Facebook

segunda-feira, 30 de abril de 2012

#12 Karina Buhr - As Maiores Cantoras Brasileiras do Século XXI





"A pessoa morre depois de tanto verbo
A pessoa morre de fome
Depois de tanto verbo a pessoa morre
A pessoa morre"
(A Pessoa Morre)

Um dos grandes nomes da nossa MPB que representa bem a região nordeste, Karina Buhr que nasceu em Salvador, mas seu "quartel general" tem sido em Recife, onde ela foi criada e iniciou sua carreira musical e hoje distribui sua cultura e musicalidade que é rica em letras, interpretação e personalidade. Ainda no Século passado, Karina participou ativamente como percussionista dos blocos de maracatus, principalmente dos tradicionais Piaba de Ouro e Estrela Brilhante e fazia parte de uma banda chamada Comadre Fulorzinha. Recebeu um convite para trabalhar como atriz e produtora musical em São Paulo para as peças "Bacantes" e "Os Sertões".

Neste Século XXI Karina Buhr continuou os trabalhos em peças e festivais. Fez participações em álbuns, shows e festivais de alguns artistas. Em 2005 quando ainda integrava na banda Comadre Fulorzinha fez apresentações em algumas cidades brasileiras até se desligar da banda para iuniciar sua carreira solo.

No ano de 2010 Karina Buhr lança seu primeiro álbum chamado Eu Menti pra Você contendo treze canções de autoria de Karina e participações especiais de Edgard Scandurra e Fernando Catatau. O álbum traz músicas com influências do Rock, Ska, MPB, música nordestina e letras do cotidiano, estilos que Karina já trabalhava com sua banda. O álbum teve uma grande repercussão da crítica especializada e músicos que avaliaram de forma muito positiva o álbum. A revista Rolling Stone elegeu este álbum como o terceiro melhor de 2010.

Antes de lançar o seu segundo álbum, Karina Buhr passou a ser considerada uma das grandes novas cantoras desta "Geração 2000" e teve um dos melhores shows no Rock In Rio de 2011. Em outubro do mesmo ano Karina lança um dos melhores álbuns gravados neste século, Longe de Onde, que teve uma ótima repercução de crítica e público, sendo apontado como um dos 10 melhores de 2011. Edgard Scandurra e Fernando Catatau passou a integrar a banda da cantora que contou ótima agressividade nas guitarras, deixando o som mais potente. As letras são a maioria delas críticas, como se Karina gritasse em prol de algo que se perdeu, lembra um pouco o movimento Punk Rock, a canção "Cara Palavra" é um exemplo que se pode dar a este tipo de canção. Por este álbum Karina passou a ser de vez um dos maiores talentos da nossa música e tem um grande destaque no cenário brasileiro.


Um comentário:

Anônimo disse...

Kadê a Marina Lima?

Só a música "Fullgas" equivale a carreira$$$ de algumas cantoras aqui citadas.

William, SC.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...