Facebook

sábado, 14 de setembro de 2013

#03 - Titãs - As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil


As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil
#03
 Titãs

Eles fizeram e ainda fazem da vida uma festa e com muito Rock e mistura de várias influências como o Reaggae, Pop, Punk e a MPB a banda Titãs conseguiu fazer um som único e graças as belíssimas composições de cada integrante e uma excelente afinação para tocar faz deles uma das melhores bandas que já tivemos, eles ainda continuam em atividade, mas os anos 80 e grande parte dos 90 eles fora gigantes da nossa música.

O grupo surgiu no fim dos anos 70 e em 1982 se oficializou com o nome Titãs, antes eram chamados de Titãs do Iê Iê e para ser mais direto e não enrolar quanto a integrantes a fase intacta começou com Branco Mello, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Bellotto, Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer, Nando Reis e Charles Gavin. Para não ser injusto quem fez parte do início da história da banda foi André Jung e Ciro Pessoa.

O grupo passou a se apresentar em festivais e em algumas casas de shows por dois anos e com isso veio o reconhecimento de algumas pessoas importantes da música e da arte em geral e com isso veio o convite para gravar seu primeiro disco em 1984 pela WEA.

Em 1984 o Titãs lança seu primeiro disco com o nome do grupo e nele saiu grandes sucessos que foram primeiro lugar no Brasil. Entre os sucessos destaca-se "Sonífera Ilha", "Toda Cor", "Marvin" e "Go Back". No ano seguinte para firmar a banda como grande foi lançado o disco Televisão, mas ainda não era o bastante, pois este álbum ainda não "cheirava a Rock".

No ano de 1986 uma marca na história do Rock Brasileiro, da nossa música brasileira e dos próprios Titãs que foi o lançamento do disco Cabeça Dinossauro que reuniu seus melhores sucessos e das 13 faixas gravadas 10 delas tocaram nas rádios e algumas tiveram um sucesso bem maior como "AA UU", "Polícia", "Bichos Escrotos", "Família"  e "Homem Primata". O disco vendeu quase 700 mil cópias e ainda teve um relançamento em 2012, sem falar da turnê que foi grandiosa e voltou de novo em 2012 além da avaliação com máximas notas em quase todas as revistas, sendo um dos três melhores discos de Rock já gravados de todos os tempos e um dos 15 da música brasileira.

Mesmo com todo o sucesso do disco anterior, a banda ainda teve tempo para gravar mais um disco com o nome Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas que contou com a produção de Liminha e o sucesso de vendas e músicas foi muito positiva. Em 1989 foi lançado mais um clássico dos Titãs, o disco Õ Blésq Blom conseguiu reunir grandes sucessos do grupo como "Flores" e "O Pulso".

Um parênteses do bom momento dos Titãs é o disco Tudo ao Mesmo Tempo Agora que parecia ter um teor experimental com letras mais pesadas e a crítica viu isso como algo estranho. Grande parte disso se devia a Arnaldo Antunes que tinha uma filosofia única de trabalho tanto que culminou na sua saída do grupo.

Em 1993 foi lançado o disco Titanomaquia, que continuou o trabalho anterior, com uma instrumentação "pesada" e letras escatológicas, mas com a novidade de contar com a produção de Jack Endino, produtor de bandas importantes como o Nirvana, Soundgarden e Skunkworks, 3° álbum solo de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden. A mídia se mostrou mais receptiva, mas as vendagens continuaram modestas.

Apesar de bom o disco Domingo lançado em 1995 não teve bons fluidos na mídia, porém tudo voltou ao normal ou ficou melhor ainda os Titãs com o lançamento do disco Acústico MTV Titãs que deu um grande "up" na carreira reunindo sucessos antigos e foi um dos discos mais notáveis da coleção MTV e o mais vendido da carreira da banda que fez uma longa turnê do disco. O sucesso do disco foi bastante refletido nos dois discos seguintes.

A morte do guitarrista Marcelo Fromer  quase deu o fim a banda, pois estavam em plena gravação do novo disco A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, mas a banda não desistiu e recomeçou algumas gravações. O disco teve uma ótima recepção e sucessos como "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana", "O Mundo é Bão, Sebastião!", "Epitáfio" e "Isso".

Em 2002 Nando Reis deixa a banda e os Titãs se torna um quinteto. No ano seguinte foi lançado o disco Como Estão Vocês? que teve uma boa recepção e talvez os dois últimos grandes singles de sucesso do grupo, principalmente "Enquanto Houver Sol". Em 2005 o disco MTV Ao Vivo Titãs foi mais um sucesso de vendas e mostrou que agora como quinteto o grupo continuava muito bem.

O último álbum de estúdio até então foi Sacos Plásticos que foi o disco menos vendido da banda, mas conseguiu como sempre a avaliação positiva da crítica, mas nada surpreendente. Com o relançamento do disco Cabeça Dinossauro o grupo está realizando uma turnê especial.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...