Facebook

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Posição (03) "Que País é Este" - Legião Urbana | Os 100 Melhores Discos Brasileiros de Todos os Tempos


Posição 03

"Que País é Este"
Legião Urbana
(1987)


Me lembro de quando era criança e ouvi pela primeira vez a este Disco e logo de cara eu gostei devido as músicas de letras fortes e uma melodia super animada de Rock. Eis que o grupo Legião Urbana  lançou em 1987 a sua melhor obra, o álbum Que País é Este.

O sucesso de Dois fez com que a gravadora pressionasse a banda para o lançamento de seu terceiro álbum, sem que no entanto houvesse repertório para isso. Das nove faixas de Que País É Este (1978/1987), apenas duas foram compostas depois de Dois; justamente as duas últimas, "Angra dos Reis", em menção à construção de uma usina nuclear na cidade fluminense de mesmo nome e "Mais do Mesmo", que em 1998 daria título à coletânea Mais do Mesmo. A música "Que País É Este" foi escrita em 1978, na época em que Russo ainda fazia parte do Aborto Elétrico.

"Faroeste Caboclo" foi composta em 1979, na fase "trovador solitário" de Renato Russo. Com mais de nove minutos de duração, a música, que possui 159 versos e não tem refrão, conta a história de João de Santo Cristo. Russo a considerava sua "Hurricane" (música de Bob Dylan sobre o boxeador que passou anos injustamente atrás das grades). Na época do lançamento do disco, foi considerada a mais longa canção da banda (mais tarde superada por "Metal contra as Nuvens", do disco V). Da mesma fase de "Faroeste Caboclo", está presente no disco a canção "Eu Sei", que antes se chamava "18 e 21". Esta já era pedida nos shows da Legião antes mesmo de seu lançamento, pois ficara conhecida a partir de uma fita demo.


Faixas

1. Que País É Este 
2. Conexão Amazônica 
3. Tédio (Com Um T Bem Grande Pra Você)
4. Depois do Começo
5. Química 
6. Eu Sei 
7. Faroeste Caboclo 
8. Angra dos Reis
9. Mais do Mesmo 


Ouça

São nove faixas, mas como sempre falo, para um bom Disco não precisa ter quinze faixas, e mesmo tendo cinco já pode ganhar a lista. Ouça o álbum e relembre sucessos.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...