Facebook

quinta-feira, 28 de março de 2013

#16 "Ideologia" - As 100 Melhores Músicas Brasileiras de Todos os Tempos


16ª
"Ideologia"
Cazuza
(1988)
do álbum Ideologia


Uma das canções mais geniais do genial e poeta Cazuza traz uma mensagem que nos anos 80 predominava muito e a letra de "Ideologia" era um grito de socorro, estamos presos a uma "ditadura" e quem está do nosso lado, nossos heróis estão morrendo.

A citação abaixo conta o que eu penso sobre a música e a sua importância, faz parte de um TCC de um aluno que finalizava seu curso:

Em “Ideologia”, Cazuza faz uma crítica aos moldes e gostos da sociedade e o que o movimento ditatorial fez ao Brasil e as consequências disso.

A letra da música diz que os sonhos foram vendidos e as ilusões de que se tinha que era possível mudar o mundo se perderam. Os heróis que falavam o que pensavam morreram de overdose. Que aquele garoto que sonhava em mudar o mundo hoje é de forma indireta manipulado pelos donos do poder. 

A obra fala de como a sociedade se comporta hoje. Todos sonhavam em criar um mundo melhor, fazer uma sociedade mais justa. Esse era um pensamento da época da ditadura, quando todo mundo almejava o direito de expressão e queria liberdade. Liberdade, esta, que não foi adquirida com o fim da ditadura, pois os mesmos manipuladores continuavam no poder, mas de forma discreta, oculta.

A grande diferença, é que aqueles que desejavam a liberdade, aqueles que lutavam por isso, os únicos que podiam mudar o mundo, se calaram, foram influenciados, e ao invés de criticar o governo, a sociedade e ter seus próprios ideias, eles passaram a ficar quietos, a respeitar e concordar, e a ouvir as músicas que a própria mídia impunha.

Cazuza diz que seus sonhos foram perdidos, pois já que não tem mais quem reclamar, não adianta mais lutar. Ele está em busca de uma ideologia, os ideais haviam mudado tantas vezes que ele não conseguia achar um para chamar de “seu”. Com uma população tão desorganizada graças aos governos anteriores, ter uma ideologia nova, algo em que se espelhar, é o que salvaria a todos, e talvez pudesse trazer uma nova esperança a uma sociedade já influenciada pelos grandes poderosos.

(Homero Augusto — 3 de novembro de 2012)


Veja o vídeo da canção:
 


Letra: "Ideologia"

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Frequenta agora as festas do "Grand Monde"

Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver

O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar a conta do analista
Pra nunca mais ter que saber quem eu sou
Pois aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Agora assiste a tudo em cima do muro

Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...