Facebook

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Carnaval de São Paulo 2012: Mocidade Alegre


Ojuobá – no céu, os Olhos do rei... Na Terra, a morada dos milagres... No coração, Um Obá muito amado

Uma das maiores Escolas de Samba do Século XXI com uma torcida que cresce a cada ano, a Mocidade Alegre vai homenagear Jorge Amado que faria 100 anos de idade em 2012, mas o foco do desfile é uma de suas obras, Tenda dos Milagres, de 1969.


Para quem acompanha o Carnaval de São Paulo pelo menos desde 2004 nunca se viu uma Escola crescer tanto em força, torcida e comoção como a Mocidade Alegre. E tudo vem dando certo graças a Nova Gestão adotada pela Escola com a Presidente Solange Bichara, por isso que é normal ela estar entre as favoritas todos os anos, a única excessão foi em 2011, quando a Escola ficou em sétimo lugar devido a um carro alegórico não entrar na Avenida, assim atrapalhando a evolução da Escola. Para esquecer os problemas e erros de 2011, segundo um dos integrantes da Escola é não esquecer os problemas e erros de 2011 e de outros anos, pois é com os erros que se aprende... Em 2012 a Escola vai homenagear um dos maiores escritores brasileiros, Jorge Amado, que faria 100 anos de idade em 2012. E para homenageá-lo a Escola decidiu traduzir em enredo de Carnaval uma de suas obras, o livro Tenda dos Milagres de 1969 que é um romance vivido na Bahia com candomblé, capoeira e as festas populares que integram o universo baiano. A Escola vem trabalhando e superando o incêndio ocorrido no início de 2012, mas a Escola está com todo o controle da situação. O carnavalesco Sidney França fooi buscar em livros de história e na própria obra de Jorge Amado uma Salvador da cultura, da música, da religiosidade, do candomblé, tudo isso baseado há muitos anos atrás, e isto vai ser reparado em seus carros alegóricos e nas fantasias, vamos reviver e/ou conhecer um passado rico.

A ideia é fazer com que todos que assistam ao desfile consigam entender o transporte no tempo, viajando até a história e o ambiente do livro. Vamos recuperar a cenografia, a arquitetura de Salvador, a região do Pelourinho. Estamos falando de uma Bahia imortalizada na memória, recém-saída do período imperial. Isso tudo estará em nossas fantasias

(Sidney França, carnavalesco da Mocidade Alegre ao G1)


OPINIÃO: A falha ocorrida em 2011 com a Mocidade Alegre custou muito caro, deixando a Escola fora dos Desfile das Campeãs, por onde já estava acostumada. Para 2012 vejo a Escola como sempre nos últimos anos, talvez o incêncio ocorrido vai atrapalhar parte do planejamento, mas não vai tirar o brilho da Escola que deverá passar na Avenida feliz, sim, feliz, é uma das escolas mais alegres que vejo desfilar, sem trocadilhos, e isso ajuda muito para levar emoção aos jurados em alguns quesitos, mas deve se atentar a questões técnicas como bateria, fantasias e alegorias onde a Escola sempre tira notas 10, mas não deve cair na zona de conforto e melhorar cada vez mais. Aposto muito na Mocidade Alegre para vermos novamente no Desfile das Campeãs e continuar sendo uma das Maiores deste Século.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...