Facebook

terça-feira, 24 de junho de 2014

Noventa Noventa's | 14 - Peguei Um Ita no Norte - O Melhor Samba-enredo e Desfile do Carnaval por Salgueiro


Noventa Noventa's
Fato #14

Peguei Um Ita no Norte
O Melhor Samba-enredo e Desfile do Carnaval por Salgueiro


Em 1993 o Carnaval Brasileiro conheceria uma de suas maiores músicas de todos os tempos e ela viria do Carnaval Carioca de uma escola de samba chamada Acadêmicos do Salgueiro que trouxe no seu carnaval o enredo Peguei Um Ita no Norte que até hoje explode o coração na maior felicidade de muitos sambistas pelo Brasil.

Peguei Um Ita no Norte é um samba-enredo composto por Demá Chagas, Arizão, Bala, Guaracy e Celso Trindade, desenvolvido pelo carnavalesco Mário Borriello, com o qual a escola de samba Salgueiro conquistou, em 1993, seu penúltimo título no carnaval carioca. Também conhecido pelo nome Explode Coração - por causa do emblemático refrão "Explode Coração! / Na maior Felicidade! / É lindo meu Salgueiro! / Contagiando e sacudindo essa Cidade" - é reconhecido como um dos maiores sambas de todos os tempos.

Foi inspirada na canção canção "Peguei um Ita no Norte" (1945) de Dorival Caymmi, que narra a viagem costeira a bordo do vapor "Itapé" quando o compositor baiano migrou em 1938 para a o Rio de Janeiro, a então capital federal. Ita era o nome que se dava aos navios que faziam a navegação de cabotagem, entre o Norte e o Sul do Brasil. Essa denominação era usada porque a Companhia Nacional de Navegação Costeira dava nomes a suas embarcações sempre começando por "ita": Itaquatirara, Itapé, Itanajé, entre outros.


Veja abaixo o vídeo com a canção interpretada por Quinho.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...