Facebook

segunda-feira, 15 de abril de 2013

#02 "Asa Branca" - As 100 Melhores Músicas Brasileiras de Todos os Tempos


02ª
"Asa Branca"
Luiz Gonzaga
(1947)
do álbum  Luiz Gonzaga


O verdadeiro hino do trabalhador sertanejo do nosso Brasil, uma canção com vívida realidade de uma Brasil esquecido com poucos recursos, mas de um povo com muitas esperanças que aguardam o milagre da chuva e ver crescer a plantação e ver seu gado se alimentar e sua família a se saciar, assim interpretava Luiz Gonzaga em uma das maiores canções do mundo e a segunda aqui no Brasil em nossa lista, "Asa Branca" se tornou um fenômeno de sucesso e com este sucesso pessoas que eram invisíveis se tornaram visíveis, porém com aquela invisibilidade indireta.

Depois de mais de 50 anos a canção permanesce na mente e no coração de muitas pessoas e a cada pessoa que nasce esta música logo é adicionada e rapidamente decorada. Asa Branca é um pássaro que pode ser encontrada nos cerrados, nas caatingas e nas florestas brasileiras. Ela simboliza paz, saudade e exílio.

Extima-se que mais de 300 regravações ocorreram com a canção "Asa Branca", entre eles artistas de orquestras, trios, corais e famosos como Caetano Veloso, Raul Seixas, Lulu Santos, Maria Bethania, Tom Zé e entre outros artistas.


Veja o vídeo da canção:



Letra: "Asa Branca"

Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chores não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para eu voltar pro meu sertão

Quando o verde dos seus olhos
Se espalha na plantação
Eu te asseguro
Não Chores não, viu?
Que eu voltarei, viu meu coração.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...