Facebook

segunda-feira, 25 de julho de 2011

#40 Jovelina Pérola Negra - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História


Posição 40 - Jovelina Pérola Negra



Seu nome verdadeiro era Jovelina Farias Belfort, nasceu em 21 de julho de 1944, no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro e começou sua carreira de forma tarde, mas primorosa.

Jovelina Pérola Negra era apenas uma dona de casa e gostava de ouvir e cantar músicas de samba, sua voz lembrava Clementina de Jesus que era uma das damas do samba antes dele chegar e só em 1985 em sambas de fundo de quintal e da nescessidade de alguma cantora de seu potencial na voz e carisma para seguir o que já fazia Clementina.

Seu primeiro disco lançado foi o entitulado "Jovelina Pérola Negra", em 1986, mas um ano antes ela teria participado no disco "Raça Brasileira". Chegou a ganhar um disco de platina pela alto número de vendas.

Jovelina era Pastora da Escola de Samba Império Serrano, e iniciou com ela a criação do termo "Pagode" junto com Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e Almir Guineto.

Jovelina gravou seu último álbum em 1996 chamado de "Samba Guerreira" e um ano depois Jovelina Pérola Negra veio a falecer de enfarte, aos 54 anos.

Seus maiores sucessos são "Bagaço da Laranja", "Feirinha da Pavuna" e "Amigos Chegados".

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...