dos nossos grandes nomes da arte e revolucionou com suas pinturas. Seu grande destaque foi fazer parte dos grandes artistas da Semana de Arte Moderna em 1922.


Carmen Miranda


Foi pensando nela que eu planejei fazer a esta lista, pois Carmen foi para mim não um dos 15, mas talvez um dos cinco maiores nomes da nossa história, podendo ser até o maior de nossos nomes. A cantora e atriz fez muito sucesso aqui no nosso país, mas despontou muito bem no exterior, principalmente nos Estados Unidos levando o nome do nosso país de forma honrada e ética, mas muito brasileiros naquela época desaprovaram isso, mas hoje vemos a importância de sua estadia por lá.


Chiquinha Gonzaga


Foi uma das grandes pioneiras da nossa música compondo milhares de letras de músicas, muitas delas marchinhas de carnaval. Foi também responsável por mais de 70 peças de teatro e todas elas de grande sucesso. Ficou a frente de uma orquestra que só haviam homens. Até hoje todos os seus trabalhos são reverenciados e respeitados por conta de seu pioneirismo


Cora Carolina


Este não era seu nome e sim Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas e viveu por muitos anos mesmo, porém durante grande parte da sua vida ela foi doceira no interior de Goiás. Só foi ter ascensão após os 70 anos de idade quando começou a escrever contos, cantigas e poesias de forma muito autentica e simples, sem ao menos ter participado de algum movimento literário. Suas obras até hoje são reverenciadas e utilizadas em instituições de ensino.


Dilma Rousseff


Nossa presidente seria o nome que por enquanto fecha com chave de ouro, pois após muitos obstáculos e lutas por muitos direitos e igualdade, muitas mulheres perderam batalhas, se destacaram em outros aspectos até que em 2011 Dilma se tornou nossa grande chefe do Brasil e assumirá por mais quatro anos.


Elis Regina


É até hoje a nossa maior voz do Brasil, a maior cantora de todos os tempos e uma das melhores vozes que apareceram no mundo. Elis nos emocionou com suas dignas interpretações e até hoje nos emociona com registros em mídias musicais e audiovisuais.


Fernanda Montenegro


Ela é conhecida como a Dama do Teatro, isso porque há muitos anos atrás mulher que fazia o trabalho de atriz sofria muitos preconceitos e assim aconteceu quando ela migrou para a TV. Fernanda fez muitos trabalhos que foram premiados e reverenciados. É ícone do hall de artistas de teatro e teve ainda mais respeito no cinema ao concorrer prêmios no exterior. É um dos Top of Mind da dramaturgia brasileira.


Gisele Bündchen
 

Todos sabem do carinho que tenho por ela e a admiração, mas vendo de uma forma parcial o nome de Gisele Bündchen e sua importância é monstruosa, mas o patamar e o respeito que ela ganhou é o que ela faz mais para o mundo em questão da moda, aqui no Brasil ela conquistou espaço e vitórias para nossa natureza, fauna e flora. Pela sua idade ainda tenho a sensação de que ela ainda fará muitas coisas sensacionais por aqui em nossas terras.


Hebe Camargo


A nossa maior Dama da Televisão, um título de muito merecimento. Era para ser a primeira mulher a aparecer na televisão brasileira, mas adiou para mais uns dias e desde então conquistou muitos corações e foi responsável por noites agradáveis em frente a telinha, sem falar no seu carisma, dedicação, amor as pessoas e a humildade de sempre.


Irmã Dulce
 

Ela se chamava Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes e teve uma das mais belas e incríveis histórias de compaixão, amor, dedicação e temor pelo humanos mais necessitados. Ela ficou conhecida como “O Anjo Bom da Bahia”. Ela foi responsável por muitas obras beneficentes, lutou por várias causas para o melhor aos necessitados e doentes.


Leila Diniz


Leila foi uma atriz, mas ficou conhecida pelo fato de ser uma das líderes e símbolo da revolução feminina e conseguiu quebrar muitos tabus e romper alguns preconceitos. Os jornais, TVs e revistas davam muito destaque ao que ela fazia, pois se ela estava de biquíni ou lingerie com uma placa com dizeres feministas lá estavam todos registrando este grito de igualdade. Nem todas as feministas concordavam com suas atitudes, ainda mais que Leila defendia o amor livre, uma sexualidade mais aberta, mas hoje em dia muitas mulheres a agradecem pelo que fez.


Maria da Penha


Seu nome e sua causa hoje é lei no Brasil. Maria da Penha durante seu casamento foi agredida por diversas vezes pelo seu então marido na época e com isso ela lutou muito para que seu agressor fosse preso e condenado. Líder de movimentos de defesa dos direitos da mulher, Maria conseguiu reunir muitas assinaturas e mostrou em provas vivas e em outras formas que a agressão a mulher poderia ser um crime e em 2006 a Lei Maria da Penha está em rigor.


Maria Esther Bueno


Nos esportes foi a primeira mulher brasileira a ter um destaque mais vitorioso em torneios internacionais. Maria foi uma tenista genial e de talento absurdo e foi a primeira mulher do mundo a vencer os quatros torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open). E não para por ai, pois ela chegou a uma marca histórica de 589 títulos que conquistou desde criança e tentou avançar ainda mais na carreira até o seu limite.


Maria Quitéria


Lembro do nome dela nas aulas de história e quando pesquisei na internet ela é uma das unanimidades entre as mulheres mais importantes. Maria Quitéria foi a primeira mulher brasileira a fazer parte do nosso exercito e teve que vestir trajes de homem, mas para ela não era problema. Foi considerada a Heroína da Guerra da Independência e a Joana d’Arc Brasileira. Hoje ela é a Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.


Princesa Isabel


Entre as unanimidades a Princesa Isabel é quase que a maior de todas, ou uma das três mais citadas por brasileiros. Muitos estão até afinados e sabem o que ela fez pelo Brasil? Com certeza, ela foi a criadora da Lei Áurea que daria o fim da Escravidão no Brasil que foi uma das maiores vergonhas que teve no nosso país. Teve outras funções aqui no Brasil até porque ela foi Princesa, a última a ter esta condecoração aqui no país, mas mesmo assim chegou a reger o Brasil por alguns momentos na ausência de seu pai e avó e com estas regências conseguiu criar a Lei tão conhecida por nós.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...