Facebook

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Os 10 Melhores CDs Brasileiros de 2011

2011 foi um ano marcado pelos novos talentos de artistas como Criolo, Marcelo Jeneci, A Banda Mais Bonita da Cidade, Monique Kessous e mais a Tulipa Ruiz que já vinha como revelação desde 2010 assim como Emicida, mas foi em 2011 que estes artistas foram mais compartilhados e curtidos (linguagem Facebook). Um ano tão marcado pela música sertaneja com melodias e letras repetidas com a mesma filosofia de balada nas sextas-feiras e traição que apenas uma brilhou e conseguiu vender mais de 1 milhão de cópias que foi Paula Fernandes que ganhou muitos prêmios e é um dos fenômenos em nossa música.

E o nosso MPB vai bem? Posso dizer que apesar de parte do público migrar para o sertanejo ainda há pessoas que gostam e apreciam da boa MPB e conseguiu atrair mais pessoas, essas pessoas a grande maioria são jovens que hoje entendem que o Brasil tem uma forte e inteligente geração, os nomes são muitos como Maria Rita, Mariana Aydar, Chico Buarque, Maria Gadu, Seu Jorge, Karina Buhr, Tiê, Marisa Monte, Marcelo Camelo, Lenine, Caetano Veloso, entre outros nomes.

Para esta lista dos 10 Melhores CDs Brasileiros de 2011 eu fiz questão de ouvir todos os álbuns mais bem avaliados pelas grandes revistas e sites e mesclar com o que eu ouço da boa música nacional. O resultado para se chegar aos melhores não foi fácil, pois não teve sequer um Super CD que deu muito certo, com excessão de Paula Fernandes Ao Vivo que vendeu muito, mas nem todas as canções chegam a ser como o Nó Na Orelha ou Elo. Fica então abaixo os 10 Melhores Álbuns.


01) Elo
Maria Rita


O álbum foi gravado às pressas por algum motivo que não entendo e não teve (segundo Mria Rita) uma produção que levasse ao nível alto de qualidade, mas Maria Rita se enganou, o álbum é uma verdadeira aula de como se gravar um CD, pois Maria Rita conta com a melhor banda que tem nada mais que Silvinho Mazzuca, mestre das cordas e as interpretações ficaram perfeitas, sendo o álbum do ano.


02) Cavaleiro Selvagem Aqui Te Sigo
Mariana Aydar


Não é seu melhor álbum de sua carreira em minha opinião, mas a forma de fazer melodias continuou como antes, a parceria entre Mariana e Duani mais uma vez deu certo e músicas como Vai Vadiar e Solitude ficaram uma obra de grande qualidade sonora e uma invejável percussão.



03) Nó Na Orelha
Criolo


As melhores músicas de 2011 estão neste álbum, Subirusdoistiozin e Não Existe Amor Em SP são extraordinárias canções de Criolo que agora chegou no cenário de sucesso. Todas as canções deste álbum são de Rap, misturada a percussões americanas, cariocas e até se ouve um pouo de Manguebeat ou é loucura minha, mas o álbum é perfeito para refletir e curtir em viagem.



04) Paula Fernandes Ao Vivo
Paula Fernandes


Foi o álbum mais vendido do ano, mais de 1 milhão de cópias, desde Paula Toller no Kid Abelha e Maria Rita em 2003 não se chegava a esta marca, voz afinada e excepcional, letras que fala de natureza e um pouco de amor, sucesso nas rádios e uma banda cadênciada são motivos para este álbum merecer uma posição de destaque.



05) Efêmera
Tulipa Ruiz


O álbum é de 2010, mas em 2011 foi o ano em que Tulipa Ruiz levou sua Efêmera a uma espécie de compartilhamento inteligente, ela percorreu a todo público que curte um som com qualidade e é qualidade que tem neste maravilhoso álbum onde a voz de Tulipa é tão suave que deixa seu ambiente agradável e as poesias onde ela canta nos encante e faz refletir alguns fatores como um dia tenso de domingo.



06) O que Você Quer Saber De Verdade
Marisa Monte


Como todos sabem, Marisa Monte é a melhor cantora viva do Brasil e neste álbum novinho prova que ela tem muito poder, sabedoria e talento acima do talento. Não é seu melhor álbum, porém é muito melhor que qualquer um que lançou em 2011, pois as letras de suas canções continuam firmes mesclados às melodias.




07) Multishow Ao Vivo Caetano Veloso e Maria Gadú
Caetano Veloso e Maria Gadú

É a Grande Parceria de 2011, e tudo começou num programa que foi novamente gravado para se tornar este longo, mas excelente álbum. A maestria tropicalista de Caetano Veloso se juntou a já renomada de grande talento Maria Gadu para cantar canções de ambos, e ambos nos "raptaram" de um Brasil que está perdendo sua identidade MPB.



08) Músicas Para Churrasco (Vol. 1)
Seu Jorge


Não precisa assar carne e comer com farofa acompanhado com cerveja para ouvir este álbum, o álbum é "pau pra toda obra" e Seu Jorge prova que é o maior cantor do momento e as canções são perfeitas e o mega hit A Doida virou hino para os caras que tomam aquele fora.




09) Extraordinário Amor de Deus
Aline Barros

Geralmente álbuns gospel não eleva a qualidade de suas melodias, pois o que importa é a letra, certo, mas quando levam em consideração a qualidade dos instrumentos o álbum se torna perfeito, foi o caso deste álbum gospel de Aline Barros, o melhor de sua carreira, com levas pop-rock que ficou primoroso para adoração a Deus.



10) Chão
Lenine

Talvez seja o álbum mais técnico e aperfeiçoado destes 10 que está na lista. Para bom entendedor de palavras difíceis e cultas é perfeito, o que deixa a desejar em algumas faixas são algumas canções, digamos, "soníferas", mas sem perder sua qualidade. Lenine é um artista completo e provou neste incrível álbum.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...