Facebook

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Linha do Tempo dos Games de Mario (1981 a 2012)

Um dos games mais divertidos de todos os tempos são os jogos do Mario. Aposto que muitos o conhecem e já jogou pelo menos uma vez um de seus inúmeros jogos. Mas será que vocês conhecem todos os jogos do Mario? Sabem como ele surgiu? Imaginam que ele nem se chamava Mario? Veja abaixo uma Linha do Tempo que conta a história do Mario desde 1981 até 2012.


1981: Nascimento do Mario




















Tudo começou num jogo chamado Square Roots: Donkey Kong com o famoso gorila dos jogos da Nintendo, inspirado pelo filme King Kong. Mario não tinha este nome ainda, ele era chamado de Jumpman, significava "Homem que Pula", forte característica do bigodudo. Só passou a se chamar Mario porque em uma das sedes da Nintendo, na Itália, um dos funcionários era idêntico ao Jumpman e se chamava Mario, desde então o antigo Jumpman passou a se chamar Mario em homenagem ao funcionário. Desde 1981 Mario já tem como missão salvar a Princesa Peach.


1983: Mario ganha seu próprio jogo



A Nintendo fez o primeiro jogo onde Mario é o protagonista, só que neste jogo não é de aventura, como jogamos habitualmente com ele. Era em um único cenário onde Mario limpava os encanamentos da cidade de Nova York e tinha que lutar contra os Koopas (as tartarugas). Neste jogo Mario ganha um companheiro, aliás um irmão, que se chama Luigi que até hoje faz parte dos jogos do Mario.


1985: Super Mario Bros - Aventura, sucesso e legado



Um dos jogos mais vendidos de todos os tempos é o Super Mario Bros do ano de 1985, onde Mario e Luigi viviam suas primeiras aventuras em diferentes cenários e em novas jogabilidades, tornando um fenômeno, tanto de vendas e do seu legado pela novidade da época que acabou tornando uma inspiração para novos jogos.


1986: Super Mario Bros 2 - O sucesso continua


















Para dar continuidade ao sucesso, foi lançado no ano seguinte a segunda versão do Super Mario Bros - The Lost Levels, porém houve problemas referente a logística e jogabilidade, onde o jogo foi lançado no Japão, meses depois nos Estados Unidos, porém jogava-se diferente nos dois países. Em uma forma de unificar a jogabilidade o jogo Super Mario Bros foi parar num jogo especial dos melhores momentos do Mario, em 1993, em Super Mario All-Stars para o Super Nintendo.


1988: Consolidação em Super Mario Bros 3
















Mario já era um dos personagens mais populares dos games, talvez mais popular que o Pacman. Para consolidadar seu sucesso e apagar alguns erros de 1986 foi lançado o Super Mario Bros 3 em 1988. Neste jogo Mario se aventura em cenários mais compactos e seu poder é desenvolvido, os famosos Powers-ups. Mudanças também na navegação do jogo, com direito a mapa.


1990: Mario é um dos ícones dos games após Super Mario World
















Com o Super Nintendo em vendas a todo vapor a saga Mario não poderia ficar para trás e a empresa de games que crescia cada vez mais lançou um dos maiores sucessos de todos os tempos que foi Super Mario World. Antes, eu pergunto: quem já jogou este jogo ou ouviu falar? Creio que a resposta é sim entre milhares de pessoas, pois o jogo fez parte de uma geração que até hoje lembra deste magnífico game. O jogo é uma versão mais completa que a linha do Mario Bros e contávamos com a presença de Yoshi, companheiro de Mario e Luigi. O jogo possuía muitas fases a percorrer, mas não havia porque se cansar, pois cada fase era interessante e prendia nossos olhos.


1989 a 1994: A vinda do Game Portátil em Super Mario Land





















A Nintendo lançaria em meados de 1989 seu primeiro video-game portátil, chamado Gameboy, e como sempre Mario faria parte desta história, para isso foi criado uma trilogia especialmente para este console, o Super Mario Land. Apesar de não ter tido uma comoção, pois ainda havia quem preferisse o video-game tradicional, o jogo deixa suas marcas, teve ótimas vendas entre os jogos de Gameboy e contamos com um novo personagem em 1994, Wario.


