Facebook

terça-feira, 15 de maio de 2012

#03 Maria Rita - As Maiores Cantoras Brasileiras do Século XXI




"Não, ele não vai mais dobrar
Pode até se acostumar
Ele vai viver sozinho
Desaprendeu a dividir..."
(Cara Valente)

Havia pessoas que imaginariam que Maria Rita não daria conta do recado, simplesmente por ser filha da maior cantora de todos os tempos, Elis Regina, pois comparações poderiam surgir, já que a cantora seguiria e continua seguindo a linha MPB, onde mistura estilos, mostrando que é flexível em qualquer ritmo, assim como sua mãe. Porém, Maria Rita nos surpreendeu e nos surpreende por ter uma personalidade musical marcante, meteórica, visceral e hoje é ovacionada pelo público e aclamada pela crítica, esta crítica em especial elege a cantora no podium deste artigo.

Maria Rita decidiu ser cantora no ano de 2001, antes trabalhava em uma editora no setor de marketing. Em 2002 gravou seu primeiro álbum entitulado com seu nome lançado em 2003 e já receberia seu primeiro prêmio, o APCA. No seu álbum o single "Cara Valente" tocou em rádios especializadas e foi seu carro-chefe, outros singles que teve destaque foram "A Festa" (que concorreu ao Grammy de Melhor Canção), "Menininha do Portão", "Encontros e Despedidas" que foi tema de abertura da novela Senhora do Destino, enfim, o álbum ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias vendidas, sendo até o dia 3 de Agosto de 2011 a última artista a passar esta marca e seu primeiro álbum foi vencedor do Grammy Latino nas categorias "Melhor Disco de MPB", "Artista Revelação" e "Melhor Música" por "A Festa". Foi lançado também um DVD ao vivo com as músicas do primeiro CD atingindo a marca de mais de 190 mil cópias

Seu segundo álbum teve como nome Segundo, que foi produzido por Lenine e lançado no ano de 2005 e a canção "Caminho das Águas" foi lançada pelas rádios, além das canções "Conta Outra", "Mal Intento" e "Muito Pouco", no álbum contava com uma regravação da música "Minha Alma" do grupo O Rappa. O álbum ultrapassou a marca de 250 mil cópias. Foi lançado um DVD especial com um show da turnê deste CD.

Maria Rita passou a ser uma artista importante para o Brasil e era sempre convidada para grandes apresentações em casas de shows eventos de causas nobres, além disso, Maria Rita foi fazer sua sucedida carreira internacional, pela América Latina, Portugal e França.

Em 2007, o seu novo álbum chamado de Samba Meu mostrou a paixão pelo samba que Maria Rita sempre teve e neste álbum ela fez algumas regravações de sucessos antigos e interpretou novas canções de grandes compositores. O single "Tá Perdoado" foi tema da novela Duas Caras e se tornou um sucesso da cantora, outros singles foram "O Homem Falou" e "Maria do Socorro". Com o sucesso de sua turnê, Maria Rita lançou seu DVD com músicas deste CD vendendo mais de 60 mil cópias. Seu terceiro álbum foi premiado Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode, Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria Melhor Álbum, sendo assim o álbum foi um sucesso ultrapassando a marca de 200 mil cópias vendidas.

No segundo semestre de 2011 Maria Rita lançou seu quarto álbum de estúdio chamado Elo, que foi gravado em dez dias, o motivo da gravação rápida foi para se tornasse discreta para que chegasse como surpresa este álbum, como foi de fato. O álbum foi positivamente avaliado pela crítica e vendeu mais de 100 mil cópias, um excelente número para este álbum que é bom, porém não o melhor de sua carreira. "A História de Lilly Braun" e "Pra Matar Meu Coração" são os singles de trabalho deste álbum. Neste álbum é possível reparar como Maria Rita melhorou em suas interpretações, pois considero a cantora como uma das interpretes mais incríveis de todos os tempos e ela sabe trabalhar isso.


Um comentário:

Anônimo disse...

Maria Rita é uma cantora muito especiala e extremamente sedutora pois tem o dom de cativar imediatamente pela nobreza de sua interpretação que vem de dentro de sua alma e pela alegria contagiante quando a música lhe pede o palco em festa. E não dá para ignorar a saga que ela enfrenta para enfrentar a mitologia de sua história e VENCER o desafio.,É igual à sua mãe mitológica e imortal mas é completamente MARIA RITA sedução de multidões.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...