Facebook

domingo, 3 de agosto de 2014

Noventa Noventa's | 21 - Nevermind - Melhor Álbum do Nirvana e do Movimento Grunge


Noventa Noventa's
Fato #21

Nevermind
Melhor Álbum do Nirvana e do Movimento Grunge


O início dos Anos 90 foi marcado por um novo movimento do Rock Internacional e surgiam bandas com um estilo mais sincero de se tocar guitarras distorcidas e com letras mais críticas e abusivas com teor de solidão, vontade de sair sozinho nas ruas ou de chamar os amigos e convidá-los para beber um whisky, enfim o movimento se chamava Grunge e entre bandas e discos eis que destaco o melhor dos trabalhos, o disco Nevermind da banda Nirvana que foi uma marca para a música.


O que é Grunge?

É uma mistura de punk e heavy metal surgida em meados da década de 80 em Seattle, cidade no noroeste dos Estados Unidos, quase na fronteira com o Canadá. O termo grunge - que em seu sentido original significa "sujeira" ou "imundície" em inglês - descreve tanto o estilo visual (cabelo desgrenhado, roupas velhas e folgadas) de bandas e fãs, quanto o som saturado e distorcido das guitarras que dão o tom das músicas.


Sobre Nevermind

Foi o segundo álbum de estúdio da banda grunge norte-americana Nirvana. Foi lançado em 24 de setembro de 1991 através da DGC Records, sendo o primeiro disco do grupo a ser lançado por esta gravadora. O vocalista da banda Kurt Cobain tentou compor as faixas do disco fora dos limites restritivos da cena grunge de Seattle, tendo influências de grupos como os Pixies e seu uso dinâmico do volume das músicas. Produzido inteiramente por Butch Vig, o gênero proeminente no álbum é o grunge, com influências do rock alternativo.


Faixas


1. Smells Like Teen Spirit  
2. In Bloom  
3. Come as You Are  
4. Breed  
5. Lithium  
6. Polly  
7. Territorial Pissings  
8. Drain You  
9. Lounge Act  
10. Stay Away  
11. On a Plain  
12. Something in the Way  



Crítica

Obteve uma aclamação da crítica destacando a mistura do grunge e do rock alternativo, citando que, com Nevermind, o "Nirvana mudou a história do rock mundial". Apesar das baixas expectativas da gravadora a respeito das vendas do álbum, o disco tornou-se um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos com 30 milhões de cópias vendidas mundialmente, sendo o disco mais bem sucedido da banda. Recebeu notas máximas de vários críticos em uma média de 4.5/5.




Smells Like Teen Spirit

O álbum teve quatro faixas lançadas, mas nada fez tanto sucesso como a faixa Smells Like Teen Spirit que tocou por anos e até hoje toca em várias emissoras de rádios pelo mundo. A faixa foi lançada no dia 10 de Setembro de 1991 e ficou semanas em primeiro lugar e é considerada uma das 100 melhores músicas de todos os tempos. Veja abaixo o videoclipe que também foi uma grande marca.






Come as You Are

Não posso deixar de falar da faixa Come as You Are que para mim é uma das maiores faixas não só do Nirvana, mas como também do Rock e da música e tem um ritmo foneticamente perfeito desde o começo da música até o fim dela. Veja o vídeo abaixo





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...