Facebook

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Posição (06) "Acabou Chorare" - Novos Baianos | Os 100 Melhores Discos Brasileiros de Todos os Tempos


Posição 06

"Acabou Chorare"
Novos Baianos
(1972)


Como eu gosto deste Disco. E eu conheci depois de velho, e foi em uma destas listas especializadas em música que escolheu Acabou Chorare como o melhor álbum de todos os tempos no Brasil.  Foi uma grande reunião de grandes músicos que formaram os Novos Baianos que durou pouco tempo, mas deixaram esta bela herança para nossa música.

Acabou Chorare é o segundo álbum de estúdio do grupo musical brasileiro Novos Baianos. O disco foi lançado como Long Play em 1972 pela gravadora Som Livre, após o relativo sucesso de É Ferro na Boneca (1970), que ainda procurava identidade. Adotando a guitarra expressiva de Jimi Hendrix e a brasilidade de Assis Valente, e sobretudo a influência estrondosa de João Gilberto, que também serviu de mentor do grupo na época da realização do disco, o grupo realizou uma obra que apresenta grande versatilidade de gêneros musicais.

Sua faixa de abertura, "Brasil Pandeiro", foi proposta por Gilberto e é um dos sambas, ao lado de "Recenseamento", que Valente havia escrito para a recém-chegada Carmem Miranda dos Estados Unidos; ela aceitou a segunda, mas ignorou a primeira, que ficou em ostracismo até a regravação dos Anjos do Inferno. O título do álbum e a faixa homônima também foram inspiradas no estilo de bossa nova de Gilberto e numa história contada por ele sobre sua filha com Miúcha, a então bebê Bebel Gilberto, e representa a proposta principal do disco de criticar a tristeza que então dominava a música popular brasileira com alegria, prazer e jocosidade. "Preta Pretinha", por sua vez, virou mania nacional, e "Besta é Tu" e "Tinindo Trincando" dominaram as rádios do país, esta última um belo exemplo da mistura de baião com rock psicodélico.

Mesmo mais de 40 anos após seu lançamento, o álbum permanece como um dos mais importantes da música popular brasileira e também um dos mais influentes.


Faixas


1. Brasil Pandeiro 
2. Preta Pretinha 
3. Tinindo Trincando 
4. Swing de Campo Grande 
5. Acabou Chorare 
6. Mistério do Planeta
7. A Menina Dança 
8. Besta é Tu 
9. Um Bilhete Pra Didi 
10. Preta Pretinha (Reprise)


Ouça

Para quem ainda nunca ouviu a este Disco é a oportunidade agora, tem um vídeo abaixo e vocês irão se surpreender com a qualidade do trabalho e eu recomendo.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...