Facebook

segunda-feira, 7 de maio de 2012

#09 Teresa Cristina - As Maiores Cantoras Brasileiras do Século XXI





"Guardo em mim
Muitas canções
Muitas histórias
Tristes finais
Começos sensacionais
Segredos que a vida traz"
(Guardo em Mim)

O Samba de Raiz é repleto de grandes nomes, medalhões, mas neste Século XXI não vimos muitos nomes novos, uma massa que no passado arrebentou nos bares, fundos de quintais ou em rodas de samba, ainda há esta tradição onde novos e velhos Bambas do Samba alegram as pessoas com suas notas marcadas e letras que falam do povo, do Brasil e de problemas sociais, entre estes Bambas do Samba alguns nomes se destacaram entre cantores e grupos, mas um artista, que é uma grande cantora que neste Século conseguiu manter a força do Samba de Raiz e trazer um público novo e carente so estilo foi Teresa Cristina, um dos mais importantes nomes do Samba atual.

Antes de brilhar neste Século, Teresa Cristina já fazia alguns trabalhos como cantora no Grupo Semente, ganhando destaque e sendo convidada a partir de 2001 para festivais e gravações de álbuns. Em 2002 ela grava seu próprio álbum chamado A Música de Paulinho da Viola, vols.1 e 2 com a participação do próprio Paulinho da Viola em algumas canções em dueto. Teresa passou a participar de vários shows de grandes sambistas e foi convidada para cantar em álbuns como Argemiro do Patrocínio, O Samba é Minha Nobreza e Um Ser de Luz - Saudação à Clara Nunes, todos eles gravados no ano de 2003. O sucesso de crítica e público foram os suficientes para tornar Teresa Cristina uma cantora respeitada e para completar a cantora ganhou o Prêmio Rival BR, o Prêmio TIM de Música, como cantora-revelação, e a indicação ao Grammy Latino de melhor disco de samba.

No ano de 2004 Teresa Cristina grava seu primeiro álbum solo após sair do Grupo Semente, o álbum tem a mesma filosofia que a cantora vinha trabalhando e o álbum Surica, famoso por conter músicas com sambistas da Escola de Samba Portela, e ainda no mesmo ano gravou seu segundo álbum chamado A Vida Me Fez Assim, neste álbum em especial foi marcado pela suas composições que foram aclamadas pela crítica e logo se descobriria mais um de seus talentos. No ano de 2005 Teresa gravou seu primeiro CD e DVD ao vivo no Teatro Municipal de Niterói, intitulado O Mundo é Meu Lugar. O trabalho trouxe versões novas para alguns de seus sucessos e ainda a revisão de músicas muito conhecidas. A turnê deste álbum foi um sucesso, fazendo a cantora voltar a gravar só em 2007 chamado Delicada que teve uma ótima repercussão em vendas e uma grandiosa turnê, inclusive em outros países como Bulgária, África do Sul e Argentina.

Desde 2009 Teresa Cristina vem somente participando de projetos de outros artistas, como gravações de shows e festivais e ainda realiza rodas de samba com Bambas do Samba. Teresa vem trabalhando muito e por isso tem a admiração e o respeito pelos sambistas e amantes da música que a considera como uma "ponta de lança" do Samba de Raiz deste Século.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...