1992: Mario e sua turma se reune no Super Mario Kart


















Após tantas aventuras, Mario resolveu passar seu tempo livre com seus amigos (e inimigos) andando de Kart. A Nintendo numa idéia que para mim foi genial lança o Super Mario Kart que foi um sucesso imediato. Soava algo como corrida maluca, pois os competidores poderiam trapaciar como jogar banana na pista ou cascos de tartaruga. Neste jogo haviam oito personagens a nossa escolha como Mario, Luigi, Peach, Toad, Koopa, Bowser, Donkey Kong Jr e Yoshi.


1993: Reunião de todos os sucessos em uma"fita" só



















Mario vinha conquistando novas gerações e alguns de seus primeiros jogos começariam a cair no esquecimento e numa estratégia da Nintendo lançam uma coletênea de todos seus jogos como Super Mario Bros, Super Mario Bros 2, Super Mario Bros 2 - The Lost Levels, Super Mario Bros 3 e Super Mario World. O Super Mario All-Stars se tornou mais um sucesso graças as modificações realizadas em alguns dos jogos.


1996: É a vez do Yoshi em Super Mario World 2 - Yoshi Island


















Baseado na nova tecnologia para se fazer o Donley Kong Country, foi criado o Super Mario World 2 - Yoshi Island. Neste jogo não era Mario o protagonista, mas participava de forma diferente como o Baby Mario, pois a estrela deste jogo era Yoshi que viviam as suas aventuras sempre com o pequeno Mario. O jogo não obteve uma comoção diante dos demais se compararmos, mas no fim foi um bom game.


1996: Mario não fica para trás e ainda em 1996 sai seu jogo Super Mario RPG















Afim de não estar de fora de nenhum tipo game de aventura, a versão em RPG até agradou, porém não foi o suficiente para superar vendas dos jogos anteriores. O Super Mario RPG foi lançado em 1996 e contou com estes tipos de aventura e Mario cada vez mais entrando em aventuras mais reais.


1996: Mario se reinventa em Super Mario 64















Com o sucesso do console rival, o Playstation, a Nintendo cria um novo console, o Nintendo 64 e logo Mario foi utilizado como jogos de estréia da nova plataforma. O Super Mario 64 foi o primeiro jogo em 3D de sua saga e tornou-se um sucesso.


1996: Revolução em Super Mario Kart 64
















1996 foi um ano muito bom para os fãs de Mario, pois foram contemplados com muitos jogos e Super Mario Kart 64 foi uma das obras primas, onde o acabamento de cada detalhe dos cenários e personagens foram perfeitos, tornando um grande sucesso o jogo.


1998: Mario em tabuleiros em Mario Party

















A Nintendo continuava na criação de novas aventuras para o Mario e sua turma, e uma sequência de jogos envolvendo esportes foram criados, como o Mario Party que era um jogo de tabuleiro.


1999: Passatempo em Mario Golf
















Inovação em jogo de golf foi em Mario Golf, onde Mario e sua turma passavam o tempo jogando golf nos campinhos do seu "reinado". O jogo da Nintendo 64 era divertido, porém golf se torna desinteressante para quem não tem muita pasciência com o jogo.


1999: Mario encontra parceiros da Nintendo para lutar em Super Smash Bros
















A Nintendo resolveu reunir vários personagens da sua plataforma para criar um jogo de lutas, o Super Smash Bros, onde Mario e sua turma lutavam contra personagens do Pokemon, Zelda, Donkey Kong.


2000: Mario novamente em RPG em Super Paper Mario
















Para atingir um público fã de jogos em RPG a Nintendo nunca queria ficar de fora, pois a sua maior concorrente estava vendendo muito e numa tática certa trouxe mais uma vez nosso velho e querido Mario no jogo Super Paper Mario.


2001: Luigi vira protagonista pela primeira vez em Luigi's Mansion
















No console GameCube, Luigi vira protagonista na plataforma Nintendo com o jogo Luigi's Mansion. Lançado em 2001 Luigi tinha que proteger Mario que estava também no jogo. A mansão era mal assombrada e contava com a presença dos velhos fantasmas já conhecidos pelos fãs do game.


2001: Mario comemora 20 anos em Mario Tennis















Já se passam 20 anos da criação do Jumpman, que é o nosso Mario. A Nintendo em sua inovação de jogos de esporte criou o ótimo jogo Mario Tennis.


