Facebook

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

#17 Sandra de Sá - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História


Posição 17 - Sandra de Sá


A maior representante brasileira do estilo Soul, Jazz e Black Music, Sandra de Sá conseguiu de forma magestosa popularizar estes estilos pelo nosso país, onde vozes masculinas apenas dominavam, mas com a chegada dela, a Black Music Brasileira ficou mais florida com sua presença, além disso Sandra de Sá domina nos ritmos MPB, Funk, Sambalaço.

Sandra Cristina Frederico de Sá nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 27 de agosto de 1955 e tudo começou com as influências de sua infância, seu avô e seu pai eram músicos que tocavam em bailes pela cidade, e ela sempre os acompanhava, tanto deles e em outros locais, assim ela foi tomando o gosto pela música. Em 1977 largou a Faculdade para se dedicar a composições, começando por "Morenando" e quem gravou foi Leci Brandão.

O sucesso para valer, como cantora, já no começo de 1980. No festival MPB 80, na TV Globo, Sandra Sá (como então era chamada) classificou "Demônio Colorido" entre as dez finalistas e a música obteve repercussão nacional. Sua inscrição nesse festival, já foi resultado da admiração e carinho que fora criado entre ela e a família "Araújo", João e Lucinha, pais de Agenor, o Cazuza, que ainda não era cantor profissional.

Sua voz para o rítimo era tão eletrizante que foi convidade por Tim Maia para fazer um duêto, na canção "Vale Tudo". Com o sucesso, Sandra passou a ser chamada por alguns de "Tim Maia de saias", por se identificar com o cantor no balanço e no timbre grave da voz.

O disco Sandra Sá de 1982 revelou um grande sucesso da cantora, "Olhos Coloridos", onde o ritimo soul dominou as paradas de sucesso e o disco dominou em vendas. Logo em 1983 o disco Vale Tudo teve a mesma repercussão, com a faixa-título. Anos mais tarde Sandra lança clássicos como "Joga Fora", "Solidão", "Não Vá", "Lobo Mau", todas elas no disco Sandra Sá de 1986.

Em 1988 Sandra Sá, muda o nome para Sandra de Sá e lança o álbum com o novo nome artístico e sucessos foram marcados como "Bye Bye Tristeza", "Meu Erro".

Nos anos 90 a carreira de Sandra de Sá continuou vitoriosa e única, pois não haviam muitas cantoras a sua altura de sucesso, e mais álbuns foram lançados como o Sandra!, Lucky!, D'Sá onde a canção "Você" de Tim Maia estourou nas paradas de sucesso.

Apesar do ritmo não ser tão acelerado nos anos 90, Sandra marca presença forte no mercado por: gravações incríveis com Djavan, Marina Lima, Carlinhos Brown, Titãs, Herbert Viana, entre outros. E pelos sucessos como: "Sozinha", de Peninha, "Vamosa Viver", "Soul de Verão", etc. E ainda gravou um CD de homenagem ao querido amigo Tim Maia, sucesso de crítica. Nessa década, Sandra criou a expressão "Música Preta Brasileira", brincando com a sigla MPB - Música Popular Brasileira.

Nos anos 2000 Sandra de Sá foi destaque no Rock in Rio, gravou CDs especias, como um em homenagem a Motown e um comemorando 25 anos de carreira tendo convidados especiais.

A sua sabedoria na música brasileira influenciou muitos artistas novos para compor, tocar e cantar, Sandra revolucionou o Black Music Brasileira e sua voz é uma das maiores de todos os tempos, seja carreira anos 80 ou 90.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...