Facebook

quinta-feira, 1 de maio de 2014

20 Anos sem Ayrton Senna


Por que ele é tão especial? Por que ele é tão idolatrado? Por que ele é tão querido? Ayrton Senna de uma forma muito mística, mítica, mágica e fenomenal conquistou não só os brasileiros, mas uma multidão de pessoas pelo mundo, e mesmo sendo fã eterno deste grande ser humano brasileiro tento e até entendo o porque dele ser uma unanimidade aqui no Brasil. Ayrton ensinou aos brasileiros questões sobre produtividade, liderança, superação, determinação, sabedoria em ganhar e perder e sabia passar algumas lições em frases que se tornaram eternas e misturado ao seu carisma e as suas grandes vitórias e performances incríveis na pista, sem falar no orgulho de ser brasileiro o fez um ídolo, um heroi, uma pessoa que mesmo após 20 anos da sua morte ele ainda é sempre e sempre lembrado.



O Brasil teve três campeões mundiais de Fórmula 1. Todos foram heróis nacionais, mas nenhum conquistou tamanha idolatria quanto Ayrton Senna. Estrategistas frios, Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet não se incomodavam em chegar em segundo, terceiro ou quarto lugar porque sabiam que a regularidade era o mais importante para vencer um campeonato. Senna era diferente – queria ser sempre o primeiro, correr sempre na frente, quebrar todos os recordes. Mas tudo terminou na batida na curva Tamburello, em Imola, dia 1º de maio de 1994, a bordo da Williams a mais de 300 km/hora.

Nascido em São Paulo, em 21 de março de 1960, Senna começou sua carreira na F-1 em 1984, pela Toleman, uma equipe inexpressiva. No ano seguinte, já na Lotus, ele conquistaria sua primeira vitória em um Grande Prêmio. Em 1988, transferiu-se para a McLaren, equipe com a qual foi campeão naquele mesmo ano. Combinando técnica e audácia, o piloto acelerou na chuva e chegou ao seu primeiro título. Com apenas cinco anos de F-1, Senna mostrou ao mundo que em situações adversas e arriscadas seu talento transbordava.

  Ayrton Senna em números:
  • 161 GPs disputados
  • 65 Pole positions
  • 41 Vitórias
  • 2.982 Voltas na liderança
  • 19 Voltas mais rápidas
  • 614 Pontos na carreira

Eu ainda tinha sete anos de idade e sabia da existência da Formula 1 e tinha alguma noção de regras, mas sabia que lá existia uma pessoa sensacional que sempre quando eu acordava cedo lá estava ele acelerando, e era Ayrton Senna que após o acidente eu levei um susto, mas não havia uma noção sequer do que estava sendo feito e se ele estava ou não bem. Soube da morte dele logo mais a tarde e pela minha idade não tive aquele choque, pois para mim se tratava de uma pessoa que estava tão longe que por ser criança não tinha ainda aquele sentimento de ter um ídolo ou perder alguém, mas conforme passavam os anos eu enxergava e até hoje eu vejo toda esta importância que ele tem e  a cada geração novos fãs aparecem e eu por conhecer anos depois sua história o considero um dos nossos herois.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...