Facebook

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

#21 Dalva de Oliveira - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História



Posição 21 - Dalva de Oliveira


Uma das maiores interpretes de todos os tempos Dalva de Oliveira conquistou seu público pela voz, autenticidade e a vontade de cantar. Ela é considerada a Rainha da Voz e também uma das Rainhas da Rádio, durante a época de ouro das rádios brasileiras.

Vicentina de Paula Oliveira nasceu na cidade de Rio Claro, São Paulo no dia 5 de maio de 1917 e morou com seus pais até 18 até conhecer Herivelto Martins que formava ao lado de Francisco Sena o dueto Preto e Branco, onde logo após foi terminado o dueto e nascia o Trio de Ouro e Dalva faria parte. Iniciaram um namoro entre Dalva e Herivelto, no ano seguinte, iniciaram uma convivência conjugal, oficializada em 1939.

Alguns grandes sucessos o Trio de Ouro adquiriu como "Brasil", "Pedro, Antônio e João", "Noites de Junho", "Valsa da despedida" e "Segredo", de 1939 a 1947. Dalva se destacava pela voz fina que tinha, pois era de uma absurda afinação e conquistava pessoas de várias faixas etárias, até as crianças, que não podiam na época ouvir este tipo de música, mas se entusiasmava, tanto que em 1938 Dalva dublou a Branca de Neve no filme Branca de Neve e Os Sete Anões, um dos maiores clássicos da Disney que até hoje é revisto, o DVD deste filme original é vendido em várias lojas especializadas.

Com o fim do Trio de Ouro, em 1951, Dalva seguiu carreira solo, onde o sucesso foi seu maior companheiro, pois a sua voz continuava afinadíssima, onde sua extensão vocal ia do contralto ao soprano. Foi considerada a Rouxinol Brasileiro, a Rainha da Voz pelas rádios e críticos. Grandes sucessos vinham, um atrás do outro como "Errei Sim", "Que Será", "Tudo Acabado", "Segredo", a marchinha "Bandeira Branca" foi um fenômeno nas rádios e nos carnavais cariocas por anos e ainda se canta esta músicas em blocos de carnaval carioca.

Fez muito sucesso na Argentina, e assim que retornou gravou um disco de tangos, chamado Os Tangos Mais Famosos na Voz de Dalva de Oliveira, em 1957. Nos anos seguintes lançou discos como Dalva, 1958, onde tinham canções populares, Dalva de Oliveira Canta Boleros em 1959, Em Tudo Você em 1960 e demais discos de tangos e boleros, que era uma prática sua e o público aceitou com todo carinho, mas em 1965, Dalva se consagra na carreira gravando um disco com marcinhas, o disco se chamava Rancho da Praça Onze e praticamente todo o disco foi utilizado em bailes cariocas, paulistas e as músicas tocavam quese toda nas rádios, principalmente após sua morte, que foi no ano de 1972 vítima de uma hemorragia interna provavelmente causada por um câncer.

O legado de Dalva de Oliveira é a flexibilidade de tipos de músicas que cantava e faz parte da história do rádio, na época de ouro, onde brilhavam cantoras como Emilinha Borba, Carmem Miranda e Isaurinha Garcia. Recebeu diversas homenagens como sendo enredo da Escola de Samba Imperatriz Leopoldionense, foi tema da Mini-série da TV Globo, chamado Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor e em Rio Claro há uma praça com seu nome e acervos culturais.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...