Facebook

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

#07 Alcione - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História


Posição 07 - Alcione


Voz, timbre, afinação... Alcione com certeza poderia cantar qualquer estilo musical ou músicas "sem pé e cabeça", mas quando se ouve sua voz, é uma das maiores aventuras mentais que uma pessoas que goste ou não de música deve ter. Chegou muito perto do Top 5, mas sua marca é de uma grande vencedora.

Alcione Dias Nazareth nasceu em São Luis, no Maranhão no dia 21 de novembro de 1947 e a música começou a aparecer em sua vida devido ao seu pai que foi mestre da banda da Polícia Militar de São Luís e professor de música. Alem disso, foi compositore ensinou Alcione a tocar instrumentos de sopro.

Alcione teve sua primeira apresentação profissional aos 12 anos, na Orquestra Jazz Guarani, regida por seu pai. Certa noite, o crooner da orquestra ficou rouco, sendo substituído pela menina que agradou a quem estava assistindo.

Aos 20 anos foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na TV Excelsior, trabalhando como cantora Excursionou pela Argentina e Chile e voltou para o Brasil, radicando-se em São Paulo até seguir em turnê pela Europa, onde permaneceu por dois anos. Alcione retornou em São Paulo em 1972.

Seu primeiro LP veio em 1975 com o título A Voz do Samba e foi neste primeiro disco que Alcione fez uma marca histórica em sua carreira, a canção "Não Deixe O Samba Morrer" foi um Mega-Hit, ficando mais de 20 semanas em primeiro lugar na parada de sucessos, e é um dos 10 Maiores Sambas da História, finalizando, Alcione ganha pretígio e respeito com a letra, melodia, voz e atitude.

Com o sucesso e disco de Ouro garantido, Alcione logo gravou mais um álbum em 1976 Morte de um Poeta que vendeu muito, mas foi com o LP Pra que Chorar, que Alcione vendeu 400 mil cópias consagrando-a mais ainda como cantora nacionalmente conhecida. Desse disco, despontaram vários sucessos de sua carreira, como "Ilha de Maré", "Pandeiro é Meu Nome" e "Pra Que Chorar". No ano seguinte, em 1978, lançou o LP Alerta Geral, desse disco, várias composições fizeram sucesso, entre elas "Sufoco", "Entre a Sola e o Salto", "Eu sou a Marrom" e "Zelão". Em 1979, com a composição "Gostoso Veneno", ficou em primeiro lugar nas paradas de sucesso de todo o país. A música deu título ao LP, que trouxe, entre outras, "Menino sem Juízo".

Nos anos 80 Alcione começa com o LP em seu nome com os sucessos "Minha Filosofia" e "Novo Amor". Em 1982 lançou o disco Vamos Arrepiar. Neste mesmo ano, em comemoração aos dez anos de carreira fonográfica, sua gravadora lançou a coletânea Alcione Dez Anos Depois, na qual foram reunidos alguns de seus sucessos. No ano seguinte, lançou o LP Almas & corações, incluindo a canção "Amor em Tom Menor".

Alcione cantou junto com Maria Bethânia no álbum Da Cor do Brasil e ainda cantou no álbum uma música dedicada à sua Escola de Samba do Rio de Janeiro, "Mangueira Estação Primeira". Em 1985 gravou o LP Fogo da Vida com o sucesso "Mesa de Bar". Em 1987, no disco Nosso Nome: Resistência, incluiu "Ou Ela Ou Eu", "Afreketê" e "Raio de Luar". Em 1988 lançou o LP Ouro & Cobre, no qual interpretou "Toque Macio" e "Vizinha Faladeira". O álbum Simplesmente Marrom fecha os anos 80 como um bom LP e Alcione já era considerada já na década como uma das maiores cantoras.

Nos anos 90 Alcione lançou cerca de nove álbuns e os quais marcaram na década fora praticamente todos, mas destaco os álbuns Pulsa Coração em 1992, onde interpretou "Delírios de Amor" e "Coração Brasileiro". No ano de 1994 lançou, pela gravadora BMG, o CD Brasil de Oliveira da Silva do Samba, no qual interpretou as faixas "Além dos Outdoors", "Tô Com Saudade", "Saudade Só", "Onde o Rio é Mais Baiano", "Febre de Amar", "Fla X Flu", "Coração da Sanfona", "Brasil de Oliveira da Silva do Samba", "Paixão Bandida", "Zanga de Amor", "Asas de Carcará", "Nunca Mais", "Terecô" e "Usa e Abusa". No ano seguinte participou do disco-homenagem Clara Nunes Com Vida, no qual fez dueto (com voz incluída posteriormente) com Clara Nunes na faixa "Sem Companhia", sendo para cantora um de seus melhores anos da carreira. Em 1998 lançou o CD Celebração em comemoração aos 27 anos de carreira. Nesse trabalho, contou com a participação especial de inúmeros artistas, como Djavan, Maria Bethânia, Sandra de Sá, Ed Motta, Alexandre Pires, Cássia Eller, Velha-Guarda da Mangueira, entre outros.

Em 2000, lançou o CD Claridade, disco em homenagem à cantora Clara Nunes. O disco foi muito bem recebido pela crítica e pelo público e o show, homônimo, destacou-se no cenário musical carioca no ano 2000. Em 2001, participou, com Ana Carolina e Maria Bethânia, do projeto "MPB no Canecão", no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano lançou o CD A Paixão tem Memória, do qual se destacou o sucesso "Além da Cama". Em março de 2002, apresentou-se na casa de shows Olimpo, no Rio de Janeiro. Na ocasião, gravou o primeiro disco ao vivo, no ano de 2002. Em 2003 Alcione novamente grava um CD Ao Vivo, Alcione Ao Vivo 2, no qual cantou vários sucessos de sua carreira, entre eles: "Não Deixe o Samba Morrer", seu maior sucesso da carreira, e o CD vendeu mais de 150 mil cópias, uma ótima marca.

Em 2004 a cantora Alcione com certeza teve um de seus melhores momentos em sua carreira, pois foi na novela Da Cor do Pecado, na TV Globo que a música "Você me Vira a Cabeça" foi um dos maiores sucessos no ano e de sua carreira também, pois a interpretação de Alcione era de aplaudir pelo belo timbre da cantora. O álbum se chamava Faz Uma Loucura Por Mim que ainda contou com a canção "Sem Saída", com participação do cantor Belo. Recebeu o "Prêmio Tim 2004" na categoria Melhor Cantora de Samba. Em 2005 Alcione ganhou mais prêmio e ainda fez shows internacionais. No mesmo ano o álbum Uma Nova Paixão contou com mais um sucesso que tocou em novela, desta vez foi em América, na TV Globo, a canção "Meu Ébano", a canção marcou tanto para a cantora, quanto para o ator Ailton Graça que era seu tema na novela.

Em sua carreira, foi premiada com 19 discos de ouro, dois de platina e um duplo de platina. Fez turnês pelos Estados Unidos, Europa, Japão, América Central, América Latina e África. Foi a cantora escolhida para interpretar o hino "Bem-vindo João de Deus", para a visita do Papa João Paulo II ao Brasil. Já foi eleita várias vezes como a "Melhor Cantora", em várias ocasiões de premiações. Alcione influencia mulheres e homens que desejam cantar, pois ela é uma das maiores referências tanto para o Samba e a MPB, além disso, as músicas de Alcione servem para um bom casamento, festas de 15 anos e comemorações diversas.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...