Facebook

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Posição (17) "Cartola" - Cartola | Os 100 Melhores Discos Brasileiros de Todos os Tempos


Posição 17

"Cartola"
Cartola
(1976)


Um dos nossos maiores sambistas de todos os tempos, Cartola demorou tanto para gravar seus Discos que quando lançou gerou uma comoção da crítica, ainda mais o segundo Disco com seu nome do ano de 1976, onde ele foi aclamado mostrando que o seu talento era inacreditável com ótimas letras e uma melodia sempre leve e fina.

Os historiadores do samba não chegam a um acordo a respeito do que teria levado Cartola a escrever versos que desembocam em um refrão tão alarmante e pessimista: “ouça-me bem amor/Preste atenção, o mundo é um moinho/Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos/Vai reduzir as ilusões à pó.”

Mas as lendas sobre a motivação da letra são várias. Segundo a mais popular delas, o músico estaria tentando avisar a enteada, que considerava uma filha, sobre o que iria acontecer com a sua vida se fosse mesmo se prostituir. De acordo com outra, mais moderada, a música seria apenas um relato da relação difícil entre os dois.

O grande carro-chefe deste Disco foi a canção "O Mundo é Um Moinho" que se tornou um dos hinos da MPB, pois a letra não era um samba característico e muitos críticos consideram esta música como uma das 10, 20, 30 melhores de todos os tempos.


Faixas

1. O Mundo É um Moinho  
2. Minha  
3. Sala de Recepção (participação: Creusa)
4. Não Posso Viver Sem Ela  
5. Preciso Me Encontrar  
6. Peito Vazio  
7. Aconteceu  
8. As Rosas não Falam  
9. Sei Chorar  
10. Ensaboa (participação: Creusa)
11. Senhora Tentação


Ouça

Se  você ainda nunca ouviu a este Disco não deixe de ouvir, pois vale muito a pena.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...