2001: A Era do Super Mario Advance
















O Gameboy, o game portátil da Nintendo voltou a lançar uma série de jogos do Mario, a começar pelo Super Mario Advance e demais quatro versões. Os quatro jogos consistiu em visitar os jogos antigos que do game fixo foi recriado para o game portátil, sendo divididos assim: Super Mario Advance - Super Mario Bros 2 (USA) ; Super Mario Advance 2 - Super Mario World ; Super Mario Advance 3 - Super Mario Bros ; Super Mario Advance 4 - Super Mario Bros 3. Ainda foi criado o Super Mario Circuit com os mesmos moldes do Super Mario Kart.


2002: A Era do Game Cube com Super Mario Sunshine
















A Nintendo lança seu novo console, o GameCube que infelizmente não foi um grande sucesso, sendo que Mario entrou na mesma onda, foi assim com Super Mario Sunshine. O jogo tinha uma mensagem "sustentável", pois Mario tinha que limpar com água a poluição da cidade de Sunshine.


2002: Mais quatro games de Mario Party
















Pelo GameCube a Nintendo lançou quatro jogos do Mario Party, nas versões 4, 5, 6 e 7. O jogo persistia nos mesmos moldes dos antigos Mario Party.


2003: Evolução dos Karts em Mario Kart: Double Dash
















Continuando pelo GameCube foi lançado o Mario Kart: Double Dash que ainda atraía muitos fãs de Mario ou de jogos de corrida. Os karts eram todos personalizados com as características de cada personagem.


2004: Mais Poder em Super Power Mario Tennis
















Com raquetes mais poderosas, o Super Power Mario Tennis foi a segunda versão deste jogo para o GameCube.


2005: Para a alegria dos amantes de futebol, Super Mario Strikers
















A Nintendo lançou em 2005 para o GameCube e logo depois no Wii um jogo de futebol do Mario, chamado Super Mario Strikers. Por ser Mario não esperaria por um jogo "limpo", mas é divertido jogar futebol de forma mais discontraída e ainda podia colocar bananas e cascos de tartaruga dentro do campo.


2006: Mario cresce no pequeno DS em New Super Mario Bros

















Nintendo DS era um novo console portátil e como sempre, Mario não ficou de fora dessa e foi lançado o New Super Mario Bros. O jogo era em 2D, mas ninguem ficou desanimado não, pois a qualidade do game era muito boa. A grande novidade era que Mario podia crescer ainda mais, se tornando um gigante. Ainda no Nintendo DS foram lançadas as versões de Super Mario Kart DS, Super Mario Party DS e Yoshi Island DS.


2006: A chegada do Wii com Super Mario Kart Wii

















Um novo console da Nintendo, desta vez com uma comoção e sucesso maior que o anterior, o Nintendo Wii logo de cara lança o jogo Super Mario Kart Wii. O jogo de corrida cada vez mais emocionante e real de se jogar, os novos controles após boas treinadas ficava fácil de controlar os personagens.


2007: Mario nas galáxias com Super Mario Galaxy
















Um dos maiores sucessos de todos os tempos do Mario e de toda a Nintendo, onde os gráficos e a maneira de jogar foi de grande aceitação do público se tornando um fenômeno de vendas. Super Mario Galaxy poderia ser jogado em 2D e em 3D. Em 2010 foi lançado a segunda versão do Super Mario Galaxy com um sucesso maior ainda.


2009: O velho sucesso volta em New Super Mario Bros Wii


















Voltando aos moldes dos anos 80 o New Super Mario Bros Wii foi um grande sucesso, principalmente entre os fãs mais nostálgicos. Neste jogo contávamos novamente com o Yoshi que ficou ausente em alguns jogos e podíamos usar até quatro personagens numa mesma fase.


2011: Mario em 3D no Super Mario Land 3DS
















Mais um mini video game da Nintendo, desta vez o Nintendo 3DS com jogos em 3D e Mario deu suas caras em 2011 com o Super Mario Land 3DS. A jogabilidade não obteve muitas mudanças para que não afastasse fãs, tendo uma das maiores fidelidades em jogos de uma só linha.


2012: Sofisticação em Mario Tennis Open














Pelo Nintendo 3DS foi lançado o Mario Tennis Open, com os mesmos moldes dos últimos jogos de tenis, mas este tinha um sabor especial, era mais sofisticado, sendo um grande sucesso desta plataforma.


2012: New Super Mario Bros 2 no 3DS

















Em 2012, ano desta postagem encerro com o game New Super Mario Bros 2 para o Nintendo 3DS que ainda não analisei o game, mas algo que não se vê em jogos de Mario são as decepções. Mas com as novas forma de se jogar video game há de esperar mais do nosso velho e querido baixinho bigodudo.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...