Facebook

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

#23 Zélia Duncan - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História



Posição 23 - Zélia Duncan



Uma das vozes mais potentes do Brasil, é o que pensam sobre Zélia Duncan, onde a sua voz grave é muito marcante, por isso Zélia Duncan faz sucesso tanto aqui, mas lá fora ela teve um grande destaque, como na Europa.

Zélia Cristina Duncan Gonçalves Moreira nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, no dia 28 de Outubro de 1964 e com muita vontade de ser cantora, logo se inscreveu para um concurso de novos talentos, aos 16 anos, e conseguiu o primeiro lugar, pela Funarte de Brasília. Ela realizou alguns shows, mesmo sem gravar um disco era sempre convidada, mas ao perceber que não vinha um convite para gravar, voltou a Niterói para trabalhar numa rádio como locutora e logo depois foi backing vocal de José Augusto. Foi convidade por uma diretora de musical americano para se integrar as suas apresentações, e Zélia aceitou o convite.

A gravadora Eldorado enfim fez um convite para Zélia Duncan gravar seu primeiro disco, chamado de Outra Luz, em 1990, mesmo Zélia não estando satisfeita com o álbum realizou shows e concorreu a prêmios pelo disco.

Em 1991, Zélia recebeu um convite e aceitou passar cinco meses nos Emirados Árabes Unidos, para cantar em um hotel, a ecsolha foi devido sua voz que já se destacava. Ao retornar em 1992, conhece o produtor Guto Graça Mello e assina com a gravadora WEA, mas só em 1994 que vem a gravar o álbum chamado Zélia Duncan, e ela junto com outros produtores realizaram um ótimo álbum, sendo que muitos sucessos veio a acontecer como "Lá Vou Eu", o mega hit "Nos Lençóis Desse Reggae" e um dos mais primorosos, talvez seu maior sucesso, ou seja, sua melhor música na sua carreira, "Catedral". Resultado: "Catedral" foi tema da novela A Próxima Vítima da TV Globo, seu disco foi eleito um dos 10 melhores da América Latina pela Billboard Americana e vendeu mais de 170 mil cópias, onde Zélia entrava de vez no Hall das maiores cantoras do momento.

Após a febre de 1994, em 1996 Zélia lança o álbum autoral Intimidade, com produção de Liminha e mais uma vez o álbum é um dos melhores da crítica e teve um mega hit que foi a canção "Enquanto Durmo". Com o reconhecimento por todo país, Zélia realizou shows internacionais, na Espanha, Portugal, Estados Unidos e lotou shows no Japão, onde até hoje ela é ídola musical. Além disso, o álbum foi vencedor de prêmios, como o APCA.

Em 1998 Zélia lança o álbum Acesso, onde ela muda um pouco o estilo e passa a utilizar o folk e o pop. Produzido por Christiaan Oyens e gravado em Los Angeles e a canção "Quase Sem Querer" foi o que se destacou nas rádios. Zélia permanceu com a turnê deste CD até o fim dos anos 90, onde ela cantava estas e mais outras músicas de sua carreira.

No ano de 2001, Zélia volta a gravar mais um álbum, Sortimento e logo depois Sortimento Vivo, e a música carro-chefe que foi um mega hit do álbum foi "Alma", mas todo o álbum caiu no gosto popular, o álbum foi vendido consideravelmente, atingindo mais de 100 mil cópias, tanto que Zélia fez mais de 100 shows e com o sucesso, fez o seu registro ao vivo, além disso o álbum concorreu no Grammy Latino e Zélia percorreu com a turnê por Portugal, Espanha e Itália.

Os álbuns Eu Me Transformo Em Outras, 2004 e Pré Pós Tudo Bossa Band, 2005, Zélia fez experimentos com o samba, mas a música MPB sempre presente neles, mas os dois álbuns não obteve tanto êxito, mas mesmo assim os albuns foram bem criticados e Zélia permanecia com sua marca de uma das maiores cantoras.

No ano de 2006, além de continuar com a turnê de divulgação do álbum Pré Pós Tudo Bossa Band, Zélia passou a se apresentar com Os Mutantes na reunião do grupo. O histórico show no Barbican Theater, em Londres foi registrado em CD e DVD. Zélia foi bem recebida pelos fãs do grupo e elogiada pela crítica.

No ano de 2008, mais uma parceria de sucesso, desta vez com Simone, onde elas gravaram um CD e DVD com o título Amigo É Casa e a canção "Idade do Céu".

Pelo Sabor do Gesto Em Cena foi lançado em 2009 e o álbum foi produzido pela cantora e outros especialistas e o álbum ganhou um versão Ao Vivo.

Alguns sempre se questionam: Por onde anda Zélia Duncan? Não que ela esteja sumida, mas ela é tão respeitada e querida mundo afora, que aqui no Brasil ela acaba nos fazendo falta, mas sempre tem nos dado atenção. É pelo fato de mundo não ter uma cantora igual a ela, pois sua voz grave que também fica ao mesmo tempo suave e sua flexibilidade nos rítimos musicais a torna uma das maiores, e acreito que se eu criar novamente esta lista daqui 15 anos, Zélia poderá ficar entre as 10 Melhores.

.

Um comentário:

Anônimo disse...

Totalmente de acuerdo; extraordinaria en su voz, rica en matices. Sus temas alegran el alma y brindan mucha paz, alegría y al mismo tiempo serenidad y gozo. Debería darse a conocer más a la América Española.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...