Facebook

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Breve: As Maiores Cantoras Brasileiras do Século XXI


Para quem curtiu aqui no Coluna Blah As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História onde Elis Regina foi considerada a maior cantora de todos os tempos, criou-se uma outra questão por onde eu tenho passado quando observei comentários sobre meu artigo: Quem vem "metendo a boca no balão" no século 21? Desde o fim do meu artigo deixei "na gaveta" algumas cantoras separadas que poderiam servir para um artigo futuro e observando um grande batalhão de vozes femininas dominando o cenário brasileiro, decidi mergulhar numa nova pesquisa, análise e decisão de uma nova lista, contemplando as Maiores Cantoras Brasileiras deste novo Século. Pois se falam muito e é exaltado este movimento da "Nova Geração de Cantoras", a grande maioria (para minha alegria), é da nossa MPB e Samba. Alguns outros bons nomes surgiram (mas poucos) no estilo Rock, Sertanejo e sons Regionais. Para fechar esta lista estou analisando a voz que é essencial, mais essencial ainda para esta pesquisa, juntando com interpretação, composições, performance nos palcos, importância e influência cultural para o Brasil, popularidade, carisma, produção em seus álbuns, críticas de profissionais de música e interpretação e outros elementos musicais como dança, uso de instrumentos e dramatização.

Ainda não decidi o número de cantoras para fazer parte desta contemplação musical, mas acredito que de 20 a 25 cantoras serão citadas. Aguardem novas postagens.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...